CAICÓ RN-Henrique & Juliano e Forró Pegado agitam carnaval de Caicó nesta segunda (16)
A dupla sertaneja que é sucesso em todo o Brasil, Henrique & Juliano, anima o carnaval de Caicó nesta segunda-feira (16), ao lado do Forró Pegado. Confira a programação para hoje.
AABB
Henrique & Juliano
Forró Pegado
Bloco Treme Treme 2015
Impressão Digital
Magão Ala Ursa
Pegadinha do Ala Ursa
Brisas Balneário
Giullian Monte e Pura Simpatia
Ilha de Sant’Ana
Marquinhos Carreira e Canelinha & Banda
Margareth Menezes recebe título de cidadã natalense
A cantora, compositora e atriz Margareth Menezes recebeu o Título de Cidadã Natalense outorgado pela Câmara Municipal de Natal. A homenagem, proposta pelo vereador Adão Eridan (PR), foi realizada durante apresentação da cantora no bairro de Ponta Negra, que integra a programação do Carnaval Multicultural 2015.
“É com imensa satisfação que o povo da capital potiguar oferece este título de cidadania. Basta observar o brilho no olhar das pessoas que estão aqui esta noite para ter a dimensão da importância de Margareth Menezes para a cultura natalense, além de ser um talento artístico que inspira fãs em todo Brasil”, destacou o vereador Adão Eridan. Margareth Menezes agradeceu emocionada a homenagem e se disse honrada com o título.
“Trata-se de um momento muito especial porque Natal possui forte ligação com a minha carreira. Sempre me recebeu com amor fraterno e energia contagiante. Todo esse amor é recíproco. Levarei comigo a imagem dos sorrisos de vocês, certamente uma lembrança inesquecível”.
Marco Civil: Debate é prorrogado para 31 de março
Com o intuito de assegurar o maior número de contribuições para a regulamentação do Marco Civil da Internet, a Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça prorrogou o prazo do debate público para 31 de março. A plataforma propõe debate sobre pontos do Marco Civil que foram tratados de forma genérica ou que dependem de regulamentação. “A prorrogação da consulta permitirá que a participação da sociedade traga elementos fundamentais para que o decreto presidencial seja eficaz” afirma o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Gabriel Sampaio.
São eles as exceções da neutralidade de rede (princípio que garante que dados que circulam na rede sejam tratados sem distinção por conteúdo, origem, destino ou serviço), a guarda de registros de conexão (de responsabilidade das operadoras) e registros de aplicações (coletados por sites, serviços, redes sociais e aplicativos móveis), privacidade na rede e outros temas passíveis de regulamentação.
Escola de Samba presta homenagem a Ruy Pereira
A Escola de Samba Pilares de Uruaçu, do Grupo “B” do Carnaval Multicultural de Natal, trouxe para a avenida samba enredo com o tema “Ruy Pereira dos Santos, ele vive ele viverá”. O desfile da Pilares, o penúltimo da noite deste domingo (15), abre alas para participação das escolas em uma noite dominada pelas Tribos de Índios.
O ex-secretário estadual de Educação, Ruy Pereira dos Santos morreu no dia 11 de fevereiro de 2010, após um acidente de trânsito na BR-101, na altura do município de Igarassu, em Pernambuco, distante 28 quilômetros de Recife. Pereira se dirigia à capital pernambucana para passar o Carnaval, quando seu veículo foi atingido por um caminhão.
Ruy Pereira era médico sanitarista (formado em Recife, PE). Chegou ao governo da professora Wilma de Faria em 2005 para ser o titular da Secretaria Estadual de Saúde. Em 2006, disputou como suplente pelo PT, o Senado Federal (companheiro do ex-senador Fernando Bezerra). Depois da eleição, voltou ao Governo do Estado como Secretário de Assuntos Institucionais e em seguida (junho de 2008) assumiu a Secretaria Estadual de Educação.
Antes de fazer parte da equipe de auxiliares do Governo do Estado, Ruy Pereira trabalhou como assessor especial do Ministério da Saúde. Pereira também já havia sido candidato ao Governo do Estado, em 2002, pelo PT. Antes disso, em 1992, foi vereador de Serra Negra do Norte (RN), sendo eleito prefeito desta mesma cidade quatro anos depois. Derrotado nas eleições de 2000, ocupou a prefeitura do município novamente durante alguns meses de 2003, devido à decisão do TSE.
Tribuna do Norte
Fake Batista
Deu no Cláudio Humberto:
Avaliado em U$ 20 milhões, o ovo Fabergé apreendido pela PF na casa de Eike Batista era falso. Queriam o quê?No amigo de Lula até o cabelo é fajuto.
Sete coisas que marcaram a primeira noite de Carnaval do Rio
Passou o Carnaval longe da televisão? Bom pra você. Mas se na sua roda de amigos o Carnaval é assunto de primeira ordem, aqui estão sete coisas que você pode comentar para não fazer feio na avaliação da primeira noite de folia no Rio.
Empolgou
Um desfile de criatividade latente, ironia fina e sacadas inacreditáveis marcou a estreia de Paulo Barros na Mocidade Independente de Padre Miguel. Com um samba-enredo contagiante baseado em composição de Paulinho Moska e Billy Brandão, a escola questionou “o que você faria se só lhe restasse um dia”. As alegorias, que vinham todas precedidas por uma mosquinha (homenagem a Moska), ilustravam possíveis respostas à questão do enredo: andar pelado na chuva, se fartar com quem você quiser em um motel, entre outros. Um desfile para se falar por anos a fio.
Decepcionou
Em seu primeiro ano de volta ao grupo especial depois de passar quatro temporadas no acesso, a Viradouro fez um desfile que, além de fraco, teve falhas gigantescas: o braço de uma das esculturas quebrou logo ao entrar na avenida. A escola vai ter que confiar em falhas maiores em outras agremiações para se manter no grupo especial.
Comissão de frente
Paulo Barros matou a pau ainda mais uma vez: na comissão da Mocidade, ele projetou módulos que, juntos, formavam um asteroide e simulavam uma explosão. Quando separados, dos módulos saíam bailarinos, que interagiam com o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira — que, por sua vez, eram todos INCENDIADOS por dois foliões fantasiados de mosca. Logo atrás, fica a Mangueira, que trouxe belas passistas fantasiadas de namoradeiras em sua comissão de frente.
Samba-enredo
A Vila Isabel, que homenageou Isaac Karabtchevsky, falou de música, ballet e ópera num belo samba-enredo. Mocidade, como já dito, também fez bonito.
Pagou mico
Claudia Leitte pagou mico, mas não foi na avenida: ao final do desfile da Mocidade, da qual foi rainha da bateria, ela entrou no estúdio de Carnaval da Globo enquanto o carnavalesco Paulo Barros dava entrevista. Ela simplesmente tomou o microfone e a atenção, sendo um tanto indelicada com o colega de escola.
Musa da noite
Juliana Paes foi o que houve de mais interessante no desfile da Viradouro, escola que abriu a primeira noite de desfiles. A atriz estava deslumbrante caracterizada como uma guerreira africana, símbolo da miscigenação, na comissão de frente da agremiação, que cantou o poder e a importância do negro na cultura brasileira.
Rainha da bateria
Susana Vieira é uma força da natureza. A atriz de 72 anos, que desfila pela Grande Rio há 15, emagreceu seis quilos para desfilar como rainha da bateria da escola. E aguentou com pique de novinha ao lado do rei David Brazil, novidade deste ano.
Contas no vermelho forçam governadores a promover ajustes
A exemplo do que ocorre com o governo federal, desequilíbrios orçamentários herdados dos mandatos anteriores estão disseminados entre os Estados e têm obrigado os governadores a tomar medidas impopulares de ajuste. Levantamento feito pela Folha mostra que 17 dos 27 governadores publicaram nas últimas semanas balanços financeiros mostrando que suas contas fecharam o ano passado no vermelho.
Dito de outra maneira, as receitas desses Estados foram insuficientes para cobrir as despesas com pessoal, custeio administrativo, programas sociais e investimentos. Trata-se de algo inédito desde que a Lei de Responsabilidade Fiscal, aprovada em 2000, impôs regras para disciplinar as finanças públicas.
Robinson definirá liderança na Assembleia após o carnaval
Passado o carnaval, o governador Robinson Faria (PSD) trabalhará para definir seu líder na Assembleia Legislativa. Não faltam opções: Disson Lisboa, Galeno Torquato, ambos do PSD, e Fernando Mineiro (PT). Enquanto isso, seus opositores no Poder Legislativo prometem começar a agir.
E Carlos Eduardo começa ano legislativo sem líder
Na próxima quinta-feira (19), o prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), vai à Câmara Municipal para a leitura da sua mensagem anual, mas sem um líder para auxilia-lo. Alegando dificuldades na relação entre Legislativo e Executivo, Júlio Protásio (PSB) abdicou da função.
Surgiram dois sucessores – Felipe Alves (PMDB) e Júlia Arruda – e nenhum aceitou. Restou Luiz Almir (PV), que chegou a fazer oposição a Carlos, mas agora é a esperança de manter uma boa relação com a Câmara.
Mulher é morta a facadas por causa de uma pedra de crack
Uma pedra de crack. Esse foi o motivo que fez um jovem de 19 anos matar com vários golpes de faca Anarcisia Maria dos Santos, 41 anos. O crime ocorreu nesse sábado (14) na cidade de Catolé do Rocha, no Sertão da Paraíba. Segundo informações do cabo Júlio Cesar, do 12º Batalhão, a vítima era usuária de drogas e ela tinha contraído uma dívida com o suspeito. Como ela não pagou o débito, Anarcisia Maria foi morta.
“Jaime da Silva de Sousa foi preso minutos depois de ter matado a mulher. Na delegacia, o rapaz confessou que matou a Anarcisia porque ela comprou uma pedra de crack a ele e não pagou. Sendo assim ele veio cobrar o valor e durante uma discussão, ele cometeu o crime”, disse o cabo.
Ainda segundo o policial, o jovem preso tem diversas passagens pela polícia. “O rapaz é um velho conhecido nosso [PM]. Quando era de menor já o detemos várias vezes, inclusive já ficou um tempo na colônia de Sousa. Como agora é de maior ele foi para o presídio”, revelou. O corpo de Anarcisia Maria foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) da cidade de Patos. O homicídio foi registrado na Delegacia de Catolé.
Misturar álcool e energético pode causar infarto
Muito utilizada por jovens que desejam ter mais energia para curtir uma noitada, a mistura de bebida alcoólica e energético pode trazer muitos riscos à saúde. O energético disfarça o sabor do álcool e estimula o maior consumo da bebida, enquanto aumenta a frequência cardíaca e expõe o usuário à morte súbita.
De acordo com o cardiologista Fernando Luiz Dall’Oglio, a combinação é permitida em pequena quantidade, pois os riscos estão no abuso. Energéticos contêm substâncias estimulantes em sua composição, como cafeína e taurina, que aceleram os batimentos cardíacos. “Esse aceleramento das batidas do coração pode ser o gatilho de algumas arritmias que em algumas situações pode levar à morte súbita”, explica.
O simples fato de acelerar o coração pode levar a um infarto, o mesmo acontece com o consumo abusivo do álcool. “O uso crônico de álcool desencadeia com o tempo insuficiência cardíaca, além de outras complicações como cirrose, pancreatite e dependência”, alerta.
Prefeitos ameaçam ‘devolver’ programas do governo federal
O governo federal cria programas de educação, saúde e assistência social, mas as prefeituras revelam que pagam a maioria das despesas. Com os parcos recursos, os prefeitos de pequenos municípios reclamam que não podem pagar os gastos adicionais. Diante da crise financeira, o presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), Tota Guedes, disse que os gestores podem `devolver´ os programas, caso não ocorra o aumento de repasse pela União.
As críticas são reforçadas pelo prefeito de Boa Vista, no Cariri da Paraíba, Edvan Pereira Leite. Ele cita que o programa Merenda Escolar, do Ministério da Educação, repassa R$ 0,30 para cada aluno por dia do ensino fundamental. “Com R$ 0,30, a prefeitura só compra um pão. Logo, é preciso injetar recursos para garantir uma merenda nutritiva com no mínimo R$ 1,50. Nas creches, são fornecidas três refeições, logo o valor triplica”, comentou Edvan.
Em relação aos convênios com a saúde, Edvan questiona o financiamento do Programa Saúde na Família. Ele revela que a prefeitura recebe do governo federal pouco mais de R$ 10 mil por mês para financiar uma Unidade Básica de Saúde com um médico, um odontólogo, um enfermeiro e um auxiliar. “Para pagar os salários desses profissionais, a prefeitura gasta mais de R$ 20 mil, além da previdência social deles, manutenção do prédio, água e energia. O governo federal faz o programa, mas a conta maior é o município que paga. Além disso, houve a redução do Fundo de Participação dos Municípios e, por outro lado, o aumento do salário mínimo e o piso do professor. É muita despesa para uma prefeitura pequena”, ressalta o prefeito de Boa Vista.
Mesmo após chuvas fortes registradas, 11 açudes da Paraíba ainda estão secos
Onze açudes na Paraíba permanecem secos mesmo após as chuvas fortes ocorridas na semana passada das regiões do Cariri, Curimataú, Alto Sertão e Sertão paraibano. De acordo com dados da Agência Executiva de Gestão de Água dos Estado outros 24 reservatórios também estão em estado crítico, ou seja, com menos de 5% da sua capacidade total. Saiba abaixo quais os açudes estão secos no estado.
O presidente-diretor da Aesa, João Fernandes, explicou que as chuvas não aconteceram próximas aos açudes, por isso, os onze açudes continuam com os seus volumes zerados. “O que acontece é que não chove exatamente próximo aos açudes, na região Taperoá, por exemplo os três açudes permanecem secos mesmo com as fortes chuvas. O maior índice das precipitações ocorreram no curso da cidade vizinha de São José dos Cordeiros”, elucidou.
Os dados divulgados pela Aesa dos açudes secos são anteriores as últimas chuvas, mas segundo João Fernandes, eles não foram atualizados porque mantém o mesmo índices. “Só há atualização quando há alteração no índice dos açudes, o que não ocorreu”, explicou.
A expectativa dos meteorologistas, conforme informou o presidente da Aesa, é que mais chuvas fortes ocorram na segunda quinzena de fevereiro e possam aumentar os índices no volume dos reservatórios. “Não há nenhuma surpresa para a gente. Esperamos até o dia 19 de março para saber se terá chuva no estado”, disse. Ele informou também que é esperado mais chuvas neste fim de semana no Cariri e no Sertão paraibano.
Casa do Empresário desenvolve campanha Folião Consciente
O uso racional da água é uma das principais preocupações dos caicoenses nesse período de estiagem. Para contribuir com a conscientização dos moradores e turistas, que visitam Caicó durante o carnaval, as entidades empresariais da cidade lançaram a campanha Folião Consciente.
“Economize Água, Desperdice Alegria” é o mote da campanha desenvolvida pela Casa do Empresário, ACISC, CDL e Sindcomércio. Faixas foram fixadas nas principais avenidas da cidade. Além das redes sociais, correspondências eletrônicas foram enviadas para as empresas associadas.
“O Carnaval é importante para Caicó já que somos uma cidade impactada positivamente pelo turismo de eventos. Acreditamos ser possível aproveitar a folia ao mesmo tempo em que racionamos o uso da água”, destaca Dênio Alves, presidente da ACISC.
Chuvas voltam ao Nordeste no domingo de carnaval
Um vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN) está atuando sobre o Nordeste e provocou chuvas em vários pontos neste domingo de carnaval. A previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) é de que as precipitações atinjam as regiões Cariri e Sertão. De acordo com o gerente de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno, a mudança na circulação dos ventos está formando as áreas de instabilidade que provocam as precipitações.
“O VCAN deverá induzir a ocorrência de chuva sobre a região Nordeste. Na Paraíba, este fenômeno deverá favorecer a chuva a partir do domingo, particularmente sobre Sertão, Alto Sertão, Cariri e Curimataú. Este sistema deve se estender até segunda-feira e depois enfraquece naturalmente. Também podem ocorrer precipitações no Brejo, Agreste e Litoral, só que de forma isolada e com menor intensidade”, explicou.
O presidente da Aesa, João Fernandes da Silva, lembrou que a partir da segunda quinzena deste mês as chuvas costumam ser mais frequentes no semiárido paraibano. “Sabemos que o período entre os meses de fevereiro e maio é o mais chuvoso no Sertão e os equipamentos do Governo do Estado estão ligados 24 horas acompanhando as mudanças climáticas, as intensidades das chuvas e dos ventos. Também observamos diariamente os níveis dos açudes para gerenciar da melhor maneira a água que abastece a população”, informou.
‘A Petrobras não gerencia mais poços de petróleo, mas poços de lama’, dispara Cássio Cunha Lima
O senador Cássio Cunha Lima (PSDB), líder do seu partido no Senado Federal, apresentou um decreto para contrapor o decreto da presidente Dilma Rousseff (PT) que aumentou impostos como Pis/Cofins, e que acabam incidindo sobre o preço do combustível. Para Cássio, falta à presidente o respeito ao princípio da noventena, que determina, segundo a Constituição, que a incidência de qualquer imposto deve ser avisada com 90 dias de antecedência de sua aplicação. “Em algumas cidades temos aumentos de até cinquenta centavos no litro da gasolina. Isso é um desrespeito à sociedade. O governo não pode permitir isso”, declarou Cássio.
Para ele a Petrobras tem se tornado motivo de vergonha nacional. “A Petrobras não gerencia mais poços de petróleo, mas poços de lama”, declarou o senador. Na Paraíba Cássio ainda destacou o aumento de 40% na tarifa de energia de residências na região de Campina Grande. “Temos uma grande recessão econômica, baixo crescimento, alto desemprego, aumento de impostos, dos combustíveis, da energia. Não bastasse isso temos que encarar ainda uma crise ética sem precedentes. Não tenho dúvidas de que com a Petrobras estamos encarando o maior escândalo de corrupção do mundo”, declarou.
Empresária foi morta a tiros em Messias Targino
Um crime com características de pistolagem. A empresária Rita de Cássia Medeiros Dantas, de 48 anos, foi executada a tiros neste domingo (15), no sítio Cacimba de Baixo, no município de Messias Targino/RN, por dois homens que fugiram a pé entrando no mato. Rita é ex-mulher do médico Wilson Édino Jales, muito conhecido na região oeste do Rio Grande do Norte. Em Messias Targino, Rita Medeiros tinha um parque de Vaquejada e em Recife/PE administrativa outros negócios, como lojas de roupas.
Os policiais que atenderam a ocorrência contaram que Rita Medeiros estava sentada na área de casa de fazenda de sua mãe, na companhia de três pessoas, quando os atiradores surgiram do mato. Os tiros foram de espingarda calibre 12 e 44 a queima roupa. Ficaram várias capsulas no local. Ainda conforme a fonte ouvida pelo jornal De Fato, os atiradores entraram no mato e fugiram. A Policia Militar foi chamada para isolar o local. O delegado regional de Patu, Sandro Régis, foi avisado da ocorrência. O Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) foi acionado para remover o corpo para exames.
Barbosa ‘exige’ demissão do ministro da Justiça
Ex-presidente do STF e ex-relator do processo do mensalão, Joaquim Barbosa indignou-se com o noticiário sobre os encontros do ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) com advogados de empreiteiros investigados no escândalo do petrolão. “Nós, brasileiros honestos, temos o direito e o dever de exigir que a Presidente Dilma demita imediatamente o Ministro da Justiça”, anotou Barbosa no Twitter.
Cardozo teve pelo menos três encontros com defensores de empresários presos na carceragem da Polícia Federal de Curitiba desde novembro. Entre eles o dono da UTC, Ricardo Pessoa, considerado o coordenador do bilionário cartel de propinas varejado na Operação Lava Jato. Pessoa negocia (ou negociava) com o Ministério Público Federal um acordo de delação premiada. Os interlocutores do ministro da Justiça, superior hierárquico da PF, depreenderam das conversas que a barra de seus clientes seria aliviada.
Prefeito de São Gonçalo decreta ponto facultativo na quarta-feira de cinzas
O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, decretou ponto facultativo na quarta-feira de cinzas. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado. O Decreto nº 583, de 11 de fevereiro de 2015, que estabelece ponto facultativo aos órgãos públicos municipais da administração direta e indireta no dia 18 de fevereiro, quando se comemora a quarta-feira de cinzas, excetuando-se as atividades consideradas essenciais.
Mesmo com chuva, o mela-mela do Bloco do Magão arrastou multidão pelas ruas de Caicó
O domingo de carnaval em Caicó foi dedicado ao mela-mela do Bloco do Magão, que saiu acompanhado por um mar de gente. Tradicionalmente, no carnaval a cidade recebe foliões de várias cidades do Rio Grande do Norte e até de outros estados. E a chuva foi a grande foliã no desfile do Ala-Ursa do Poço de Sant’Ana, chegando mansamente para embalar adultos, jovens e crianças ao som da orquestra de frevo.
Caern terá plantão durante o Carnaval para atender urgências
Com o feriado prolongado do Carnaval, de 14 a 17 de fevereiro, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai manter equipes de plantão para atender as urgências em todo Estado durante o período. A atenção será redobrada nas cidades e praias onde a população aumenta, tanto pela presença de turistas em hotéis e pousadas quanto pela ocupação das casas de veraneio, resultando em aumento significativo no consumo de água.
Nas cidades onde acontece racionamento de água, a companhia já vem operando em capacidade máxima e não tem como ampliar a oferta mesmo com aumento na demanda. A empresa atende ainda recomendação do Ministério Público para não aumentar o volume de água distribuído. Com base nos anos anteriores, as principais localidades que apresentam maior fluxo de pessoas no Estado durante o Carnaval são as praias Cotovelo, Pirangi, Pipa, Tibau e Caiçara do Norte; as cidades de Caicó, Areia Branca, Macau e Martins.
Metade dos municípios potiguares já põe em prática a Lei Geral
O ambiente favorável ao desenvolvimento de pequenos negócios é uma realidade em muitas cidades do Rio Grande do Norte. A metade dos 167 municípios potiguares já coloca em prática os dispositivos previstos na Lei Complementar 123/2006, também chamada Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Essa legislação estabelece uma série de privilégios para o surgimento e expansão dos negócios de pequenos, bem como o incremento da economia local. Praticamente, todas as cidades do estado têm a lei aprovada e em vigor.
A informação é da gerência da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas do Sebrae do Rio Grande do Norte. Segundo a gestora da Unidade, Honorina Eugênia, o resultado é fruto de um esforço do Sebrae nos últimos anos para esclarecer aos gestores públicos e empresários a importância de tirar a legislação do papel. A implementação da Lei Geral garante benefícios para empreendedores, que contribuem para fortalecer a economia do município.
Polícia Federal adverte contra mensagens falsas em seu nome na internet
A Polícia Federal (PF) alerta os internautas de que há usuários anônimos enviando mensagens eletrônicas em nome do órgão. Comunicado da PF destaca que as falsas mensagens informam que o internatua estaria navegando em “sites clandestinos e que isso resultaria na abertura de inquérito policial”. Depois, há um pedido para clicar em um link anexado à mensagem. Esselinks podem instalar, em muitos casos, pragas no computador do usuário.
A Polícia Federal lembra que não envia mensagens eletrônicas para apuração de denúncias, nem para abertura de investigação. Somente entra em contato por e-mail com usuários que utilizaram os canais de denúncias no site. Caso o internauta receba a mensagem suspeita, a orientação é que ela seja encaminhada para o endereço [email protected] e, logo em seguida, apagada.
PSOL propõe pacote anticorrupção
O Radar on line, da Veja, destaca que Randolfe Rodrigues apresentou um pacote de projetos de lei anticorrupção. Um deles dobra a pena para a formação de cartel com o objetivo de fraudar licitações. Outro aumenta as previsões de prisão preventiva. O terceiro determina que o inquérito não é interrompido ao ser encontrado fortuitamente o envolvimento de alguma autoridade com foro privilegiado.
Finalmente, um quarto prevê que seja feita a prisão em flagrante quando, durante uma interceptação telefônica, os investigadores ouvirem alguém cometendo um crime. Atualmente, o grampo não é interrompido para que seja configurada a prática do crime.
Paraibanos são presos com arma e drogas em Pipa
Dois paraibanos foram presos em Pipa por tráfico de drogas, neste sábado de Carnaval. A informação é do 190 RN. Os presos foram identificados como sendo Alisson da Silva Mata e Djavan Alcântara dos Santos. Com eles, a polícia encontrou um revolver calibre 38 municiado e certa quantidade de maconha.
Segundo informações dos mesmos, o Alisson saiu em Dezembro de 2014 do Presídio Roger em João Pessoa, e responde por homicídio e porte ilegal de arma de fogo. O mesmo pertence à facção paraibana conhecida por Alkeida. Eles foram conduzidos a delegacia e autuados por tráfico de drogas de posse ilegal de arma de fogo.
PM fará estimativa de público do público presente ao carnaval de Caicó
Geralmente o Corpo de Bombeiros é responsável pela estimativa de público no carnaval de rua de Caicó, mas este ano a corporação vai deixar essa incumbência para a Polícia Militar. Segundo o tenente bombeiro Lima Verde, a PM teria melhores condições para se aproximar do cálculo, que é feito visualmente.
Caicó: Disparo efetuado por policial para conter homem ocorreu em local afastado dos foliões
O Blogue Sidney Silva, conversou na tarde deste domingo (15), com o policial civil que efetuo disparos de arma de em um homem na noite de sábado (14), por voltar das 21h30. Seu nome será mantido em sigilo.
Ele (o policial), avistou, Josimar Araújo da Silva, de 22 anos, no meio do bloco Treme-Treme, então decidiu abordá-lo. Percebendo, o “Jota”, como é conhecido o homem que estava em situação irregular junto ao presídio tirou um pequeno “volume” do bolso que poderia ser droga, foi nesse instante que o policial o pegou pelo pelo cóis da calça.
“O cara se desfez do que estava segurança e conseguiu se soltar, mas um colega meu o pegou pela camisa que se rasgou. Eu insisti e o peguei novamente, quando já estávamos na terceira porta do Mercado Público, portando afastados da multidão. Nesse momento eu atirei em suas pernas pra contê-lo“, disse o policial. Uma guarnição da Polícia Militar passava próximo e foi acionada. O “Jota” foi algemado e conduzido para o Hospital Regional, onde foi atendido.
TV recheada com celulares foi apreendida no presídio de Caicó
Durante o horário de visitas aos detentos da Penitenciária Estadual do Seridó na tarde de hoje (15), em Caicó, os agentes penitenciários apreenderam uma televisão com o tudo de imagens recheado com onze celulares, três chips, quatro carregadores e fones de ouvidos. A parelhense Andreza de Paula Santos conduzia o material, mas acabou sendo levada pela Polícia Militar à delegacia de Polícia Civil, onde será autuada em flagrante.
PMDB foi o que mais elegeu no RN nos últimos 14 anos
O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) foi a legenda que nos últimos 14 anos elegeu mais políticos no Rio Grande do Norte, em todos os cargos. O levantamento foi feito pelo Estadão Dados, que compilou informações das eleições de 2002 até 2014 de todos os Estado brasileiros, recuperando as informações remanescentes das eleições de 2000. O NOVO JORNAL recortou apenas os dados do Rio Grande do Norte. Apesar de não conseguir conquistar o governo do estado nas últimas décadas, os números das eleições dos últimos 12 anos mostram o partido de Henrique Eduardo Alves e Garibaldi Alves Filho permaneceu garantindo boa representatividade quando as urnas são apuradas.
O levantamento – chamado de “Espiral Partidária – O poder dos partidos nos Estados e no Brasil ao longo do tempo” – tem foco específico: mostra os resultados eleição a eleição, de todos os partidos brasileiros em todos os estados, iniciando com os resultados das eleições municipais de 2002 (recuperando dados de 2000, eleição municipal). Pelo levantamento, observa-se que o PMDB foi o que mais conseguiu conquistar cargos, um total de 1505 eleitos. Provavelmente em virtude da criação de novos partidos e da maior participação de outros com pouca representatividade, os bacuraus amargaram queda nos municípios, mas sempre reagem nas eleições seguintes. Exemplo disso pode ser visto com relação às câmaras municipais: foram 432 eleitos em 2000; queda para 257 em 2004; recuperação para 280 em 2008; e nova subida para 336 em 2012.
DEM não tirou proveito da eleição de Rosalba Ciarlini
O desempenho do Democratas nas eleições no Rio Grande do Norte é um caso a arte. Apesar de ter conquistado o Governo, em 2010, com Rosalba Ciarlini, ao contrário do PMDB, a legenda não conseguiu impulsionar seu crescimento mesmo tendo em mãos o poder do Governo. Mesmo assim, apesar de ter reduzido de tamanho em todo o país, o partido ainda é representativo no Rio Grande do Norte, tendo hoje uma cadeira na Câmara Federal (Felipe Maia) e uma no Senado (José Agripino Maia). Com relação à Assembleia, tinha 4 deputados em 2002; fez 2 em 2006; e manteve essa quantidade até esta última eleição, ano passado.
A queda também se dá por conta das mudança partidárias. Por exemplo: em 2002 um dos deputados estaduais eleitos pelo então PFL foi o hoje governador Robinson Faria, que depois saiu do partido para o PMN e hoje está trilhando seu próprio caminho no PSD. O encolhimento do DEM é mais expressivo nos municípios. Em 2000 foram eleitos pelo partido 253 vereadores; em 2004, 194; 161 em 2008; e 163 em 2012. A quantidade de prefeitos também caiu: foram eleitos pela legenda 36 em 2000; 1 em 2004; 17 em 2008; e uma pequena recuperação em 2012, com 25 prefeitos.
Potiguar Marcelo Alecrim participa de reunião fechada com ministro da Fazenda
O empresário potiguar Marcelo Alecrim, da ALE Distribuidora, integrará o grupo de 22 líderes do setor de varejista convidados para uma reunião a portas fechadas com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. O encontro acontecerá na quinta-feira (19), em Brasília, e o objetivo será apresentar os ajustes que estão sendo implementados na economia.
Petrobras: Presidente do “Clube do Bilhão” quer operar no RN
Apontado pela Polícia Federal como residente do “Clube do Bilhão”, que reuniu grandes empreiteiras no esquema no esquema de propina envolvendo a Petrobras, o empresário Ricardo Pessoa tinha operações em solo potiguar. A UTC Óleo e Gás S/A quer começar a operar poços de petróleo no município de Dix-Sept Rosado. Está aguardando licença do Idema.
Mossoroense morto em explosão havia se queixado de insegurança em navio-plataforma
O técnico de segurança Luiz Cláudio Nogueira, que faleceu na explosão do navio-plataforma Cidade de São Mateus na quarta-feira (11), foi sepultado neste domingo (15), em Mossoró. Amigos relataram a familiares que o técnico já havia se queixado de falhas de segurança na embarcação e que tem relatórios sobre os riscos dentro do navio-plataforma.
Segundo relato do irmão do técnico, Kleber Nogueira, amigos de Luiz Cláudio que compareceram ao sepultamento no cemitério São Sebastião, no centro de Mossoró, afirmaram que o técnico havia se queixado sobre as condições de segurança para os funcionários que atuavam no navio-plataforma da empre BW Offshore. “Quando eles trocavam de embarcação, ele relatava a outros amigos sobre os riscos da plataforma. Há provas de que ele se queixava da segurança, mas elas só serão mostradas durante a investigação do acidente”, explicou Kleber Nogueira.
De acordo com o irmão da vítima, havia uma cobrança interna para a realização de serviços arriscados dentro do barco e ele mesmo produziu relatórios sobre a situação, mas supostamente nada foi feito para evitar possíveis acidentes. Não há, no entanto, a confirmação se a explosão foi decorrente de falhas apresentadas por Luiz Cláudio Nogueira.
Tribuna do Norte
Escolas levarão de comida mineira ao fim do mundo para o sambódromo
Depois de dois dias com surpresas e festa das escolas do Grupo A, o sambódromo do Rio de Janeiro recebe hoje (15) a primeira metade da elite do samba, com seis escolas do Grupo Especial. Neste ano, os desfiles começam às 21h30, meia hora mais tarde do que no ano passado.
A primeira escola a desfilar é a Grêmio Recreativo e Escola de Samba Unidos do Viradouro, que volta este ano ao grupo especial abordando as contribuições trazidas pelos negros à cultura brasileira. O samba se inspira em duas músicas de Luiz Carlos da Vila, Nas veias do Brasil e Por um dia de graça e vai abordar a influência dos negros na espiritualidade, na culinária e em outras esferas da cultura.
Semáforos no Centro de Caicó estão apagados
Atenção motorista…
Problema recorrente no Centro de Caicó, os semáforos que controlam o fluxo nos principais cruzamentos estavam apagados na manhã deste domingo (15). Sem ninguém para orientar, muitos motoristas quase se envolveram em graves colisões entre as avenidas Seridó e Coronel Martiniano.
Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários com Facebook