A PALAVRA DO DIA-As ordenanças de Jesus para a igreja. Você as conhece?


sus para a igreja. Você as conhece?

Neste estudo bíblico de hoje, abordaremos as 3 ordenanças que Jesus Cristo deixou para a sua igreja aqui na Terra, indispensáveis para a vida de qualquer cristão.

As ordenanças, ao contrário do que muitos pensam, não estão desconectadas, ou seja, uma não funciona sem a outra, assim também como, uma é consequência da outra quando aceitamos a Cristo como Senhor e Salvador de nossas vidas.

Indo direto ao ponto, vamos abordar neste estudo: o batismo nas águas, a santa ceia e o ide de Jesus. As ordenanças fazem parte da nova aliança, não estão inseridas no contexto de leis para Israel, e sim, algo que Jesus Cristo deixou para a sua Igreja.

Como também, não se tratam de rituais ou sequências de exigências para alguém ser salvo, pois para tal, basta reconhecer Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador, muitos que são salvos, sequer tem tempo de ser batizado, tomar ceia ou mesmo cumprir o IDE de Jesus. Um exemplo disso, é o ladrão que estava ao lado de Jesus na cruz. Somos salvos pela graça de Deus!

As ordenanças fazem parte da vida do salvo aqui na Terra, é uma consequência colocá-las em prática, assim como as boas obras. Ambas, não praticamos para ser salvos, antes a praticamos por sermos salvos, gratos pela salvação, atos de amor e uma vivência diária em comunhão com Deus. Vamos aos tópicos.

1ª Ordenança de Jesus – batismo nas águas

O batismo foi testificado por Jesus quando pela idade de 30 anos quando fora ao encontro de João Batista. Referência: Mateus 3:13-17. Este, era chamado “batista”, porque batizava as pessoas no Rio Jordão ao se arrependerem de seus pecados.

João se sente constrangido ao de Jesus vir até ele para ser batizado, versículo 14 de Mateus 3, mas o mesmo insistiu para que cumprisse toda a justiça, e também servisse de exemplo para nós.

Deus confirma o ato do batismo de Jesus nos versículos 16 e 17. “E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.”

batismo de Jesus

Em Marcos 16: 15-16, Jesus Cristo afirma o ato do batismo como algo anexo em quem crer que Jesus Cristo é o Salvador, ao enviar os seus discípulos às nações. “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer, já está condenado”.

Observe que Jesus poderia até repetir a segunda afirmação como por exemplo: “mas quem não crer e não for batizado, já está condenado”. Por que Jesus não fez tal pronuncia?

Crer em Jesus Cristo sempre foi o fator decisivo para salvação. Enquanto João pregava arrependimento e anunciava a vinda de Cristo que viria salvar a humanidade e batizaria com fogo, Mateus 3:11-12 , as pessoas criam e logo eram batizadas, não existia pré-requisitos para entrarem nas águas, como vemos hoje em algumas denominações criarem muitas exigências para isso.

Batismo é ato de profissão de fé! Imaginemos que atrás dos púlpitos nas igrejas existisse uma pequena piscina, e assim que esta pessoa vai lá na frente e aceita ao Senhor como Salvador, logo, seria mergulhada nas águas. Simples assim!

Porém, nos dias de hoje, cria-se todo um procedimento para que isso aconteça. Investigação, estudos e tal. Isto se dá ao fato, daquela pessoa após passar pelas águas, receberá diploma e carteirinha de membro daquela denominação.

Batismo por imersão

O batismo deve ser feito por imersão, que é o ato de imergir, mergulhar às águas. Ao imergir, ocorre um simbolismo ali, como que o velho homem morrendo com seus pecados, deixados ali no fundo do rio ou piscina, nascendo então, uma nova criatura em Cristo Jesus.

Seguindo o exemplo de Jesus, a sua igreja pratica o batismo por imersão, não por aspersão, que é derramar uma pequena quantidade de água sobre a cabeça do convertido.

ordenanças de Jesus - batismo

Aliás, as crianças evangélicas quando ainda bebês, não podem ser batizadas. O batismo ocorre mediante ao arrependimento de pecados, e bebês não possuem ainda pecados, por mais que tenham nascido do pecado. As crianças são inocentes, não malícias e nem intenções ruins em seus corações.

Inclusive, Jesus Cristo nos ensina que para entrar no Reino dos céus devemos ser como crianças. Pureza, inocência, simplicidade, entre outros. A criança ou bebê de pais cristãos deve ser apresentadas ao Senhor da forma e oportunidade melhor para isso. Seja em cultos solenes, em casa orando, cultos domésticos, etc.

O batismo foi praticado também pela igreja primitiva, um exemplo disso, foi Filipe, Atos 8:12 que após pregar o evangelho, ocorria o batismo nas águas, tanto homem como mulheres.

No mesmo capítulo, versículo 26, Filipe é direcionado pelo anjo do Senhor a ir para o caminho de Gaza pregar para um eunuco, etíope. Após a sua conversão e crer em Jesus Cristo, o eunuco logo lhe pediu para que fosse batizado.

Felipe o batizou, confirmando assim o seu ato público de fé e reconhecimento que o Senhor Jesus era o seu único e suficiente Salvador. Referência completa em Atos, capítulo 8.

2ª Ordenança de Jesus: a santa ceia do Senhor

A santa ceia é a segunda ordenança de Jesus Cristo, ela foi instituída momentos antes Dele entregar a sua vida por amor a nós na cruz do Calvário.

Elementos da santa ceia: o pão e o vinho. O pão simboliza o seu corpo que foi partido por nós por amor; o vinho simboliza o seu sangue derramado, sangue pelo qual temos a remissão dos nossos pecados.

Ao cear com seus discípulos, Lucas 22:15-23, Jesus Cristo naquela ocasião informou sobre um dos discípulos que o havia de trair (Judas Escariotes), bem como trouxe a ordenança de reunirmos para cear sempre que pudermos em memória Dele até a sua vinda para buscar e arrebatar a sua igreja, comprada e lavada pelo seu sangue.

ceia do Senhor ordenança de Jesus

Participar da santa ceia é um ato que todo cristão deve praticar. Isto denota comunhão com Cristo e sua igreja. Participam dele, todos aqueles que são salvos, batizados e estão em comunhão. O crente mesmo pertencendo à uma outra denominação pode cear numa que estiver visitando.

Acima citei, que as ordenanças ligam-se entre si normalmente, pois, só participam da ceia aqueles que tornaram público o seu ato de fé ao se batizarem nas águas, então, afirmamos que: todo cristão convertido e batizado nas águas podem cear.

Por questões administrativas e disciplinares algumas denominações não deixam que seus membros participem da ceia, seja por afastamentos ou ainda exclusões, que ocorrem ainda nos dias de hoje.

Como participar da santa ceia do Senhor

Na carta de Paulo aos Coríntios, no capítulo 11, á partir do versículo 23, segundo o que recebera do Senhor, e também ensinara, o apóstolo dá advertências, exortações e o cuidado que devemos ter ao nos reunirmos para participarmos da Ceia do Senhor. Estava havendo uma certa desordem pelos crentes ao participarem.

Todo cristão deve refletir e examinar a si mesmo, se está apto para participar do corpo e do sangue do Senhor. A bíblia manda fazermos esta reflexão, e ainda adverte no versículo 29, “os que comem e bebem indignamente, comem e bebem para a sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor”;

posso tomar a ceia do Senhor - ordenanças de Jesus

Versículo 30, “por causa disso há entre vós, muitos fracos e doentes, e muitos que dormem”. Existe um grande perigo ao participar indignamente da ceia. Muitos não atentam para isso! A consequência é as pessoas enfraquecerem mais ainda, pois muitas, ficam com vergonha de não participarem e as outras pessoas o julgarem.

Porém, há de se ter o bom senso e confiança no poder do sangue de Cristo, o qual nos purifica de todo o pecado. Julga-se pertinente para esta questão de não participar da ceia, pecados ligados à insistência e falta de arrependimento de quem os pratica. Tais como: adultério, roubo, articulador de contendas, boatos, mágoas contra o irmão. Se lembrar de mais algum, comente nos comentários.

Lembrando que, a falta de reconhecimento do poder do sangue de Cristo em perdoar e purificar pecados, é um pecado gravíssimo! Se sente-se apto a participar, peça perdão e confie no poder de seu sangue remidor, Ele te purifica, o torna apto para participar!

Em 1 João 2:1, a bíblia nos ensina que Ele é o nosso Advogado Fiel! Nenhuma condenação ou acusação pode te impedir de participar da ceia! Há uma grande diferença em se analisar e outra, o inimigo lhe acusar! Saiba discernir esta diferença! Se não se sentir apto para participar dessa vez, concerte-se para participar da próxima!

Ordenanças de Jesus Cristo – 3ª ordenança: IDE

“Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura; quem crer e for batizado, será salvo, mas quem não cer, já está condenado “. Mateus 16:15-16

Após aceitarmos Jesus como Salvador, nos batizamos nas águas confirmando nossa profissão de fé, nos alegramos por termos nosso nome escrito no livro da vida, estamos radiantes, festejantes e por consequência, esta luz que se chama Jesus Cristo, o seu Espírito Santo em nossas vidas radiante, reluzirá e será testemunho para todas as pessoas que nos virem ou ouvirem!

ide - ordenanças de Jesus

Você carrega a glória de Deus sobre sua vida! Agora precisa espalhar este amor por toda a terra! Não sabe por onde começar? Comece pela sua família, depois amigos, vizinhos, parentes, bairros, cidades vizinhas, estados e países! Esta é uma autêntica missão da igreja de Cristo aqui na terra!

Em Atos 1:8, a Palavra nos ensina que após os discípulos receberem a virtude do Seu Espírito, seriam suas testemunhas em todos os lugares até os confins da terra.

Uma entrega verdadeira a Jesus Cristo fará com que você tenha entusiasmo de falar sobre Ele, até a sua vida testemunhará em lugares ou ocasiões em que muitas vezes não podemos abrir nossas bocas para falar!

Aliás, diante de tantos escândalos que vemos nos últimos dias, as pessoas estão um pouco cansadas de ouvir falar de Jesus, elas querem ver Jesus! E como? Através de seu testemunho de vida! Através de seu amor por Jesus Cristo, que te libertou e salvou da condenação eterna!

Pregue o evangelho em tempo e fora de tempo

Nunca perca a oportunidade de pregar o evangelho de Cristo. Peça a Deus, ocasiões para você falar e ministrar a Palavra para alguém. Em Timóteo 4:2, a bíblia nos ensina a pregar em tempo e fora de tempo.

Peça ao Pai, oportunidades, sabedoria e discernimento para falar no momento certo. Busque ao Senhor tenha intimidade com o Espírito Santo de Deus para ouví-lo, Ele o direcionará para falar conforme o Seu Espírito lhe revela.

Está em dúvida do que falar, mas sentiu a necessidade de pregar pra alguém? Fale de Jesus, da sua obra redentora na cruz, fale sobre perdão de pecados, seu amor, salvação, céu de glória! Cite as passagens bíblicas, a Palavra dita, é a boca de Deus falando através de você!

Evite falar de milagres, mesmo sabendo que nosso Deus tem todo o poder para curar, principalmente a alma! Não fale de bençãos materiais, fuga da teologia da prosperidade ao falar de Jesus pra alguém. Observe que somos muitos criticados, justamente por muitos amarem o dinheiro e acabaram caindo em avarezas e corrupções!

Evite debates, não é preciso defender o evangelho com a boca, quando nosso testemunho fala mais alto! Fale somente de Jesus Cristo e seu amor pela humanidade, amor a ponto de se entregar numa cruz para que tivéssemos vida, e vida com abundância, vida eterna!

Neste breve estudo, abordei sobre as 3 ordenanças de Jesus Cristo que deixou para a sua igreja, se você observar, nenhuma delas tem cunho de obrigações ou algo pesado. Ambas, demostram uma sequência natural e demonstração de fé, amor e testemunho do Senhor Jesus, até que um dia Ele volte para buscar a sua igreja!

4.6 (92%) 5 votes

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.