MUNDO -PESTE-Coronavírus pode ter atingido a Coreia do Norte Além da perseguição extrema, cristãos da Coreia do Norte enfrentam nova epidemia
O coronavírus está se espalhando por diferentes países e regiões da Ásia e não é diferente na Coreia do Norte. Além das perseguições e opressões sistemáticas enfrentadas pelos cristãos secretos no país, eles agora também estão em perigo com essa epidemia global.
O país não confirmou nenhum caso de infecção, mas a província de Pyongang do Norte informou que, em 7 de fevereiro, cinco pessoas morreram após sofrerem de febre alta nos hospitais de Sinuiju, perto da fronteira com a China.
Pyongyang negou que suas mortes fossem por coronavírus. No entanto, o Ministério da Saúde Pública da Coreia do Norte sugere que aqueles com suspeita de infecção, como febre e tosse, estão em quarentena e serão tratados.
Se realmente houver pessoas infectadas com coronavírus na Coreia do Norte, isso terá um sério impacto. O país quase não possui instalações médicas ou medicamentos. Essa foi uma das razões pelas quais a cólera e a SARS causaram a morte de muitas crianças vulneráveis nas ruas da Coreia do Norte há alguns anos.
Thimoty Cho, um cristão norte-coreano que está refugiado em outro país, conta que foi uma das crianças infectadas com o cólera.
“Eu era uma daquelas crianças infectadas com cólera e estava apenas esperando a morte, sem comida e remédios”, lembra ainda que não foi medicado, colocado em quarentena ou sequer atendido pelo sistema de saúde. Um ex-diplomata norte-coreano disse: “Até as elites precisam racionar paracetamol ou ibuprofeno vencido quando surgem doenças contagiosas”.
Cho continua: “Se esse é o caso até mesmo das elites, isso explica por que a Coreia do Norte é incapaz de fornecer qualquer tratamento médico a pessoas infectadas com qualquer tipo de doença contagiosa”.
Cristãos secretos
Já é um dado o histórico norte-coreano do governo não reportar surtos de doenças contagiosas, os cristãos secretos na Coreia do Norte enfrentam mais essa situação difícil. O país ainda conta com centenas de milhares de crianças de rua, mais suscetíveis à qualquer epidemia ou infecção, sem que ninguém cuide delas.
O trabalho da Portas Abertas foi afetado por esta crise, embora não possa dizer como, por razões de segurança – ore para que Deus continue a usar os colaboradores da Portas Abertas para cuidar de Seu povo. Ore pela saúde dos cristãos secretos.
Sabemos que existem mais de 300 mil cristãos perseguidos no país e, destes, pelo menos 30% estão em campos de trabalhos forçados, sem comida, medicação ou atendimento médico.
Ore pela misericórdia de Deus no regime norte-coreano, para que seus corações se abram para ver a verdade em Jesus e em Seu amor.
Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários com Facebook