ALTO DO RODRIGUES RN-A impressionante desunião dos empreiteiros, por André Araújo
A IMPRESSIONANTE DESUNIÃO DOS EMPREITEIROS – No início da operação Lava Jato havia a ideia de que os empreiteiros, alvos de feroz perseguição do grupo Justiça, Ministério Público e Polícia, todos unidos na missão purificadora do estilo Pol Pot no Cambodja (“todo aquele que usa óculos é burguês e deve ser eliminado”), pensava-se que esses grandes empresários de porte internacional se uniriam em uma defesa comum, não se tartava mais de competição para buscar negócios mas sim na defesa contra um poderoso adversário de todo o setor, com poder e intenção de acabar com a existência das empreiteiras no Brasil.
Na história econômica da França vem à mente o poderoso “Comité des Forges”, a aliança dos grandes empresários da metalurgia e siderurgia, que congregava tambem as forjarias e fabricantes de canhões e material pesado.
O Comité fazia a defesa comum do setor, naquilo que era interesse de todos. Foi um ente poderoso de proteção do empresariado contra os seus predadores naturais, os socialistas, sindicalistas, comissões de inquérito no Parlamento, pacifistas, o Comité cultivava aliados nas forças armadas, no Quai d´Orsay, na imprensa, na sociedade.
Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários com Facebook