SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Com coleta reduzida por conta de ataques, Natal e Mossoró ficam com lixo acumulado pelas ruas



Acúmulo de lixo em rua na Praia do Meio, em Natal — Foto: Emerson Medeiros/Inter TV Cabugi

Acúmulo de lixo em rua na Praia do Meio, em Natal — Foto: Emerson Medeiros/Inter TV Cabugi

Por conta da onda de ataques criminosos no Rio Grande do Norte, que chegou ao oitavo dia nesta terça-feira (21), a coleta de lixo em cidades como Natal e Mossoró – as duas maiores do estado – foi reduzida como medida de precaução.

Isso porque entre os alvos dos bandidos estão veículos de serviços públicos como ônibus e caminhões.

Em pouco mais de uma semana sem a coleta regular, alguns bairros dessas cidades têm sido prejudicados com o acúmulo de lixo nas ruas e até nas próprias casas.

LEIA TAMBÉM

Esse é, por exemplo, o caso da aposentada Jandira Luciano, que mora no bairro das Rocas, na Zona Leste de Natal.

“Meu quintal está ali cheio de lixo. É lixo… Tem de jeito nenhum como botar pra fora. Se botar pra fora é pior. Os ratos, os gatos, tudo faz nojeira”, disse.

 

Ela disse que nesta terça-feira completou oito dias que a coleta não passa no bairro dela. “Se passar a coleta, a gente coloca pra fora. Se não, fica acumulado”, pontuou.

Lixo na porta das casas em Natal: coleta está reduzida por conta dos ataques — Foto: Emerson Medeiros/Inter TV Cabugi

Lixo na porta das casas em Natal: coleta está reduzida por conta dos ataques — Foto: Emerson Medeiros/Inter TV Cabugi

Também no bairro das Rocas, a aposentada Lindalmar Cabral diz que as ruas também estão com lixo acumulado. “O lixo doméstico está todo acumulado aqui nas Rocas, a gente não pode nem andar nas ruas”, lamentou.

A cozinheira Rose Dias diz que não há como manter os resíduos dentro de casa e é necessário colocar para fora para que a coleta pública seja feita. “Está tudo cheio de lixo, é fora de cogitação. A gente tira de dentro pra botar pra fora”, falou.

Em Natal, após uma suspensão inicial, a coleta voltou a ser feita com a escolta da Guarda Municipal. Inicialmente com 30% da frota circulando, a Urbana disse nesta terça-feira (21) que ampliou o serviço e desde sexta (18) coletou lixo na orla de Natal, San Vale, Nova Descoberta, Neópolis, Jiqui, Ponta Negra, Mirassol, Tirol, Morro Branco, Alecrim, Tirol, Petrópolis, Ribeira, Cidade Alta, Lagoa Nova, Potilândia, Candelária e Cidade da Esperança.

Nesta terça, foi a vez de Alvorada, Boa Esperança, principais avenidas das zonas Norte e Oeste, Quintas, Barro Vermelho, Mãe Luiza, Capim Macio, Conjunto Ponta Negra, Alagamar, Ponta Negra, com o total de 21 compactadores.

“O trabalho para voltarmos a ter coleta domiciliar de Natal regular requer tempo, já que ainda estamos em meio à crise de segurança no estado e há resíduos acumulados desde a suspensão dos serviços”, informou a Urbana.

Sem coleta regular, lixo fica acumula na frente da casa dos moradores de Natal — Foto: Emerson Medeiros/Inter TV Cabugi

Sem coleta regular, lixo fica acumula na frente da casa dos moradores de Natal — Foto: Emerson Medeiros/Inter TV Cabugi

Mossoró

 

Em Mossoró, o problema também tem sido recorrente em bairros mais periféricos, o que tem gerado a reclamação de moradores. Nos principais corredores da cidade e na área central, a coleta tem sido feita com a escolta da Guarda Municipal desde semana passada.

“Está com oito dias que não passa o carro do lixo. Eu liguei para a secretaria, ninguem atendeu, já que está em recesso por conta desses ataques. Já que está sendo escoltado por uma viatura, podia lembrar da gente aqui também, da periferia. Não lembrar só do Centro. A gente é humano também”, lamentou o motoboy Josimar Moura, que mora no bairro Santo Antônio.

A prefeitura de Mossoró informou que está realizando a coleta com a ajuda da Guarda Civil em várias regiões da cidade e que pretende ampliar, atendendo outras áreas para que a coleta seja normalizada. Apesar disso, o Município não deu prazo de quando isso vai acontecer.

Lixo acumulado em Mossoró, RN — Foto: Divulgação

Lixo acumulado em Mossoró, RN — Foto: Divulgação

Vídeos mais assistidos do g1 RN

 

50 vídeos
Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.