ALTO DO RODRIGUES RN-Eleição para definir futuro chefe do Ministério Público será em abril


images (2)

efinir futuro chefe do Ministério Público será em abril

Publicação: 2015-02-22 00:00:00 | Comentários: 0

A+A-
Ricardo Araújo
Repórter

A Procuradoria Geral de Justiça do Rio Grande do Norte definiu a data da eleição para formação da lista tríplice com vistas à nomeação do chefe do Ministério Público Estadual (MPE) para o biênio 2015/2017. O pleito será realizado no dia 17 de abril em Natal e Mossoró. O atual procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis, confirmou que é candidato à  reeleição. Ele assumiu o cargo em julho de 2013, após o término do mandato do promotor Manoel Onofre de Souza Neto.

A formação da lista tríplice segue uma norma constitucional que consiste na escolha de três nomes para a ocupação de determinados cargos, como procuradores-gerais de Justiça e desembargadores, por exemplo. Em instituições como o Ministério Público e Tribunal de Justiça, é feita uma eleição interna, nos mesmos moldes de um pleito eleitoral convencional. Os candidatos devem preencher requisitos firmados pela Mesa Eleitoral e, a partir disso, considerados aptos à concorrência ao cargo. No dia da eleição, os três melhores colocados a partir da contagem dos votos válidos encabeçam uma listagem que é encaminhada à chefia do Executivo Estadual, que nomeia aquele que julgar mais apto à ocupação da vaga.

As normas que deverão ser seguidas ao longo do pleito estão dispostas na Resolução nº 001/2015 do Colégio de Procuradores de Justiça. A escolha dos integrantes da lista tríplice se dará através de voto secreto e plurinominal. Ou seja, cada votante poderá escolher até três candidatos. Terão direito ao voto, somente, os membros do Ministério Público Estadual ativos – promotores e procuradores. Os servidores não são aptos a votar, o que não é restrito ao Ministério Público do Rio Grande do Norte.

Além do atual procurador-geral Rinaldo Reis, qualquer outro promotor que se interessar pelo cargo deverá apresentar a inscrição até 15 dias antes do pleito à Mesa Eleitoral. Passados cinco dias, a mesma Mesa Eleitoral apresentará a relação dos candidatos  inscritos e, três dias antes da votação, a listagem definitiva dos candidatos.

Diferente dos pleitos anteriores, a votação deste ano será feita em urnas eletrônicas, sendo uma delas instalada na sede da Procuradoria Geral de Justiça em Natal e, a outra, na sede das Promotorias de Justiça da Comarca de Mossoró. Caso a urna eletrônica apresente falhas, o pleito será convertido para as cédulas com preenchimento manual, na qual a listagem dos candidatos obedecerá a ordem alfabética.

Lista Tríplice
Serão considerados aptos à formação da lista tríplice, os três candidados mais votados pelos promotores e procuradores.   Os indicados aparecerão pela ordem de votos obtidos com o registro da respectiva quantidade.  A eleição terá início às 08h do dia 17 de abril, se estendendo até às 14h. A divulgação do resultado deverá ocorrer até uma hora depois do encerramento da votação.

Após  a lavratura do resultado, os nomes dos três mais votados serão enviados, em até 24h após a eleição, ao governador Robinson Faria. Será ele o responsável pela nomeação do próximo procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Norte, que assumirá a chefia do Ministério Público Estadual de julho deste ano até julho de 2017.

Rate this post

Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading