SUSPEITO DE ASSALTAR LOJA DE CELULARES É BALEADO NO CENTRO DE NATAL

Foto: Lucas Cortez/ G1

Um homem suspeito de tentar assaltar uma loja de celulares foi baleado na Avenida Rio Branco, na Cidade Alta, Zona Leste de Natal, na manhã desta terça-feira (21).

De acordo com a polícia, o homem chegou ao estabelecimento em uma moto e anunciou o assalto. No entanto, uma pessoa não identificada passou em um carro e atirou nele. Os tiros acertaram as costas.

O homem tentou fugir a pé e caiu no chão pouco mais à frente, na calçada do cruzamento da Rua João Pessoa com a Avenida Rio Branco. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e prestou socorro a ele, que foi levado ao Pronto-socorro Clóvis Sarinho, no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, na Zona Leste em estado grave.

Fonte: G1 RN

 Deixe o seu comentário (0)

publicidade

SAÚDE CONVOCA AGENTES ADMINISTRATIVOS APROVADOS EM PROCESSO SELETIVO

Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) convocou agentes administrativos aprovados nas vagas remanescentes do Processo Seletivo Simplificado 001/2015. Os nomes dos candidatos foram divulgados no Diário Oficial do Município (DOM).

No total, 13 agentes administrativos foram chamados e devem comparecer ao Setor de Acolhimento da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, localizada na Rua Fabrício Pedrosa, 915, Areia Preta, Natal, no prazo de 72 horas, a contar os dias úteis, a partir da publicação, das 8h às 14h.

Os aprovados precisam estar munidos de alguns exames de saúde: hemograma completo, sumário de urina e VDRL, dosagens bioquímicas de glicose, triglicerídeos, colesterol total, HDL, LDL e RX de tórax, todos com validade de até 90 dias. A critério da avaliação da junta médica do Município do Natal, poderá ser solicitado exames complementares e avaliação de especialistas da área.

Também são necessários os seguintes documentos: diploma ou de declaração de conclusão do curso para o cargo pretendido; 02 (duas) fotografias 3 x 4 (iguais). Não serão aceitas fotografias reproduzidas por scanners ou qualquer meio eletrônico semelhante; carteira do respectivo conselho; comprovante de regularidade junto ao Conselho Regional de sua categoria; carteira de identidade; CPF; título de Eleitor com declaração de quitação eleitoral; PIS; carteira de Trabalho (CTPS); certificado Militar (para candidatos do sexo masculino); comprovante de Residência; termo de Ciência, Concordância com o Edital e Declarações Negativas e Declaração de Vínculo Empregatício.

 Deixe o seu comentário (0)

publicidade

É #FAKE QUE FOTO MOSTRA ESTUDANTES NUS FAZENDO MANIFESTAÇÃO DENTRO DE UNIVERSIDADE

Foto foi tirada do contexto para atribuir nudez as universidades. Foto: Reprodução

Circula pelas redes sociais e em aplicativos de mensagens uma foto que mostra algumas pessoas peladas com a cabeça coberta em um ato. O texto que acompanha a foto diz que “se for esse tipo de ensino nas faculdades federais, é melhor cortar 90% das verbas educativas”. A foto, porém, foi tirada de contexto: não é atual e também não mostra estudantes em uma universidade. A mensagem é #FAKE.

O registro foi feito pelo fotógrafo Pedro Kirilos, da Agência O Globo, em 20 de junho de 2012, no Centro do Rio. Na época, o alvo da manifestação era a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

O ato reuniu cerca de 20 mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar. Uma  reportagem do G1 publicada naquele dia  também afirma que o protesto foi pacífico e teve participação de grupos variados, como ativistas do meio ambiente e índios. A reportagem de 2012 também mostra a foto que viralizou com a mensagem falsa.

Fonte: O Globo

 Deixe o seu comentário (0)

publicidade

VENEZUELANOS QUE DEIXAM O PAÍS MERECEM PROTEÇÃO COMO REFUGIADOS, DEFENDE ONU

Foto: Reprodução

Os venezuelanos que fogem do agravamento da crise no país merecem proteção como refugiados, afirmou a agência de refugiados da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira (21).

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) apelou aos países para que não deportem ou forcem os venezuelanos a voltar para casa.

Cerca de 3,7 milhões de pessoas deixaram a Venezuela, a maioria desde 2015, de acordo com a agência.

“É extremamente importante que, diante da situação na Venezuela, não haja deportações, expulsões ou retornos forçados”, disse a porta-voz do Acnur, Liz Throssell, em entrevista.

Fonte: Reuters

 Deixe o seu comentário (0)

publicidade

RAFAEL MOTTA DIZ AO MEC QUE DESBLOQUEIO DE RECURSOS NÃO PODEM SER LIGADOS À APROVAÇÃO DA REFORMA

Foto: Christiano Brito

O deputado federal Rafael Motta (PSB), que coordena a bancada federal do Rio Grande do Norte, disse que o Governo Federal não pode condicionar o desbloqueio de recursos da educação à aprovação da Reforma da Previdência. A declaração foi dada durante a reunião com o ministro Abraham Weintraub, que aconteceu ontem (20), em Brasília.

Durante o encontro, o parlamentar também anunciou que irá apresentar uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para impedir o contingenciamento de recursos da educação. Abraham Weintraubafirmou aos presentes que o descontingenciamento não será feito nesse momento e que uma das soluções buscadas pelo Governo Federal é a destinação da multa de R$ 2,5 bilhões da Petrobras para a educação. Ele também pontuou que a liberação dos recursos depende da aprovação da Reforma da Previdência.

Para o deputado, essa relação não pode ser estabelecida. “A educação é uma área prioritária e não pode estar condicionada às negociações para aprovação de medidas no Congresso Nacional”, afirmou o parlamentar. “É um contrassenso subtrairmos recursos justamente da área que pode tirar o Brasil da crise”, concluiu Rafael Motta.

A reunião contou com a participação dos reitores Ângela Paiva, da UFRN, José de Arimatea, da Ufersa, e Wyllys Tabosa, do IFRN; dos deputados federais Benes Leocádio (PRB), Fábio Faria (PSD), General Girão(PSL) e Walter Alves (MDB); e dos senadores Jean Paul Prates (PT), Styvenson Valentim (PODE) e Zenaide Maia (PROS).

As Universidades do Rio Grande do Norte e o Instituto Federal tiveram cerca de R$ 108 milhões bloqueados pelo Governo Federal.

 

 Deixe o seu comentário (0)

publicidade

BOLSONARO PRESIDE REUNIÃO DE MINISTROS NO PALÁCIO DA ALVORADA

Foto: Marcello Casal Jr. / ABR

O presidente Jair Bolsonaro participa hoje (21), no Palácio da Alvorada, em Brasília, da 12ª Reunião do Conselho de Governo. Periodicamente, o alto escalão se reúne para avaliar as ações desenvolvidas e discutir as prioridades da agenda do governo federal. O encontro começou às 8h15.

Antes, Bolsonaro e sua equipe ministerial participaram da cerimônia de hasteamento da bandeira, na área externa do Alvorada. Esta é a segunda vez que o presidente reúne o grupo para o momento cívico na entrada da sua residência oficial. Estavam presentes, entre outros ministros, Paulo Guedes, da Economia; Sérgio Moro, da Justiça e Segurança Pública; e Onyx Lorenzoni, da Casa Civil.

A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, acompanhou o presidente. Entre os que não compareceram hoje estão a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o vice-presidente, Hamilton Mourão, ambos em viagem à Ásia, além do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que está em Genebra, na Suíça, para a Assembleia Mundial de Saúde.

Um grupo de 36 alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Bela Vista, do Novo Gama, Goiás, também foi convidado para participar da cerimônia. Após o hasteamento da bandeira e o hino nacional, Bolsonaro conversou com as crianças e seguiu para o Palácio da Alvorada, para dar início à reunião.

Após o Conselho de Governo, ainda na residência oficial, às 11h30, o presidente deve receber as equipes brasileiras, masculina e feminina, de atletismo, que participaram do campeonato mundial da modalidade, em Yokohama, no Japão.

A equipe masculina, formada por Rodrigo NascimentoJorge VidesDerick Souza e Paulo André de Oliveira, venceu a final do mundial na categoria 4×100, com o tempo de 38.05, a melhor marca do mundo este ano.

 Deixe o seu comentário (0)

publicidade

SUPOSTA NAMORADA JÁ PRESENTEOU LULA COM ALIANÇA DE COMPROMISSO

Foto: Montagem/AFP/Facebook

O ex-presidente Lula já recebeu da namorada Rosângela da Silva um anel de compromisso. A socióloga já se encontrou cinco vezes com o ex-presidente na prisão, sendo que o último deles foi há cerca de dez dias. Segundo a colunista Bela Megale, do jornal ‘O Globo’, os encontros acontecem nas tardes de quinta-feira, dia permitido para visitas, e costumam durar uma hora.

Segundo amigos de Lula, o petista passou a usar a aliança depois de um ultimato de Rosângela. Em uma das visitas ela teria dito: ‘Isso (relacionamento) é sério?’, no que o ex-presidente confirmou e ela então retrucou: ‘Então usa isso’.

A socióloga é funcionária da Itaipu Binacional há 16 anos e o relacionamento de ambos é mantido com descrição. Lula tem 73 anos e está preso desde abril de 2018. Ele é viúvo desde fevereiro de 2017, quando a ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva morreu, aos 66 anos, devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Fonte: ISTOé

 Deixe o seu comentário (0)

publicidade

TALUDE DE MINA EM BARÃO DOS COCAIS (MG) PODE SE ROMPER ATÉ DIA 25

A ANM (Agência Nacional de Mineração) informou nesta segunda-feira (20) que o rompimento do talude do complexo da Mina de Gongo Soco, da Vale, no município de Barão de Cocais (MG), deve acontecer até o próximo sábado (25.mai.2019). A barragem é do mesmo tipo da que se rompeu em Brumadinho, em 25 de janeiro.

Talude é 1 plano de terreno inclinado que limita 1 aterro e tem como função garantir a estabilidade do aterro. Segundo a agência, que interditou o complexo na última sexta-feira (17), o talude norte da cava de Gongo Soco estava se deslocando 10 cm por ano desde 2012, 1 deslocamento aceitável dada a dimensão da estrutura. No entanto, desde o fim de abril, a velocidade do deslocamento aumentou para 5 cm por dia.

“Se esta aceleração continuar, o rompimento do talude pode acontecer entre os dias 19 e 25 de maio”, alertou. De acordo com a ANM, dados da agência já indicam que, desde domingo (19), a velocidade de deslocamento do talude havia chegado a 7 cm por dia. A agência já havia notificado a Vale e determinado que a empresa tomasse uma série de providências emergenciais, entre elas:a suspensão imediata do tráfego do trem de passageiros no trecho do viaduto localizado a jusante [fluxo normal da água de um ponto mais alto para um ponto mais baixo] da cava;o monitoramento por vídeo em tempo real das barragens;a apresentação de estudo de comportamento da possível onda gerada pelo rompimento do talude norte.

Desde 2016, a cava e todas as obras já estavam paralisadas. Segundo a ANM, o risco de rompimento é do talude da cava e não da barragem, que fica a 1,5 km de distância da cava. A agência disse que a preocupação é que a vibração gerada pelo rompimento do talude influencie na segurança da barragem Sul Superior.

“Caso a vibração do impacto não chegue à barragem, a estrutura se manterá na condição atual, mas existe a possibilidade da ruptura ficar restrita ao interior da cava e não extravasar o material dentro dela [água e sedimentos]”, informou.

Caso haja rompimento da barragem, a ANM avalia que a onda de inundação chegaria em Barão de Cocais em cerca uma hora. A zona de auto salvamento – área onde não é possível realizar resgate imediato pela Defesa Civil – já foi evacuada desde fevereiro.

A Defesa Civil de Minas Gerais fez 1 mapeamento da área que pode ser atingida em caso de rompimento da barragem e dos pontos de encontro a serem utilizados pelos moradores da Zas:

Evacuação da Região

A barragem Sul Superior é uma das mais de 30 estruturas da Vale que foram interditadas após a tragédia de Brumadinho (MG).

Após os alertas, Barão de Cocais é o município com o maior número de casas evacuadas. A evacuação teve início no dia 8 de fevereiro quando a barragem Sul Superior atingiu o nível 2 e as famílias foram levadas para quartos de pousadas e hotéis custeados pela Vale.

Em 22 de março, a barragem Sul Superior se tornou a 1ª a atingir o nível 3, que é considerado o alerta máximo e significa risco iminente de rompimento. Desde a tragédia de Brumadinho, 4 barragens da Vale em Minas Gerais alcançaram esse alerta máximo.

De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, 443 moradores da zona de autossalvamento deixaram suas residências. No dia 25 de março, 1 treinamento envolveu mais de 3,6 mil pessoas que vivem em áreas secundárias que seriam atingidas. Um novo simulado foi realizado no último sábado (18.mai.2019).

Multa à Vale

Na última sexta-feira (17), a juíza Fernanda Machado, da Vara de Barão de Cocais (MG), determinou que a Vale apresente em 72 horas 1 estudo dos impactos do rompimento das estruturas da Barragem Sul Superior. Além disso, decidiu elevar o teto de 1 multa aplicada à Vale para R$ 300 milhões.

A medida atendeu a um pedido do MP-MG (Ministério Público de Minas Gerais), que alegou que a mineradora não apresentou  estudo já solicitado pela Justiça sobre os impactos relacionados ao eventual rompimento das estruturas da Mina de Congo Soco. Conforme informações fornecidas pela empresa, a situação está pior.

Fonte: Poder 360

 Deixe o seu comentário (0)

publicidade

JANAÍNA PASCHOAL DIZ A COLEGAS QUE QUER DEIXAR O PSL: “VOCÊS ESTÃO CEGOS”

A deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP) disse nesta segunda-feira (20) que seus colegas do partido “estão cegos” e que ela quer deixar a bancada da Assembleia Legislativa de São Paulo. Em mensagem enviada a um grupo de congressistas do WhatsApp, a advogada, que foi coautora do pedido de impeachment de Dilma Rousseff, afirma que já ajudou o partido na eleição, mas “precisa pensar no país”.

“Amigos, vocês estão sendo cegos. Estou saindo do grupo, vou ver como faço para sair da bancada. Acho que os ajudei na eleição, mas preciso pensar no país. Isso tudo é responsabilidade”, escreveu a deputada.

“Saiam da bolha. Vocês são muito parecidos com petistas. Não tem nada a ver com toma lá dá cá. O presidente precisa entender que não será ovacionado pelo povo. A história mostra que essa estratégia não dá certo”, completou. Logo depois, ela deixou o grupo.

A autenticidade das mensagens, que foram reveladas pela Rádio Joven Pan, foi confirmada por uma assessora do partido. Segundo a rádio, a parlamentar enviou, ainda, o vídeo do pastor Steve Kunda, que o presidente compartilhou em seu Facebook neste fim de semana, e comentou: “E esse vídeo maluco de Messias? O que ele quer com isso?”

No vídeo, um “pastor francês expõe sua visão sobre o futuro do Brasil”. “Não existe teoria da conspiração, existe uma mudança de paradigma na política. Quem deve ditar os rumos do país é o povo! Assim são as democracias”, escreveu o presidente.

Críticas no Twitter

No fim de semana, o descontentamento da deputada com a legenda do presidente da República, Jair Bolsonaro, já havia ficado evidente. No domingo (19) e nesta segunda-feira (20), ela publicou no Twitter duas séries de mensagens explicando os motivos de ela não concordar com as manifestações que estão sendo convocadas para apoiar o presidente Jair Bolsonaro no dia 26 de maio.

Ela continuou afirmando que “o governo se colocou na situação em que está”, nomeando a situação de “imobilismo”. “E chama as pessoas para tirá-lo do imobilismo. Por quê?”. Na sequência de publicações, a deputada relembrou ainda episódios que, na sua visão, seriam erros cometidos pelo governo e que ajudaram a compor o quadro atual.

Janaina citou o apoio do PSL a Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a presidência da Câmara Federal. Na ocasião, ela diz ter apoiado “candidatos mais identificados com os ideais pelos quais lutamos” e disse que o governo iria se “arrepender amargamente” pelo apoio dado a Maia.

Fonte: Exame

 Deixe o seu comentário (0)

publicidade

GOVERNO LANÇA CAMPANHA PUBLICITÁRIA PELA REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Foto: Marcos Corrêa/ PR

Em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro lançou hoje (21) a campanha publicitária em defesa da reforma da Previdência. Com o slogan Nova Previdência. Pode perguntar, as peças trazem pessoas comuns fazendo perguntas sobre a proposta em tramitação no Congresso. A campanha, que será veiculada em jornais, emissoras de rádio e televisão, internet, mídias sociais, mídia exterior e painéis de aeroportos, rodoviárias e estações de metrô, foi formulada pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) e executada pela agência Artplan. Segundo a própria Secom, serão investidos um total de R$ 37 milhões nas inserções publicitárias, que vão ao ar a partir desta segunda até meados de julho.

Em seu discurso, Bolsonaro fez um aceno ao Congresso Nacional, lembrando que cinco dos seus ministros são oriundos do Parlamento e que ele valoriza o Poder Legislativo, que dará a palavra final sobre a matéria. “Nós valorizamos, sim, o Parlamento brasileiro, que vai ser quem vai dar a palavra final nessa questão da Previdência, tão rejeitada ao longo dos últimos anos. Mas, quando se tem, à sua frente, os números concretos da Previdência, muita gente muda de ideia”, afirmou.

Bolsonaro também fez questão de citar os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, pelo apoio que têm dado à reforma. Dirigindo-se aos parlamentares presentes à cerimônia, o presidente afirmou que está aberto a conversar, o que só não faz mais por falta de agenda. Ele disse, no entanto, esperar que não haja muitas mudanças no texto original da proposta de emenda constitucional enviada pelo governo.

“Só não recebo mais por falta de agenda, mas gostaria de continuar a conversar com o maior número possível de vocês [parlamentares] para que possíveis equívocos, possíveis melhoras nós possamos, junto ao Parlamento brasileiro, buscar [resolver]. Se bem que, pretendemos que nossa reforma saia de lá com menor número possível de emendas aprovadas”, acrescentou.

Campanha

Segundo o chefe da Secom, Fábio Wajngarten, pessoas comuns, que não eram atores, participaram com perguntas do que seriam as principais dúvidas sobre a reforma da Previdência. Na campanha publicitária, essas dúvidas são respondidas por apresentadores em estúdio.

“Toda a campanha vai ser ancorada nesse guarda-chuva da ‘Nova Previdência, pode perguntar’. A campanha exibirá transparência, confiança e credibilidade. Todas as peças publicitárias serão compostas desse selo ‘essa é a verdade’, para contrapor à enxurrada de fake news que o tema vem enfrentando”, afirmou durante a cerimônia de lançamento.

A campanha também utilizará comunicadores famosos, por meio do chamado merchandising, no convencimento sobre os pontos da Nova Previdência no rádio e na TV. Os merchandisings terão a mesma dinâmica das demais peças: perguntas e respostas. “A expectativa é de que, com o apoio dos comunicadores, a mensagem chegue mais facilmente aos públicos mais sensíveis à proposta e que ainda não conhecem detalhes da PEC”, diz a Secom, em nota.

Necessidade

“É o primeiro governo que, antes de mandar a proposta de emenda constitucional, mandou uma Medida Provisória para combater fraude [na Previdência]. Isso é inédito. Depois, mandou uma medida para atualizar a cobrança dos devedores”, afirmou o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Ele voltou a argumentar que, sem as mudanças nas regras de aposentadoria e pensões, o Brasil corre os mesmos riscos de países como Portugal e Grécia.

“O sistema de repartição brasileiro era um navio ou avião com o casco furado, que precisava ser consertado. Falha da nossa geração, que precisa ser reparada, para que o Brasil não seja como Portugal, que do dia para noite cortou 30% das pensões das viúvas. Ou, como a Grécia, que ficou esperando a mão estendida da União Europeia, e a União Europeia ficou olhando a Grécia cair no piso e a mão até agora não foi estendida. Então, a campanha que se inicia agora é a campanha em favor de todos brasileiros”, acrescentou.

Mais cedo, em agenda no Rio de Janeiro, Bolsonaro disse que se a reforma da Previdência não for aprovada, em cinco anos já não haverá recursos para pagamento de servidores na ativa.

Fonte: Agência Brasil

 Deixe o seu comentário (0)

publicidade

HOMEM QUE PROMOVEU MASSACRE EM NOVA ZELÂNDIA É ACUSADO FORMALMENTE DE TERRORISMO

Foto: Mark Mitchell / AFP

O homem acusado por matar 51 muçulmanos nos atentados contra duas mesquitas na cidade neozelandesa de Christchurch foi formalmente acusado de terrorismo nesta terça-feira, anunciou a polícia. Apresentamos a acusação de participação em um atentado terrorista contra Brenton Tarrant“, afirmou a polícia da Nova Zelândia.

O indiciamento será adicionado às 51 acusações de assassinato e 40 de tentativa de assassinato pelo massacre de 15 de março. “A acusação alegará que cometeu um ato terrorista em Christchurch”, afirma a polícia em um comunicado.

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, descreveu os fatos como um “atentado terrorista” planejado de maneira consciente no dia em que Tarrant, um supremacista branco, cometeu o massacre. Mas até agora as acusações apresentadas contra o atirador não haviam chegado a tal ponto, porque a Lei de Repressão do Terrorismo da Nova Zelândia foi aprovada em 2002 e ainda não foi testada nos tribunais.

A polícia afirmou que a decisão de apresentar a acusação de terrorismo foi adotada após uma consulta a promotores e assessores jurídicos do governo. Tarrant, um australiano de 28 anos, está em uma penitenciária de segurança máxima, onde é submetido a exames que devem decidir se é mentalmente apto para ser julgado.

A próxima audiência no tribunal está marcada para 14 de junho. A polícia informou que comunicou aos sobreviventes e famílias das vítimas as acusações adicionais. Antes do tiroteio, Tarrant publicou um manifesto nas redes sociais no qual se descrevia como um supremacista branco que pretendia vingar os atentados cometidos por muçulmanos na Europa. Ele transmitiu os ataques ao vivo nas redes sociais: primeiro entrou na mesquita de Al Noor durante a oração de sexta-feira e depois continuou com o massacre na mesquita de Linwood.

Fonte: AFP

 Deixe o seu comentário (0)

publicidade

IRMÃO DE EX-PREFEITO DE JOÃO CÂMARA É ASSASSINADO

Rogério Torquato. Foto: Arquivo Pessoal

Foi assassinado na manhã desta terça-feira (21), em uma granja na zona rural de João Câmara, cidade da região do Mato Grande potiguar, o comerciante Rogério Torquato, de 60 anos, que foi candidato a vereador pelo PT em 2016. Ele é irmão de Aldo Torquato, ex-prefeito do município. O carro da vítima foi levado.

A granja fica às margens da RN-120, estrada que liga João Câmara a Bento Fernandes.

A Polícia Militar foi chamada e fez buscas pela região, mas nenhum suspeito foi encontrado. A Polícia Civil já deu início às investigações.

Fonte: G1 RN

 

 Deixe o seu comentário (0)

publicidade

COM MAIS DE 27% DA POPULAÇÃO DEFICIENTE, RN SÓ TEM UMA PRAIA COM ACESSIBILIDADE

Foto: SADEF/ Reprodução

Aos sábados e domingos, das 8h ao meio dia, um grupo de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos se reúne na Praia de Ponta Negra, na capital do RN, para tomar banho de mar. O que para muitos é algo simples, para esse grupo liderado pela Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef-RN) é uma verdadeira conquista, já que a praia da zona sul de Natal é a única em todo o litoral potiguar que dispõe de acessibilidade.

Apesar da falta de atenção a esse público, o Rio Grande do Norte é um dos Estados da Federação que mais tem pessoas com deficiência, seja motora, auditiva, visual, mental ou intelectual. O total, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), é de 882.022 pessoas nessa condição em todo o Estado, o que representa 27,8% da população potiguar.

O programa da Sadef, chamado “Natal Praia Inclusiva”, completou dois anos no último sábado (18), dia marcado por várias atividades na praia de Ponta Negra. “Tem vários casos de pessoas com deficiência que nunca tomaram banho de mar e depois do nosso projeto quase todo final de semana [a pessoa] está lá”, disse o presidente da Sadef-RN, Tércio Tinoco, em entrevista ao Hora Extra da Notícia (91.9 FM) nesta segunda-feira (20).

Pelo projeto, o banhista com deficiência dispõe de cadeiras que flutuam no mar, além de caiaque e stand up paddle. Também são realizadas atividades esportivas como futebol e vôlei para deficientes.
Segundo Tércio Tinoco, a praia de Ponta Negra só está acessível hoje em dia por pressões feitas pelo programa “Natal Praia Inclusiva” durante um ano. Ainda assim, o resultado é pequeno, já que em toda a praia só há uma rampa de acessibilidade perto do morro do careca, onde é realizado o projeto. Os demais acessos são todos por meio de escadaria.

Embora não tenha apresentado os valores, Tércio Tinoco diz que não é caro tornar uma praia acessível: basta se construir uma ou mais rampas de acessibilidade feitas de acordo com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 SADEF

A Sociedade Amigos do Deficiente Físico é uma associação sem fins lucrativos que realiza atividades como halterofilismo, atletismo, natação, futebol de amputado, badminton, ciclismo, tênis de mesa e tênis de quadra. Hoje já são 200 paratletas de alto rendimento associados à instituição, dos quais 35 estão entre os melhores do país em suas respectivas categorias.

 Deixe o seu comentário (0)

publicidade

DECRETO DE BOLSONARO PERMITE QUE CIVIS COMPREM FUZIL

Foto: Pilar Olivares/Reuters

O decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro que regulamenta o porte e posse de armas no país permitirá a qualquer cidadão comprar um fuzil. A compra do fuzil passou a ser possível a partir da nova classificação estabelecida pelos responsáveis pelo decreto. No documento, se aumenta em até quatro vezes o valor do poder de fogo de armas que podem ser adquiridas pelos civis.

A nova classificação inclui o fuzil T4, arma usada por forças táticas militares e produzida no Brasil pela empresa Taurus. A Taurus confirmou ao Jornal Nacional que só espera a regulamentação do decreto para vender o T4 para civis. A empresa diz que já tem uma fila de duas mil pessoas querendo comprar o armamento na versão semiautomática. E que as armas poderiam ser entregues em até três dias depois da compra.

De acordo com o decreto, a arma poderá ser comprada por qualquer brasileiro. Isso vai ser possível porque o decreto do governo federal, com novas regras para a posse e porte de armas no Brasil, mudou a classificação do armamento que passa a ser de uso permitido.

“O T4 é um fuzil de assalto, de uso militar policial. A versão que vai estar disponível para o civil não tem essa opção de rajada. É tiro a tiro. E essa, sim, se o cidadão cumprir todos os quesitos legais vai poder ter um desse em casa”, explicou Benê Barbosa, especialista em armas e integrante do Movimento Brasil Livre (MBL).

A medição do poder de fogo de uma arma é feita pela quantidade de energia liberada no momento do disparo, a energia cinética. Até antes da assinatura do decreto, os brasileiros só podiam comprar armas com energia cinética até 407 joules. Isso se refere a revólveres, de calibres 32 e 38, e pistolas de calibre 380.

O decreto sobe o limite para o uso de armas com 1.620 joules, ou seja, quatro vezes mais do que é estabelecido atualmente. O T4, fabricado no Brasil, de calibre 5.56, tem força cinética de 1.320 joules. Com isso, passam a ser permitidas pistolas de calibre ponto 40 — hoje autorizadas apenas para forças policiais —, as pistolas nove milímetros (de uso de policiais federais) e de calibre 45 (empregado pelos militares do Exército).

Armas autorizadas antes do decreto

Revólveres, de calibre 32 e 38

Pistolas de calibre 380

Armas liberadas com o decreto

Pistola de calibre ponto 40

Pistola nove milímetros

Pistola de calibre 45

Carabinas semiautomáticas

Fuzil T4

O decreto das armas está em vigor desde o início de maio. Ainda não há um cronograma para regulamentação, mas, desde que foi anunciado, o decreto dividiu opiniões. O Ministério Público Federal, em Brasília, pediu a suspensão do decreto. Atualmente, existem três ações contra o decreto na Justiça Federal e três no Supremo Tribunal Federal (STF).

Fonte: G1

 

 Deixe o seu comentário (0)

publicidade

MONTE ALEGRE – “É NO MEIO DO POVÃO QUE ELE FICA BEM”

O vereador pré-candidato a prefeito do município de Monte Alegre, Toinho Ananias, teve agenda política cheia no último fim de semana. No sábado(18), na comunidade de lagoa do mato mais de trezentas mães participaram da festa alusiva ao dia das Mães, promovida pelo representante do povo monte-alegrense.

No domingo(19) o pré-candidato a prefeito de Monte alegre brindou as mães residentes no sítio Santa Luzia com festa e entrega de brindes. A cada ano as festas aumentam nas comunidades visitadas por Toinho Ananias.

Para uma moradora do lugar, conviver com o povo simples do município é o cotidiano do vereador Toinho Ananias. É no meio do povão que ele fica bem”, disse a moradora do lugar.

 Deixe o seu comentário (0)

publicidade

SÃO JOSÉ DE MIPIBU – PREFEITO ARLINDO DANTAS FAZ ENTREGA DE MAIS UM BENEFÍCIO NA EDUCAÇÃO

O prefeito de São José de Mipibu, Arlindo Dantas(PCdoB), convida as autoridades constituídas no município, representantes da sociedade civil organizada e a população em geral, para a solenidade de inauguração da restauração total da Escola Municipal Professor Severino Bezerra de Melo, localizada na avenida Olavo Feliciano, no centro da cidade, como também da inauguração da Quadra Poliesportiva Professor Cláudio Gomes, na referida unidade educacional.

A solenidade vai ser realizada nesta sexta-feira(24), às 09:00 horas.

Desde que assumiu o governo em janeiro de 2013 o prefeito Arlindo Dantas sempre demonstrou sua preocupação com a educação do seu município, passando a elaborar um cronograma de reformas para todas as unidades educacionais, além de uma série de melhorias, tais como capacitação de educadores, parcerias para proporcionar uma melhor qualidade do ensino-aprendizagem, entre outras ações.

A Escola Municipal professor Severino Bezerra de Melo é um exemplo das melhorias realizadas nas unidades educacionais, tais como: o CERU, em Laranjeiras do Abdias; na Escola Municipal Eusa de Melo Palhano, no centro da cidade; na Escola Municipal Prefeito Janilson Ferreira, no Arenã; na Escola Municipal Felipe Tavares, em Taborda; Escola Municipal Vereador Antonio Ferreira da Silva, no Quebra fuzil; CMEI Mário Monte, CMEI Uracinda Barbosa, CMEI Vitorino, em Laranjeiras do Abdias; Escola Municipal Maria Aparecida, centro; além da construção de duas novas creches, uma no Pau Brasil e outra no Bosque das Colinas.

PREFEITO QUE TRABALHA MOSTRA O QUE FAZ

 Deixe o seu comentário (0)

publicidade

PREFEITURA DE SP VAI OFERECER BOLSA DE TRABALHO DE R$ 698 A USUÁRIOS DE DROGAS NA CRACOLÂNDIA

Praça Princesa Isabel, no Centro de SP, neste sábado (27), tomada por usuários de crack após ação da Cracolândia — Foto: Paulo Toledo Piza/G1.

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), lançou nesta segunda-feira (20) a segunda fase do Programa Redenção, que prevê 300 bolsas de trabalho de R$ 698 a usuários de drogas na Cracolândia.

Segundo a Prefeitura, os inscritos receberão capacitação profissional e deverão cumprir uma carga de quatro horas diárias e 20 horas semanais.

As bolsas já foram oferecidas no Programa Braços Abertos, criado pela gestão de Fernando Haddad (PT). O modelo foi criticado por opositores, entre eles o sucessor de Haddad e agora governador, João Doria(PSDB), que consideravam que o dinheiro poderia financiar o vício.

Segundo Covas, a justificativa para a volta da bolsa é que ela será oferecida apenas para quem já estiver na fase final do tratamento. “Na gestão anterior [Haddad] a bolsa era vista como parte do tratamento. Agora a gente vê como uma ação já na fase de reinserção na vida social. Antes era vista como uma ‘bolsa droga’, agora é uma porta de saída”, disse.

Investimento

A nova fase do Redenção prevê investimento de R$ 276,1 milhões em ações de prevenção, atendimento e reinserção social de usuários de drogas até 2020.

De acordo com a Prefeitura, a novidade será a criação do Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica (Siat), que oferecerá ações em três etapas: abordagem, acolhida temporária e profissionalização.

Também criticada pela gestão de João Doria, a abordagem de Redução de Danos implantada por Haddadno Programa Braços Abertos está prevista para continuar na nova fase do Redenção.

O foco é internações voluntárias, que não forçam a abstinência imediata em todos os casos. “A abstinência e um tipo de tratamento, mas há outros disponíveis para cada caso específico”, disse o prefeito.

Nova lei

O Prefeito também assinou nesta segunda-feira uma lei que institui a Política Municipal Sobre Álcool e Outras Drogas, após discussão do texto em audiências públicas na Câmara Municipal.

“Se trata de um problema crônico de saúde pública, que não se resolve da noite para o dia. É necessária uma política de médio e longo prazo para que a cidade possa enfrentar esse tema”, afirmou.

A Cracolândia paulistana existe há 25 anos e, inicialmente restrita à região da Nova Luz, hoje está diluída no Centro histórico de São Paulo. Gestões diferentes já tentaram resolver o problema do consumo de drogas, sem sucesso.

Balanço da primeira fase

O programa Redenção foi implantado em maio 2017 pelo então prefeito João Doria. Além de ações de assistência, ele foi acompanhado de uma série de operações policiais que terminaram por dispersar os usuários de crack. Na época, Doria chegou a dizer que a Cracolândia tinha acabado.

Bruno Covas afirma que as ações não acabaram com a Cracolâdia, mas fizeram com que a Prefeitura pudesse voltar a prestar assistência no local.

“Com a ação desenvolvida em 2017, nós pudemos comemorar o fim de áreas controladas pelo tráfico. O poder público era impedido de entrar em algumas áreas da Cracolândia até mesmo para fazer a coleta de lixo. Tínhamos no fluxo algo em torno de 4 mil pessoas por dia e hoje temos algo em torno de 400 durante o dia e 1.500 durante a noite”, afirma.

Por: G1 RN.