MUNDO DOIDO-Quanto açúcar posso ingerir no dia? Excesso pode causar diabetes


Quanto açúcar posso ingerir no dia? Excesso pode causar diabetes

açúcar está naquele doce, depois do almoço.

No cafezinho de todo dia. Está no sorvete e nos achocolatados, mas nem sempre por escolha própria. O açúcar que não vemos pode representar um risco à saúde (leia mais abaixo).

O podcast De onde vem o que eu como alerta para o consumo excessivo e explica a origem do hábito de adoçar os alimentos.

🎧 OUÇA acima e, na sequência, saiba qual a dose diária recomendada:

🍫Orientações da nutricionista Raquel Botelho, da Unb:

 

  • 🥄Dose máxima de açúcar: cinco colheres de sopa rasas por dia;
  • ⚡Parece muito, mas não é: pense em todos os alimentos que você consome com frequência, como sucos industrializados, biscoitos, bolos e refrigerantes, que contêm açúcar na receita;
  • 🩸Em excesso, o açúcar pode levar ao diabetes (entenda abaixo);
  • 💡Dica: para reduzir o consumo, diminua aos poucos a quantidade do açúcar usado para adoçar os alimentos e bebidas. E fique atento à quantidade de açúcar nos alimentos industrializados.

 

Desde outubro do ano passado estão valendo novas regras para os rótulos dos alimentos. Eles devem informar se o produto contém altas doses de açúcar, sódio e gordura saturada.

As marcas têm um prazo de três anos para fazer as mudanças, mas já é possível encontrar embalagens com as novas informações.

O que é diabetes

 

Segundo o Ministério da Saúde, o diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou pela má absorção de insulina.

A insulina é um hormônio que regula a glicose no sangue e fornece energia para o organismo.

Se não for controlada, a doença pode provocar complicações no coração, nos olhos, nos rins e nas artérias e, nos casos mais graves, levar à morte.

Como prevenir: com hábitos de vida saudáveis, que incluem cuidados com a alimentação e a prática de atividades físicas. Outra dica é evitar o

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.