CARNAUBAIS RN-Quem foi Celina Duarte, que deu nome a biblioteca municipal de Carnaubais?
Fechada desde 20017, a biblioteca Municipal Celina Duarte foi reaberta e funcionará de segunda a sexta-feira, de manhã e a tarde.
A equipe da secretaria de Cultura, Juventude e Turismo se reuniu com o Assessor jurídico, advogado Bruno para tratar sobre trâmites de convênios e editais.
Com cerca de 10 mil livros em seu acervo, a biblioteca está localizada bem no centro da cidade e poderá ser acessada pelo público em geral.
Quem foi Celina Duarte?
Ela nasceu na cidade de Areia Branca – RN no dia 2 de julho de 1900, filha doE Severino Antônio Duarte e da Sra. Luzia da Costa Duarte. Estudou em Areia Branca com a professora Maria Monte Zumba, em seguida foi estudar em Natal onde cursou a escola normal.
Em 30 de setembro de 1919, contraiu matrimonio com o jovem Joao Pedro de Moura, o ato teve como local a própria casa do noivo, a cerimônia religiosa foi celebrada pelo o reverendíssimo padre Júlio Alves Bezerra, juntos tiveram dois filhos.
Recém chegada a Vila de Santa Luzia, logo integrou-se à comunidade dado ao seu espirito de liderança e o seu lado nível intelectual. Liderou o movimento religioso sendo a primeira catequista de Carnaubais, alfabetizou várias gerações, também prestou serviços como enfermeira, aplicando injeções e cuidando em uma comunidade pequena e pacata, que pouco oferecia lazer. Organizou os primeiros grupos de dramas, onde era bem recebido pela a população da vila e da região.
…
Em 1938, houve uma grande epidemia de impaludismo, ela prestou grandes serviços a população, aplicando injeções, fazendo os primeiros socorros, preparando alimentos e etc. teve uma participação política ao lado do seu marido, no qual elegeu-se vereador por um mandato. Seu lar era passagem obrigatória de políticos da região e até nacional, pois hospedou em sua casa o ex-presidente da república Café Filho.
Dona Celina era uma mulher que gostava muito de ler, e em Carnaubais fez um trabalho de juntar principalmente as jovens, com um trabalho de leitura, teatro e ensinando a bordar, a fazer crochê e tricô. Como o tinha o curso normal gostava muito de ensinar, era uma mulher ativa, alegre e de muitos conhecimentos.
Faleceu em Natal a 5 de novembro de 1981. In memoria hoje temos em nossa cidade a biblioteca pública municipal que tem como nome Celina Duarte em sua homenagem.
Posted by Toni Martins at
Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários com Facebook