SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Dados preliminares de estudo britânico identificam remédio que pode reduzir mortes de pacientes graves com Covid-19
“É um resultado muito bem-vindo”, disse outro líder do estudo, Peter Horby, da Universidade de Oxford. “O benefício para sobrevivência é claro e alto em pacientes que estão doentes a ponto de terem que receber tratamento com oxigênio, então esse deve ser o padrão de cuidado nesses pacientes”, afirmou.
O estudo que identificou esse medicamento foi feito com outros remédios e, no início deste mês, mostrou que a hidroxicloroquina, um medicamento contra a malária, não apresenta benefícios contra o coronavírus.
Por ser barato, o remédio agora identificado também pode ser de benefício em países pobres que têm um grande número de pacientes com Covid-19.
Só para paciente grave
Atualmente, no Reino Unido, cerca de 19 de 20 pacientes com coronavírus se recuperam sem serem internados em hospital, segundo dados da BBC. Dos que são internados, a maioria também se recupera, mas alguns podem precisar de oxigênio ou ventilação mecânica. Estes são os pacientes de alto risco que o medicamento anunciado parece ajudar.
O remédio já é usado para reduzir inflamações em várias outras doenças. Aparentemente ele também ajuda a interromper os danos que podem ocorrer quando o sistema imunológico entra em ação enquanto tenta derrotar o coronavírus. A reação por vezes exagerada do corpo, que termina, em muitos casos, sendo fatal, é chamada de tempestade de citocina.
Até então, o outro remédio que havia trazido resultados positivos contra a Covid-19 era o antiviral remdesivir, que parece reduzir o tempo de tratamento. O corticoide agora citado pelos britânicos é o primeiro a reduzir a mortalidade nos casos graves.
CORONAVÍRUS
-
Manual das máscaras: como fazer, como usar e a importância do uso
-
Coronavírus, Covid-19, Sars-Cov-2 e mais: confira os termos da pandemia
-
Saiba quais os sintomas do coronavírus e quando procurar um médico
-
Veja quais são os grupos mais vulneráveis ao coronavírus e por quê
-
TIRA-DÚVIDAS: saiba como são os testes e as pesquisas sobre remédios e vacinas
-
Guia para vida em casa: G1 lista dicas para o isolamento social
-
Veja perguntas e respostas sobre medidas econômicas na crise do coronavírus
Veja também
Fantástico
Imagens mostram a luta de uma equipe para salvar pacientes em estado grave com Covid-19
Apesar do avanço da pandemia, muitos brasileiros voltaram às ruas na última semana. Enquanto isso, dentro das UTIs, a Covid-19 não dá trégua.
14 de jun de 2020 às 22:31
Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários com Facebook