FUTEBOL-Contra o Fortaleza, um Vasco sob pressão reencontra Vojvoda, primeiro sonho da SAF


da, primeiro sonho da SAF
Técnico argentino foi convidado no fim do ano passado, mas optou por ficar no rival deste sábado. Fora do jogo por suspensão, Barbieri segue com confiança do clube
Por Vitor Seta

27/05/2023 03h00 Atualizado há 5 horas

Vojvoda foi convidado a treinar o Vasco no fim do ano passadoVojvoda foi convidado a treinar o Vasco no fim do ano passado Vinícius Palheta/Fortaleza
Poucos dias depois do dramático acesso à Série A se confirmar, no fim do ano passado, o ambiente do futebol do Vasco, recém convertido em SAF e vendido à 777 Partners, se transformou. O telefone do diretor de futebol Paulo Bracks passou a tocar com mais frequência e empresários já sabiam que precisavam se movimentar para a série de mudanças que viria dali para a frente. Boa parte do elenco não permaneceria, nem mesmo o técnico Jorginho — apesar da gratidão pelo trabalho, assumido na reta final de um ano turbulento e que quase terminou em decepção. Hoje, o time se encontra pela primeira vez com o personagem de um dos grandes passos iniciais naquele momento: o técnico Juan Pablo Vojvoda, que comanda o Fortaleza contra o cruz-maltino no Castelão, às 16h.

Entre os nomes sondados, o argentino foi quem recebeu o convite mais formal para assumir o comando do novo projeto de futebol do Vasco. A posição de treinador sempre foi vista como prioridade, dada a projeção de montagem de um elenco jovem, praticamente novo — com Andrey, foram 16 contratações — em relação ao ano anterior e que inevitavelmente oscilaria na primeira temporada. Foi nessa mesma linha a escolha por Maurício Barbieri, que já tinha se provado com boas campanhas comandando um elenco com perfil parecido no Bragantino.

Barbieri tem perfil que agrada ao Vasco — Foto: Daniel RAMALHO/VASCO
Barbieri tem perfil que agrada ao Vasco — Foto: Daniel RAMALHO/VASCO

Vojovoda não aceitou. Naquela ocasião, o técnico estava valorizado por levar o Fortaleza à Libertadores por dois anos consecutivos — em 2022, numa arrancada que tirou o time da lanterna do Brasileiro — e chegou a ser procurado também pelo Atlético-MG, que acenou com proposta mais vantajosa financeiramente. Pesaram o carinho, o projeto e as promessas de investimento no Leão do Pici.

— Essa decisão foi principalmente por conta do projeto do clube. Eu falei muitas vezes que nos momentos bons tudo fica a favor, nos momentos ruins que vivemos no ano passado sentimos como comissão técnica e todo clube um apoio de toda a estrutura — explicou o treinador em entrevista ao ge, na época.

Paciência com Barbieri
Com as águas com o argentino passadas, o Vasco segue depositando confiança na escolha de Barbieri. Como já era de certa forma imaginado, o começo de Brasileiro não é bom — com apenas uma vitória em sete jogos e zona de rebaixamento. Mas há certa segurança na situação do técnico, cuja avaliação interna leva muito em consideração as claras lacunas no elenco, que devem ser preenchidas na janela de transferências de julho.

Nomes como Rodrigo, Barros, Galarza e até Andrey e Marlon Gomes, dupla que está na seleção brasileira sub-20, são considerados jovens em evolução num setor de meio-campo diagnosticado como primordial para as futuras contratações. A favor de Barbieri, pesa também o bom relacionamento com os atletas e o tempo discrepante de preparação entre alguns reforços que iniciaram o ano e outros que chegaram posteriormente e ainda não deslancharam.

Figueiredo (em destaque) e Alex Teixeira devem cumprir função de Pedro Raul, suspenso — Foto: Daniel RAMALHO/VASCO
Figueiredo (em destaque) e Alex Teixeira devem cumprir função de Pedro Raul, suspenso — Foto: Daniel RAMALHO/VASCO

Há cobrança por melhores resultados e desempenho — os dois gols sofridos no fim do jogo contra o São Paulo, na rodada passada, incomodaram. Externamente, a torcida também faz seu barulho, seja nas arquibancadas ou no protesto que um grupo de torcedores levou aos escritórios da SAF e ao CT Moacyr Barbosa. Mas uma possível troca de treinador, no momento, é algo pouquíssimo cogitado.

Hoje, Barbieri não comanda o time. Ele cumpre suspensão e o auxiliar Maldonado ficará à beira do gramado. Outro suspenso é o atacante Pedro Raul, cuja função no ataque deve ser cumprida por Figueiredo e Alex Teixeira, com Eguinaldo como opção. Com problema muscular, o zagueiro Robson Bambu está fora e deve dar lugar a Capasso.

Recomendadas para você

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.