1º Festival Gastronômico Junino começa hoje


145412

 

Festa junina combina com forró, quadrilha improvisada, brincadeiras e quitutes típicos do período. Tudo isso e um pouco mais está no cardápio do 1º Festival Gastronômico Junino que movimenta a Praça Pedro Velho (Praça Cívica), em Petrópolis, a partir desta quinta-feira às 18h (até à 1h da madrugada). A programação, inteiramente gratuita, segue até o próximo dia 24 e inclui preparação ao vivo de receitas elaboradas com ingredientes regionais e um toque de exclusividade por chefs conceituados da cidade, entre eles Ítala Selda, Gabriela Sales e Nito Avelar. O formato do evento lembra os saudosos arraiás de rua, e deve agradar em cheio natalenses e visitantes.

Durante o festival, a tradicional canjica, o milho verde e o combinado ginga com tapioca dividem as atenções e o paladar do público com restaurantes e bares como o Blackitchen (risoteria), Totóia (cozinha seridoense), Taiá Bistrô (slow food), Real Clube do Bacalhau (cozinha portuguesa), Menina Bonita Tapiocaria, cachaçaria e bar Ombak, Papillon Creperie, doces da Sweet Cake, Piazza dei Fiori e Chaminé Café. 

As opções musicais também transcendem o trivial agregando MPB, rock e samba à trilha sonora: nomes como Khrystal, Artur Soares, Forró Namanha, Rodolfo Amaral, Isaque Galvão, Dodora Cardoso e o grupo Forrobodó, de Recife, confirmaram presença. Nos dias de abertura (19) e encerramento (24) a dança dará o ar da graça através do projeto “Grande Dança Brasil 2014”, iniciativa no formato flash mob que faz parte das ações do Ministério da Cultura para o período de Copa do Mundo.

Sabores
Todos as noites a cozinha do Festival será palco para preparação de um menu diferente, onde chefs convidados irão preparar ao vivo os pratos oferecidos ao público – em pequenas degustações ou combos a preços acessíveis) nos estandes montados na Praça Pedro Velho. Hoje o cardápio será assinado por Ítala Selda, do Ateliê Culinário; na sexta (20) o sabor da noite estará sob a batuta da chef Gabriela Sales, do Between Food & Galery. Já no sábado (21) o chef Nito Avelar é quem cria os pratos e dia 22 será a vez da chef Ana Lima assumir a bancada da cozinha principal do evento. Segunda (23) e terça (24) os pratos serão preparados pelos chefs Celso e Caicó, ambos dos restaurantes Camarões Express e Caicoense.

A direção geral do evento é de Walde Faraj, do Circuito de Festivais Gastronômicos, a coordenação gastronômica está sob responsabilidade da chef Sanylle Faraj, e a programação cultural é assinada por Diana Fontes, da Natal Cultural. O 1º Festival Gastronômico Junino conta com patrocínio da Prefeitura de Natal, através do Programa Djalma Maranhão de incentivo à Cultura, Hotel Majestic Natal, Hotel Esmeralda e Banco do Brasil.

Programação

Todos os dias: apresentação das atrações por Isaque Galvão e Badú Morais; tendas de degustação;  
Tio Chulé com atividades infantis; quadrilha infantil, pescaria e gincana; apresentação de quadrilha junina profissional; e quadrilha improvisada

Quinta, 19
Menu do dia com a chef Ítala Selda; flash mob “Grande Dança Brasil 2014”; shows de Laryssa Costa e Dois de Breque, Khrystal e Banda.

Sexta, 20
Menu com a chef Gabriela Sales; 
shows dos grupos Quarteto Linha, 
Forró Namanha e Forrobodó (PE).

Sábado, 21
Menu com o chef Nito Avelar; 
shows de Isaque Galvão (Tributo a 
Jair Rodrigues) e Rodolfo Amaral.

Domingo, 22
Menu do dia com a chef Ana Lima; 
shows de Isaque Galvão e Badú 
Morais e Banda, Arcésio Andrade.

Segunda, 23
Menu com os chefs Celso e Caicó, dos restaurantes Camarões e O Caicoense; 
shows de Artur Soares, Khrystal e Banda.

Terça, 24
Menu com os chefs Celso e Caicó, dos restaurantes Camarões e O Caicoense; encerramento do Festival com show de Dodora Cardoso e flash mob “Grande Dança Brasil 2014”.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.