FOTOS IMAGENS-Polícia Federal investiga fraude em licitações
Polícia Federal investiga fraude em licitações
Polícia Federal investiga fraude em licitações no sudoeste do Paraná
Policiais cumprem mandados de busca e apreensão nesta quarta (5).
Construção de calçadas em Chopinzinho são alvos da investigação.
A Polícia Federal (PF) cumpre seis mandados de busca e apreensão em Chopinzinho e em Pato Branco, ambas na região sudoeste do Paraná, na manhã desta quarta-feira (5). A intenção é investigar fraudes em licitações de obras públicas em Chopinzinho.
Segundo a PF, as ordens judiciais fazem parte das investigações que apuram fraude em licitações na construção de calçadas públicas em Chopinzinho.
As obras foram custeadas com recursos repassados pelo Ministério das Cidades.
As investigações, conforme a PF, apontam ainda para o direcionamento de contratos da Prefeitura de Chopinzinho para uma empresa de construção civil constituída em nome de “laranjas”, mas encabeçada pelo genro e pelo cunhado do ex-prefeito Vanderlei José Crestani.
O G1 tenta contato com o ex-prefeito, que atualmente é secretário de Administração e Finanças na Prefeitura de Pato Branco. A diretora de Comunicação da cidade, Mariza Medeiros, afirmou Crestani aguarda o desfecho da operação para se posicionar.
Ainda conforme informações da PF, na primeira licitação, em 2011, a empresa representada pelo cunhado do ex-prefeito foi a vencedora para assinatura de contrato de R$ 482.527,49.
Logo em seguida, essa licitação foi anulada por “conveniência administrativa”. Segundo a PF, o cunhado do ex-prefeito retirou-se do contrato social da empresa, porém, depois, a mesma empresa sagrou-se vencedora em uma nova licitação com preço global de R$ 481.140,52.
Nesse novo contrato, uma das sócias da empresa também figurou como fiscal administrativa, representando a Prefeitura de Chopinzinho.
Os mandados de busca e apreensão desta quarta-feira foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Pato Branco. Eles são cumpridos em casas e em empresas de construção civilpor policiais federais de Guarapuava, na região central do estado.
Entre as casas, está a da filha do ex-prefeito de Chopinzinho. Conforme a PF, o marido dela e genro do ex-prefeito é um dos donos da empresa de construção civil envolvida no esquema.
Por fim, ainda segundo informações da PF, duas empresas que têm como representantes os parentes do ex-prefeito funcionam em bem público de mais de 41 mil m², com barracão de 815 m², cujo uso foi concedido pela Prefeitura de Chopinzinho.
Quer saber mais notícias da região? Acesse o G1 Oeste e Sudoeste.
Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários com Facebook