Vistoria final nas estruturas móveis do Arena das Dunas será concluída neste sábado


Arena-das-Dunas-Mexico-JA-253-1024x678

O estádio Arena das Dunas deverá receber neste sábado (14) a última vistoria nas estruturas recém-instaladas para os jogos da Copa do Mundo em Natal. Na sexta-feira (13), o Arena sediou o jogo entre México x Camarões sem a declaração de liberação das arquibancadas móveis pelo Corpo de Bombeiros, risco que poderia alcançar milhares de torcedores que compraram ingressos para as cadeiras móveis.

 

De acordo com a assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte, a corporação foi impedida pela FIFA de visitar o estádio no começo da manhã de sexta-feira por questões de segurança. A Força Nacional barrou a entrada de qualquer pessoa no começo do dia para fazer uma varredura antibombas, bloqueando a entrada de qualquer pessoa do espaço interno e externo ao estádio antes do início do jogo.

 

Em função disso, a corporação foi obrigada a adiar a vistoria para minutos antes da partida entre México e Camarões, mas não conseguiu entrar no estádio, uma vez que a movimentação de pessoas já era muito grande e impediria que a vistoria fosse realizada conforme determina o protocolo.

 

“O comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, terá uma reunião com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) neste sábado (14) para reforçar essa questão da vistoria. Estamos aguardando a liberação da administração da Arena das Dunas ainda hoje para fazer a vistoria que não pode ser feita ontem”, afirmou Tenente Cristiano Couceiro, assessor de comunicação da corporação.

 

A expectativa do Corpo de Bombeiros é de que o jogo entre EUA x Gana, na próxima segunda-feira, 16 de junho, seja realizado com o Arena das Dunas totalmente vistoriado e liberado, com a garantia do atestado de vistoria. “Continuaremos em prontidão para fazer a vistoria a qualquer momento”, disse Couceiro.

 

A preocupação dos Bombeiros, porém, é bem menor do que nos últimos dias, segundo destacou o tenente. Na última vistoria realizada pela corporação, na tarde de quinta-feira (12), foi observado que 95% da estrutura já estava dentro dos critérios avaliados pelo projeto de Segurança.

 

“Como a última vistoria foi realizada na quinta-feira, acreditamos que tudo já deva estar pronto. Inclusive, o jogo entre México e Camarões pode até ter ocorrido com as estruturas prontas, mas só podemos atestar isso depois dessa visita final”, explicou Cristiano Couceiro.

 

Segundo relatado pelo Corpo de Bombeiros, restavam ainda a fixação de alguns assentos nas arquibancadas móveis, a fixação de alguns guarda-corpos (estruturas de proteção que evita queda de corpos) e a relocação de algumas escadas, que estavam diferentes no projeto inicial. A equipe que fez a vistoria constatou que o material usado é de boa qualidade, até melhor que costumeiramente é vista nos eventos públicos já realizados em Natal.

 

Compartilhar:

 

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.