PENDÊNCIAS RN-Qual a ordem de votação nas Eleições 2022? Aprenda como votar com o simulador do TSE


Urna eletrônica: em 2022 estão em disputa cinco cargos (Fábio Pozzebom/Agência Brasil)

Nas eleições de 2022 são escolhidos os cargos de deputado estadual, governador, deputado federal, deputado distrital (para quem mora no Distrito Federal), um senador e presidente da República. O segundo turno é somente para cargos de governador e presidente, caso nenhum candidato atinja 50% mais um dos votos válidos.

O primeiro turno está marcado para o dia 2 de outubro, e o segundo turno é no dia 30 de outubro. Diferentemente de outros anos, para esta eleição, o fuso horário para a votação é um só em todo o país, o de Brasília, das 8h às 17h.

Qual a ordem da votação nas eleições 2022

  • Deputado federal: quatro dígitos
  • Deputado estadual ou distrital: cinco dígitos
  • Senador: três dígitos
  • Governador: dois dígitos
  • Presidente: dois dígitos

Aprenda a votar com simulador

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou um simulador para o eleitor testar como será o dia da eleição. A proposta do TSE é fornecer ao eleitor uma experiência de estar diante da urna eletrônica como no dia da eleição, mas respeitando o seu ritmo e permitindo que repita várias vezes o voto, que explore as possibilidades de voto em um candidato, de voto branco, de voto nulo, de voto de legenda e que corrija seu voto quantas vezes forem necessárias.

Há a possibilidade de simular exatamente como vai votar, levando em conta o local do domicílio eleitoral. Para acessar, clique aqui.

(mais…)

Facebooktwitterpinterest

Portaria designa defensora pública de Macau para atuar em Pendências excepcionalmente

Por substituição automática, a defensora pública Elis Nobre Souto, titular da Defensoria Pública do Estado do RN (DPE/RN) em Macau, foi designada para substituir, cumulativamente com o exercício das atribuições do órgão de atuação do qual é titular, no período compreendido entre 31 de outubro a 29 de novembro, a unidade da instituição em Pendências.

A Portaria nº 937/2022 levou em conta as férias concedidas à defensora pública Camilla Motta Meira Pires, titular da Defensoria Pública de Pendências, no referido período.

A medida administrativa que trata da delegação funcional, assinada pelo subdefensor público-geral do RN, bacharel Marcus Vinicius Soares Alves, tem cópia publicada nesta terça-feira (27) no Diário Oficial do Estado.

(Pauta Aberta)

Facebooktwitterpinterest

Rio Grande do Norte terá Lei Seca nas eleições deste ano

O Rio Grande do Norte terá Lei Seca 1h antes e 1h depois no dia das eleições estaduais e presidenciais de 2022. A informação foi confirmada pela Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) nesta terça-feira (27).

Marcelo Camargo/Agência Brasil

..

De acordo com a secretaria, uma portaria será publicada para oficializar a informação. No entanto, a data da portaria não foi definida ainda pelo Governo.
..
A proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas será uma hora antes de se iniciar a votação, ou seja, às 7h, e uma hora após o término do pleito, às 18h, em locais públicos.
..
O propósito é inibir a violência e evitar que o eleitor compareça à urna em estado de consciência alterado. Até o momento, cinco estados vão adotar Lei Seca nas eleições presidenciais de 2022 ( Rio Grande do Norte,  Amazonas, Roraima, Maranhão e Mato Grosso do Sul). (Tribuna do Norte)
.

Facebooktwitterpinterest

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.