GUAMARÉ RN -Quem vai investigar denúncias contra os institutos de pesquisas no RN


download (2)

nstitutos de pesquisas no RN

Por César Santos

O professor Robério Paulino (Psol) teve a coragem de denunciar os institutos de pesquisa que, segundo eles, vendem os números de acordo com o cliente. Falou isso abertamente, inclusive, citando nomes. Um deles, Consult, ligado à ex-governadora e candidata derrotada ao Senado Federal, Wilma de Faria (PSB), conforme relatou Paulino.

Abertas as urnas, os números finais passaram longe dos relevados pelas pesquisas dos mais variados institutos. Paulino comprovou o que disse; basta comparar a sua votação para governador com os percentuais que os institutos lhe deram antes de abrir as urnas.

O candidato do Psol obteve 8,74% dos votos válidos (129.616), bem acima dos que revelaram os institutos, inclusive, contrariando até a margem de erro.

Veja:

A última pesquisa Ibope lhe deu 4%; a Seta, 2,16%; Item, 2,8%; Certus, 2,29%; e Consult, citada na denúncia de Paulino, 1,47%.

Nesse caso, pergunta-se: nenhum instituto foi capaz de alcançar o eleitor do candidato do Psol? Ou a denúncia de Paulino faz sentido?

O fato é que o mais desinteressado cidadão potiguar sabia que o professor Paulino representava o voto alternativo, que estava conquistando os eleitores que não queriam votar nas opções tradicionais, logo, a sua votação alcançaria um patamar bem acima da faixa dos chamados “nanicos”. E se, a “olho nu”, percebia-se a movimentação, correto seria os institutos detectarem essa mudança. Entendimento simples.

Pois bem…

O professor Paulino teve a coragem de fazer a denúncia, provocar o Ministério Público Eleitoral e a Justiça. Fez abertamente, sem economizar nas palavras e nas acusações. No entanto, até aqui, não há qualquer linha de investigação.

E olhe que, além da denúncia de Paulino, existem outros indícios flagrantes, como o volume de pesquisas contratadas por blogueiros, que supostamente não têm estrutura financeira para bancar os altos valores de uma pesquisa em nível estadual.

Soma-se, aí, que as pesquisas registradas no TRE-RN, em nome de algum veículo de comunicação do Estado, ultrapassam o valor de meio milhão de reais. Gasto que as empresas de comunicação não têm condições de bancar, uma vez que o segmento atravessa uma das piores crises da história.

Não vai daqui a desconfiança gratuita, muito menos o prejulgamento. No entanto, não é aceitável que um candidato a governador que recebeu quase 10% dos votos do eleitorado do Estado faça uma denúncia de tal gravidade e as autoridades não se sintam provocadas.

A voz do Professor Paulino não deve ser abafada.

 

LEIA OS BASTIDORES DA POLÍTICA NO BLOG DO CÉSAR SANTOS

Rate this post

Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading