GOVERNO DECRETA SIGILO SOBRE ESTUDOS QUE EMBASAM REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Foto: Fábio Rodrigues Pozzembom/ ABr

Os estudos e os relatórios técnicos que ancoram a proposta da reforma da Previdência estão sob sigilo. A medida do Ministério da Economia impede o acesso a conteúdos como argumentos, estatísticas, dados econômicos e sociais que norteiam o texto. A matéria pode ser votada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara na terça-feira (23).

A confidencialidade das informações veio à tona após o jornal Folha de S.Paulo ter um pedido na Lei de Acesso à Informação negado pela pasta comandada por Paulo Guedes. Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, os dados foram elaborados “no âmbito de suas competências regimentais”, para manifestações técnicas sobre a proposta em tramitação.

Somente servidores autorizados e autoridades públicas do alto escalação podem acessar o conteúdo. “Contudo, registra-se que todos os expedientes foram classificados com nível de acesso restrito por se tratarem de documentos preparatórios”, explica a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. A resistência do governo em apresentar levantamentos relativos à reforma desagrada congressistas.

O governo argumenta que a medida restritiva segue entendimento da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional a respeito do assunto. O decreto que regulamenta a Lei de Acesso chama de preparatórios documentos formais usados como fundamento de “tomada de decisão ou de ato administrativo, a exemplo de pareceres e notas técnicas”.

Na próxima terça-feira, a CCJ da Câmara deve votar o parecer da admissibilidade da proposta. O relator da matéria, Marcelo Freitas (PSL-MG), é favorável ao texto, mas nos últimos dias admitiu que alguns pontos podem ser alterados.

O maior desgaste entre governo e parlamentares é a aposentadoria rural e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) — pago a idosos carentes. A equipe econômica mantém a expectativa de economizar R$ 1 trilhão em 10 anos.

Fonte: Metrópoles

 Deixe o seu comentário (0)

publicidade

NATAL- MULHER É MORTA A FACADAS PELO EX-MARIDO DENTRO DE CASA

Uma mulher de 30 anos foi morta neste domingo (22) dentro da casa onde morava, na rua Divinópolis, conjunto Vale Dourado, Zona Norte de Natal. Segundo a polícia, o principal suspeito do crime é o ex-marido da vítima. O corpo de Teresa Raquel Borges de Oliveira foi encontrado na cama do quarto da residência, coberto por um lençol.

De acordo com a Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine), órgão da Secretaria de Segurança do Estado que dispõe dos números da criminalidade, até o sábado (20), 28 mulheres foram mortas este ano no Rio Grande do Norte. Destes casos, oito foram feminicídios, quando a vítima é assassinada por uma questão de gênero. Teresa Raquel foi a 29º de 2019.

Os familiares que encontraram a mulher dentro do imóvel disseram que ela apresentava roxidão na face. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) confirmou que ela foi morta com perfurações de arma branca.

Os parentes foram até o local depois que receberam uma ligação dos vizinhos de Teresa Raquel, informando que o ex-marido dela havia saído correndo da casa. Quando chegaram, a encontraram morta.

Josefa Borges, mãe de Teresa, disse que a filha manteve um relacionamento por 10 anos com o suspeito, porém os dois haviam rompido havia seis meses. Segundo ela, o homem não aceitava o fim da relação.

Fonte: G1 RN

 Deixe o seu comentário (0)

publicidade

IRMÃO DE BRUNO GAGLIASSO É NOMEADO PARA CARGO NA SECRETARIA DE CULTURA DO RIO

Foto: Reprodução

O ator Thiago Gagliasso, irmão de Bruno Gagliasso, está há dois meses em uma outra função, fora da televisão e das redes sociais que o notabilizaram. Desde 26 de fevereiro, ele é assistente da Superintendência de Artes da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, na gestão do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC).

A função, que tem salário de cerca de 8.000 reais por mês  segundo estimativas de 2016, está relacionada à administração de equipamentos culturais do governo do Rio de Janeiro, como o Parque Lage, a Casa França-Brasil e a Sala Cecília Meireles. Thiago assumiu cargo na administração do novo secretário de Cultura do estado, Ruan Lira.

Em seu instagram, onde tem 423.000 seguidores, o ator comentou a nova função. “Espero poder dar o máximo, sempre com transparência e aberto a novas ideias. Estou focado em ajudar a fomentar a cultura e a economia criativa do nosso estado. Meu Instagram está aberto para toda e qualquer ideia e proposta, também para as empresas que estão dispostas a somar com recursos para execução de projetos culturais e criativos. Conto com vocês”, escreveu.

Em outubro do ano passado, Thiago se envolveu em uma controvérsia sobre política com a cunhada, Giovanna Ewbank. Apoiador do então candidato Jair Bolsonaro (PSL), o ator tornou pública uma discussão com Ewbank depois de ter escrito na rede social de forma crítica à televisão e aos “formadores de opinião que não formam mais”, em referência aos atores que apoiaram a campanha “Ele não”, contra a eleição de Bolsonaro.

Na réplica, Giovanna Ewbank confrontava o ator com vantagens financeiras que ele teria em virtude do sucesso profissional do irmão Bruno Gagliasso na televisão. Thiago expôs a discussão para dizer que não dependia mais de Bruno.

Fonte: Veja.com

 Deixe o seu comentário (0)

publicidade

NATAL- ESTUDANTE DE ESCOLA PÚBLICA É CLASSIFICADO PARA CAMPEONATO DE ATLETISMO NA CROÁCIA

Foto: Divulgação

A terceira edição do Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo, que aconteceu nos dias 12 e 13 de abril, na pista do Centro de Treinamento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), classificou o estudante Hygor Gabriel Bezerra Borges da Escola Municipal Santos Reis para o Campeonato Mundial Escolar de Atletismo, que acontecerá na Croácia de 13 a 19 maio. Hygor disputará medalha na modalidade do salto à distância. Ao todo, 24 atletas representarão o Brasil na disputa.

Além das aulas de Educação Física na E.M. Santos Reis, com a professora Gilda Galvão Brito, o adolescente também realiza o seu treinamento na UFRN, de segunda a sexta-feira, das 15h às 19h, com o treinador Rogério Oliveira, através de um projeto de iniciação esportiva chamado “Vivendo, Dançando e Aprendendo a Jogar”, em parceria com a Federação Norte Riograndense de Atletismo – FNA. Este projeto proporciona, aos alunos, a prática de atividades físicas e protagonismo juvenil, por meio de parcerias com federações e entidades esportivas do estado, a fim de promover melhores condições de treinamento.

O técnico Rogério explicou que existem três fases de treinamento – base, que é o início dos treinos; específico, em que o treinamento vai intensificar; e competitivo, ao qual o atleta foca os esforços para competições – e comentou sobre a preparação do adolescente para o campeonato. “Apesar de ele ainda estar no período de base, eu vou dar uma adiantada no treinamento dele, para ele chegar bem na competição, mais rápido e mais forte. Então, eu vou passar ele logo para o período específico e depois para o competitivo. Com isso, eu espero que ele consiga se superar e, quem sabe, até bater um recorde”, adiantou.

Ao longo de sua vida como atleta, Hygor coleciona alguns títulos como campeão do Campeonato Interclubes Brasileiro Sub 16 no salto à distância, em 2017, campeão no salto em distância dos Jogos Escolares da Juventude, em 2018, bicampeão dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte e, neste ano, foi vice-campeão brasileiro nos 100 metros rasos. A professora Gilda, que o acompanha na unidade de ensino do município, ressaltou o desempenho do atleta nos últimos anos. “Ele vem se destacando no salto em distância e nos 100 metros rasos desde 2017, com conquistas nacionais e regionais”.

 Deixe o seu comentário (0)

publicidade

CANAL DE BOLSONARO REMOVE VÍDEO EM QUE OLAVO CRITICA MILITARES E ALIADOS DO GOVERNO

O canal oficial do presidente Jair Bolsonaro no YouTube divulgou um vídeo em que o filósofo Olavo de Carvalho critica militares e aliados do governo e o removeu horas depois. As informações são do jornal Folha de S. Paulo desta segunda- feira (22). O vídeo foi publicado no último sábado (20). Depois disso, foi compartilhado pelo vereador Carlos Bolsonaro (PSL-SP) no domingo (21) de manhã e depois deletado às 18h30, após mais de 100 mil visualizações.

Quando o assunto do vídeo virou notícia e ele foi removido, o vereador – conhecido por criar conteúdos nas redes de Bolsonaro – compartilhou que começa um novo momento em sua vida, “longe de todos”. Carlos também disse que “nunca se importou com o poder”.

Sobre o vídeo
O vídeo mostra Olavo de Carvalho, considerado guru do governo Bolsonaro. Na peça, ele diz que os militares erraram e continuam cometendo equívocos ao afirmar que “livraram o país do comunismo”. Segundo o ideólogo, o movimento e o PT (Partido dos Trabalhadores) começaram a atuar no Brasil devido ao período em que os militares estavam no governo.

“Esse pessoal subiu ao poder em 1964, destruiu os políticos de direita e sobrou o quê? Os comunistas. E daí os comunistas tomaram o poder. E aí eles dizem ‘nós livramos o país do poder’. Nós livramos o país do comunismo. Não, nós entregamos o país ao comunismo”, conta na gravação. “Se tivessem vergonha na cara confessariam o seu erro”, disse sobre os militares.

“Os milicos têm que começar por confessar os seus erros antes de querer corrigir os erros dos outros. Essa é a lei de Cristo. Primeiro os teus pecados, depois os do vizinho. Mas no Brasil não, todo mundo é assim: ‘nós somos os patriotas, os heróis, salvamos o Brasil do comunismo, nós isso, aquilo’. Tudo conversa mole. Quem salvou o Brasil do comunismo foram as lideranças civis em 1964”, continuou o filósofo.

“Vocês criaram o PT e não tem coragem de confessar”, enfatizou em outro momento. Olavo de Carvalho também criticou os “novos políticos” que, segundo ele, entraram no governo devido a popularidade de Bolsonaro. Para Olavo, os grupos atuais estão cometendo os mesmos erros de outros partidos que assumiram o poder anteriormente. “Dentro do governo é isso que vocês estão encontrando. É só intriga, é só sacanagem, egoísmo, vaidade, é só isso que tem”, diz.

O filósofo reforçou a ideia de que é necessário uma maior formação cultural para mudanças efetivas no Brasil.“Tem que levantar a cultura e esperar que um dia talvez surja uma classe política melhor, educada por nós”, mas criticou as contribuições deixadas após o período de 64. “Qual foi a última contribuição das escolas militares para a alta cultural nacional? As obras do Euclides da Cunha. Depois de então foi só cabelo pintado e voz empostada. Cagada, cagada”, informou.

Fonte: Poder 360

 Deixe o seu comentário (0)

publicidade

PREFEITURA DO NATAL CONVOCA APROVADOS EM CONCURSO DA SAÚDE

A Prefeitura do Natal publicou, no Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira (22), a chamada de aprovados no concurso público da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A convocação acontece depois que os candidatos nomeados anteriormente não se apresentaram ou não quiseram assumir as funções e pediram exoneração. Ao todo, foram 141 candidatos convocados.

Os cargos selecionados foram: auxiliar de farmácia (5); auxiliar de saúde bucal (2); técnico em enfermagem (44); técnico em patologia clínica (10); assistente social (1); biomédico (1); educador social (1); enfermeiro (7); farmacêutico (4); farmacêutico bioquímico (4); fisioterapeuta (1); médico anestesiologista (4); médico clínico geral (6); médico da estratégia de saúde da família (30); médico do trabalho (1); médico obstetra (8); médico urgencista (4); nutricionista (2); odontólogo (3); psicólogo (2); sanitarista (1).

Os candidatos nomeados deverão, no prazo máximo, de 30 dias, a partir desta segunda, comparecer ao auditório da Secretaria Municipal de Saúde, localizada a Rua Fabrício Pedroza, 915, Areia Preta, Natal/RN, CEP: 59014-030, das 8h às 13h, de segunda à quinta-feira, a fim de receberem instruções sobre a documentação necessária para a posse. Sob pena de não assim o fazendo perderem o direito a exercício do cargo.

Os aprovados deverão apresentar os seguintes exames: hemograma – tipo sanguíneo; glicemia – VDRL – EAS – EPF – TSH – colesterol – triglicerídeos; eletrocardiograma (laudo e parecer do cardiologista); eletroencefalograma (laudo/parecer do neurologista); laudo de sanidade mental com parecer do psiquiatra; audiometria com parecer do otorrinolaringologista; e Raio X do tórax com parecer do radiologista.

É necessário apresentar estes documentos: laudo médico (emitido pela comissão competente/CPMSHT/SEMAD); 01 foto ¾ recente; carteira de identidade e CPF; título de eleitor; certidão eleitoral de antecedentes criminais; certificado de reservista (sexo masculino); diploma de habilitação para o cargo; registro no conselho (quando exigido); certidão de antecedentes criminais (estadual e federal); certidão de nascimento ou de casamento; cartão do PIS ou do PASEP (caso seja inscrito); comprovante de residência; carteira de trabalho (incluindo folha do contrato assinado ou não); cartão de conta corrente do Banco do Brasil (caso tenha); e ato de exoneração ou cópia do requerimento no ato da posse (se servidor público).

 Deixe o seu comentário (0)

publicidade

DETRAN UNE AÇÕES DE EDUCAÇÃO E FISCALIZAÇÃO NA OPERAÇÃO LEI SECA

Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) finalizou as intervenções realizadas durante o feriado da Páscoa com uma ação que uniu educação e fiscalização de trânsito. A medida desenvolvida pela Operação Lei Seca agiu na madrugada desse domingo (21), visitando alguns bares da capital onde os policiais militares conversaram com os cidadãos a respeito da importância de não dirigir após uso de bebida alcoólica.

Durante a ação educativa que chegou a bares situados nas Avenidas Prudente de Morais, Integração e Ayrton Senna, os frequentadores tiveram a oportunidade de medir seu nível de alcoolemia, conhecer o funcionamento do etilômetro e tirar dúvidas sobre a legislação e procedimentos nos casos de flagrante de direção sob influência de álcool. “Foram feitos testes de etilômetro em várias pessoas que estavam nos bares e orientamos sob como proceder para não incorrer no erro de dirigir sob influência de álcool”, explicou o coordenador da Operação Lei Seca do Detran, capitão Isaac Paiva.

Logo após as ações educativas os policias armaram barreiras com blitz de fiscalização na zona Sul de Natal. A ação abordou e fiscalizou 257 veículos e flagrou 17 condutores que foram autuados por desrespeito à Lei Seca. A fiscalização ainda resultou em oito autos de infração por motivos diversos e dois automóveis foram retidos e removidos ao pátio de veículos apreendidos do Detran.

A ação unindo educação e fiscalização realizada pela Operação Lei Seca do Detran é denominada de “Bafômetro Consciente” e tem o objetivo de conscientizar o motorista e promover mais segurança no trânsito.

 

 

 Deixe o seu comentário (0)

publicidade

CONFEDERAÇÃO ISRAELITA PROCESSA CIRO GOMES POR ANTISSEMITISMO

Foto: Sérgio Lima

O ex-ministro e ex-candidato a presidente Ciro Gomes (PDT) foi processado pela Conib (Confederação Israelita do Brasil). O pedetista falou em “corruptos da comunidade judaica”. A decisão foi anunciada por meio de nota divulgada neste domingo (21) pelo grupo.

Em entrevista publicada na sexta-feira (20) pelo site HuffPost Brasil, o ex-governador do Ceará disse que o presidente Jair Bolsonaro fala aos “grupos de interesse o que eles querem ouvir” e completou: “Por exemplo, para os amigos dele aí, esses corruptos da comunidade judaica, que acham que, porque são da comunidade judaica, têm direito de ser corrupto”.

O comunicado divulgado pela Conib disse que o candidato à Presidência pelo PDT não liga “outras minorias ou grupos à corrupção” no país. O texto classificou as declarações do pedetista como antissemitas e infelizes.

Leia a íntegra da nota:

“A Conib (Confederação Israelita do Brasil) decidiu tomar medidas legais contra o ex-governador Ciro Gomes por antissemitismo. Em entrevista ao site HuffPostBrasil, Ciro afirmou: ‘Agora Bolsonaro diz aos grupos de interesse o que eles querem ouvir. Por exemplo, para os amigos dele aí, esses corruptos da comunidade judaica, que acham que, porque são da comunidade judaica, têm direito de ser corrupto.’

A Conib, que já havia condenado declaração de Ciro Gomes de que Bolsonaro foi financiado pelo ‘sionismo radical’, acionou advogados para iniciarem processo legal contra o ex-governador.

Mais uma vez, Ciro Gomes nos ataca de forma generalizada, agora chamando membros da comunidade de ‘corruptos’. Não vemos Ciro ligar outras minorias ou grupos à corrupção no Brasil. Se pretende ser visto como um político despido de ódios e preconceitos, cabe ao ex-governador se retratar das infelizes declarações contra os judeus brasileiros”.”

Fonte: Poder 360

 Deixe o seu comentário (0)

publicidade

CRIANÇA DE CINCO ANOS MORRE ATROPELADA APÓS PERSEGUIÇÃO POLICIAL EM SP

Foto: Reprodução

Um menino de 5 anos morreu após ser atropelado durante uma perseguição policial no último sábado, 20, no bairro do Aricanduva, na zona leste de São Paulo. Leandro dos Santos estava com a mãe, Thayane dos Santos Silva, de 26 anos, quando o acidente aconteceu. Eles foram levados ao hospital, mas a criança não resistiu aos ferimentos. Thayane está internada em estado grave. A polícia investiga o caso.

Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), três homens armados com fuzil e pistolas roubaram um estabelecimento comercial na Rua Miguel Bastos Soares e foram seguidos por policiais militares. Durante a perseguição, as vítimas foram atropeladas e a viatura bateu em um poste. A pasta não informou se foi o veículo policial que atingiu mãe e filho. Os policiais também precisaram de atendimento médico em hospitais.

“Todas as testemunhas e vítimas do roubo foram ouvidas. Até o momento não foram encontradas testemunhas do acidente envolvendo os PMs e as duas vítimas”, informou a pasta. O caso foi registrado no 69° DP (Teotonio Vilela) e está sendo investigado pelo 41° DP (Vila Rica). Um inquérito também foi instaurado pela Polícia Militar.

Fonte: Estadão

 Deixe o seu comentário (0)

publicidade

BOLSONARO REITERA CORTE EM PATROCÍNIOS CULTURAIS DA PETROBRAS

Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro reiterou neste domingo, 21, a ordem de seu governo para a Petrobras rever os seus contratos de patrocínio ao setor cultural e justificou que a medida tem o objetivo de “saber o que fazem com bilhões de reais da população brasileira”. Em nota no Twitter, Bolsonaro indicou haver dúvidas de que os beneficiados são realmente dessa área.

Lançado em 2003, o Programa Petrobras Cultural patrocina projetos de música, artes cênicas e audiovisual. De acordo com a empresa, mais de 4.000 ações já receberam ajuda do programa. A seleção dos projetos se dá por chamadas públicas e por escolha direta. A última chamada aberta pela companhia foi em 4 de dezembro do ano passado. A “Petrobras Música em Movimento 2018” tinha valor total previsto de R$ 10 milhões.

Em fevereiro, a petroleira já havia ceifado o apoio financeiro a 13 projetos culturais, entre os quais a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de novembro deste ano. Esta será a primeira vez, em 20 anos, que a Petrobrás não será mecenas desse evento.

A ordem do governo brasileiro surge no momento de sua interferência na política de reajuste de preços do óleo diesel da companhia, como meio de prevenir uma possível greve de caminhoneiros. O movimento do próprio Bolsonaro em relação ao preço do combustível gerou reações negativas do mercado, que esperava do atual governo uma atitude intervencionista, e do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Fonte: Veja.com

 Deixe o seu comentário (0)

publicidade

YASMIN GABRIELLE, EX-ASSISTENTE MIRIM DE RAUL GIL, COMETE SUICÍDIO AOS 17 ANOS

Foto: Reprodução

A jovem Yasmin Gabrielle, 17 anos, que ficou conhecida por se apresentar no Programa Raul Gil  no quadro “Eu e as Crianças”, e ser uma das assistentes mirins do apresentador, foi encontrada morta neste domingo (21) após cometer suicídio. Segundo Raul Gil Jr., diretor da atração, Yasmin sofria com depressão. A informação foi confirmada por familiares.

“Infelizmente perdemos nossa Yasmim Gabrielle. Depressão é uma doença que está acabando com nossas crianças. Que Jesus à receba com amor e que ela encontre paz. Muito triste”, escreveu o filho do apresentador no Instagram. Pelas redes sociais, publicações lamentam a morte de Gabrielle e chamam atenção pela gravidade da doença.

“Vocês sabem o que é depressão? Pra quem não sabe ou acha que sabe, é uma doença muito grave que atinge o autoestima, psicológico e o emocional das pessoas“, escreveu Luis Gabriel, amigo de Yasmi.

Yasmin, assim como Maísa Silva, começou muito cedo na atração de Raul Gil. No palco, ela cantava músicas que faziam sucesso na época e divertia o público com suas tiradas e chamava o apresentador de “Vovô Raul”. Depois de crescer, a jovem continuou se apresentando no programa.

Em 2017, ela participou da atração pela última vez. Nesse dia, Raul Gil exibiu um vídeo com os melhores momentos da artista. Inclusive, o apresentador mostrou a mãe dela, que morreu vítima de um câncer em 2012.

com informações do Metrópoles

 Deixe o seu comentário (0)

publicidade

BOMBEIROS ENCONTRAM CORPO DE ÚLTIMA VÍTIMA DE PRÉDIOS QUE DESABARAM NO RJ

As equipes de resgate do Corpo de Bombeiros encontraram, nos primeiros minutos deste domingo, 21, o corpo da última vítima desaparecida no desabamento de dois prédios na comunidade da Muzema, na zona oeste do Rio de Janeiro, no último dia 12. Com isso, o número de mortos na tragédia chega a 23. Há oito sobreviventes.

Com isso, os bombeiros encerraram as buscas por vítimas do desabamento de dois prédios na Muzema. Desde a tragédia, foram retirados 21 corpos dos escombros. Outras duas pessoas que foram resgatadas com vida acabaram morrendo quando recebiam atendimento em hospitais do Rio.

A Polícia Civil procura três pessoas que são apontadas como responsáveis pelos edifícios que ruíram. São considerados foragidos José Bezerra de Lima, conhecido como Zé do Rolo, responsável pela construção dos edifícios, e Renato Siqueira Ribeiro e Rafael Gomes da Costa, que atuavam como vendedores. Eles respondem por homicídio com dolo eventual, quando se assume o risco de matar.

Segundo os bombeiros, o último corpo encontrado é de uma mulher. Na tarde de ontem foram resgatados os corpos de dois meninos. Ao todo, morreram no desabamento cinco homens, sete meninos, dez mulheres e uma menina. Em nota, a corporação informou que foram mais de 200 horas ininterruptas de buscas.

Dois oito feridos, três permanecem internados. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a vítima que estava no Hospital Lourenço Jorge foi transferida para um hospital da rede particular a pedido da família.

A secretaria informou que Paloma Paes Leme, internada no Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, foi transferida na noite de quinta-feira, 18, para um leito ao lado do filho, Rafael, também sobrevivente do desastre. Os dois estão na Unidade Intermediária Pediátrica e apresentam quadro clínico estável.

Máquinas

Desde a tarde de sábado, 19, o trabalho de resgate passou a utilizar máquinas capazes de erguer as lajes que desabaram, possibilitando aos bombeiros acessar locais não vasculhados com o trabalho manual.

A prefeitura anunciou que vai demolir imediatamente pelo menos três prédios no condomínio Figueiras do Itanhangá, que ficam ao lado dos dois que desabaram. Mais 15 prédios poderão ser demolidos também, pois não têm licença de construção.

Fonte: Agência Estado

 Deixe o seu comentário (0)

publicidade

QUASE 3 MESES APÓS TRAGÉDIA EM BRUMADINHO, 32 BARRAGENS DA VALE ESTÃO INTERDITADAS

Passados quase três meses da tragédia de Brumadinho (MG), 32 barragens da mineradora Vale sediadas em Minas Gerais estão com as atividades interditadas. A suspensão das operações destas estruturas tem ocorrido tanto por decisão da Justiça, como também da Agência Nacional de Mineração (ANM), da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) ou da própria mineradora.

A pedido da Agência Brasil, a Vale listou 30 estruturas que estão interditadas. Dessas, três estão na Mina Córrego do Feijão, onde também fica a barragem que se rompeu no dia 25 de janeiro. Além de Brumadinho, as estruturas com operações suspensas se situam nas cidades mineiras de Nova Lima, Ouro Preto, Itabirito, Itabira, Barão de Cocais, Rio Piracicaba e Mariana.

Outras duas barragens localizadas em Sabará (MG) – Galego e Dique da Pilha 1 – não apareceram na relação da Vale, mas são alvo de uma decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicada no dia 9 de abril. Foi determinada, entre outras medidas, a interrupção imediata de qualquer atividade que importe elevação e incremento de risco de rompimento nessas estruturas de contenção de rejeitos.

Questionada sobre a ausência das duas barragens na lista, a Vale informou que ainda não foi notificada da decisão e que adotará as medidas cabíveis quando tomar conhecimento de seu teor. “Importante destacar que a barragem Galego já estava inativa e possui declaração de condição de estabilidade, enquanto o Dique da Pilha 1 já foi descaracterizado”, acrescentou a mineradora em nota.

Liminares do TJMG chegaram a atingir a barragem Laranjeiras e outras estruturas da Mina de Brucutu, a maior de Minas Gerais, situada no município de São Gonçalo do Rio Abaixo. Na semana passada, porém, a mineradora anunciou ter conseguido aval da Justiça para retomar as atividades.

A Vale não planeja voltar a operar em todas estruturas interditadas. Pelo menos nove delas estão em processo de descomissionamento, conforme anúncio feito cinco dias após a tragédia de Brumadinho. Além dessas nove, também está sendo descaracterizada a barragem que se rompeu. Todas elas são alteadas pelo método a montante.

Considerado menos seguro, o método de alteamento a montante está associado não apenas à ruptura em Brumadinho, como também em Mariana, no ano de 2015, quando 19 pessoas morreram após o vazamento de rejeitos em um complexo da mineradora Samarco, joint-venture da Vale e da anglo-australiana BHP Billiton. De acordo com a mineradora, o processo de descomissionamento deve ser concluído em aproximadamente 3 anos.

Evacuações

As buscas por vítimas em Brumadinho permanecem. Na última sexta-feira (19), a Defesa Civil de Minas Gerais retirou cinco nomes da lista de desaparecidos por solicitação da Polícia Civil. O motivo não foi informado. Dessa forma, o número de pessoas que não foram encontradas foi atualizado para 41. Até o momento, 231 corpos foram resgatados.

Em decorrência da tragédia, 271 pessoas estão fora de suas casas, segundo dados da Vale fornecidos na última terça-feira (16). Brumadinho, porém, não é a única cidade onde a mineradora precisou evacuar áreas de risco. A medida foi adotada em alguns municípios onde barragens foram interditadas. Isso ocorreu nos casos em que o nível de segurança da estrutura alcançou 2 ou 3, índices associados ao risco de rompimento.

Em todo o estado, são mais de mil atingidos pelas evacuações. Além dos 271 de Brumadinho, 755 moradores de outras cidades estão fora de suas casas. O município mais afetado é Barão de Cocais, onde 456 pessoas não sabem quando poderão retornar às suas residências. Evacuações também afetam Nova Lima, Ouro Preto e Rio Preto.

O nível 2 de segurança é obrigatoriamente acionado quando a declaração de estabilidade é negada. O documento deve ser fornecido por uma empresa terceirizada contratada pela mineradora para avaliar suas estruturas. Entre os alvos das investigações em torno do rompimento da barragem em Brumadinho, estão os engenheiros da consultora alemã Tüv Süd, que forneceu à Vale a declaração de estabilidade. Desde então, diversas empresas, inclusive a própria Tüv Süd, têm anunciado a reavaliação de algumas barragens a partir de critérios mais rígidos.

Já o nível 3 é o alerta máximo que significa risco iminente de ruptura. Atualmente há quatro barragens nesta situação: Forquilha I e Forquilha III, em Ouro Preto; B3/B4 em Nova Lima; e Sul Superior, em Barão de Cocais

Fonte: Agência Brasil

 Deixe o seu comentário (0)

publicidade

GOVERNO DO RN VAI DECRETAR SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM TRÊS MUNICÍPIOS APÓS CHUVAS

Ruptura da barragem de São Miguel provocou rompimento da ponte RN 0-41. Foto: Divulgação

O Governo do Estado vai decretar situação de emergência por enxurrada nos municípios de Fernando Pedroza, Angicos e Santana do Matos devido à ruptura das barragens São Miguel 1, Vavá 1 e São Pedro no município de Fernando Pedroza na noite do último sábado (20) e alto risco de rompimento de outros dois reservatórios. Com o decreto, será possível o suporte técnico e repasse de recursos por parte do Governo Federal. O coordenador nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, já está ciente dos transtornos causados pelas chuvas na região Central do Rio Grande do Norte.O município de Ipanguaçu não entra no decreto pois a situação no município está controlada.

A decisão ocorreu na noite deste domingo em reunião entre o coordenador estadual de Defesa Civil, tenente-coronel BM Marcos de Carvalho, e equipe, secretário estadual de Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti, diretor-presidente do Instituto de Águas do RN, Caramuru Paiva, os prefeitos da região e coordenadorias municipais de Defesa Civil após o monitoramento de reservatórios e constatado risco de novos rompimentos.

Com a ruptura da parede do açude São Miguel 1, Vavá 1 e São Pedro, todos de propriedade privada, há o alto risco de rompimento da barragem Vavá 2 e São Miguel 2, em Fernando Pedroza. O preocupante, segundo a Defesa Civil, é que este último se trata de açude de maior volume de água com relação aos que já romperam. Ainda não é possível informar quantas pessoas seriam afetadas com a possível ruptura da parede desses açudes.

Segundo Marcos de Carvalho, da Defesa Civil Estadual, ficou acertado também na reunião que será feito o monitoramento de hora em hora do São Miguel 2 pela Prefeitura de Fernando Pedroza. “Havendo anomalia, eles emitem o aviso a todas as pessoas nas áreas que possam ser afetadas por extravasamento por meio de grupos de WhatsApp, rádios locais e carros de som. Amanhã uma equipe da Semarh vai fazer intervenções como a instalação de dispositivos para aumentar o fluxo de descarga ou ainda o rebaixamento do vertedouro, permitindo que diminua o volume armazenado no açude São Rafael 2. Consequentemente reduz o seu risco potencial”, explicou o coordenador estadual da Defesa Civil.

BR-304

A Defesa Civil também vistoriou neste domingo a ponte na BR-304 que está em situação crítica devido à erosão provocada pela forte correnteza da noite de sábado. Já foram acionados o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Previsão Climática

Segundo a gerência de meteorologia da Emparn, as condições continuam favoráveis à ocorrência de chuvas em todas as regiões do Estado. Nos próximos dias, além da atuação da Zona de Convergência Intertropoical (ZCIT), tem também a chegada de uma frente fria que pode contribuir para o aumento de chuvas, principalmente no interior do RN.

 Deixe o seu comentário (0)

publicidade

ATAQUES NO SRI LANKA NO DOMINGO DE PÁSCOA DEIXAM 290 MORTOS E 500 FERIDOS

Foto: Ishara s. Kodikara / AFP

O número de mortos na série de atentados coordenados que ocorreram no Sri Lanka no Domingo de Páscoa (21) subiu para 290. Cerca de 500 pessoas ficaram feridas. Os ataques, cometidos em alguns casos por homens-bomba, tiveram como alvos templos católicos e hotéis de luxo.

Ao divulgar o mais recente balanço de vítimas, o porta-voz da Polícia do Sri Lanka, Ruwan Gunasekara, anunciou que 24 pessoas foram detidas por suspeita de participação nos ataques.  Os detidos estão sendo interrogados pela divisão de investigação criminal da Polícia, acrescentou Gunasekara.

A maior parte dos mortos é de cidadãos do Sri Lanka, mas há pelo menos 32 estrangeiros entre as vítimas, incluindo cidadãos da Bélgica, dos Estados Unidos, da China, do Reino Unido, da Índia e de Portugal.

Nenhum grupo reivindicou a autoria das ações até o momento. Por enquanto, o governo segue divulgando informações dispersas sobre as suspeitas no caso. O ministro da Defesa, RuwanWijewardene, disse que os autores dos ataques foram identificados como “extremistas religiosos” e pertenciam a um único grupo, sem dar mais detalhes.

O ministro da Saúde do país, Rajitha Senaratne, disse que sete das oitos explosões foram cometidas por terroristas suicidas e que todos esses homens-bomba eram cidadãos do Sri Lanka.

Rajitha Senaratne, um porta-voz do governo, por sua vez, afirmou que o ataque coordenado deve ter contado com ajuda externa. “Não acreditamos que esses ataques foram executados por um grupo de pessoas restrito a este país. Esses ataques não teriam sido bem-sucedidos sem uma rede internacional”, disse.

Segundo o jornal New York Times, um alto integrante da polícia do Sri Lanka advertiu o governo, há 10 dias, sobre o risco de atentados contra igrejas no país, e que a minoria cristã do país estava na mira de um grupo islâmico radical chamado Thowheeth Jama’ath. Não ficou claro, no entanto, se as autoridades tomaram alguma medida adicional de segurança. O primeiro-ministro Ranil Wickremesinghe disse que não foi informado sobre a ameaça. “Temos que verificar por que precauções adequadas não foram tomadas”, disse ele.

Após os ataques, a embaixada dos Estados Unidos em Colombo advertiu que “grupos terroristas” continuam preparando ataques no Sri Lanka. “Os grupos terroristas continuam tramando possíveis ataques no país. Os terroristas poderiam atacar, com pouca ou nenhuma advertência, áreas públicas”, anunciou o Departamento de Estado por meio da sede diplomática americana no país asiático.

A embaixada americana cita como possíveis alvos desses ataques espaços turísticos, centros de transporte, mercados, shoppings, instalações do governo, hotéis, clubes, restaurantes, lugares de culto, parques, eventos esportivos e culturais importantes, instituições educativas e aeroportos.

Fonte: Agência Brasil com Deutsche Welle (agência pública da Alemanha)

 

 Deixe o seu comentário (0)

publicidade

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE ENTRA NA SEGUNDA FASE

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe entra em nova etapa hoje (22) em todo o país. A primeira fase, que teve início em 10 de abril, vacinou crianças, gestantes e puérperas.

A partir desta segunda, também podem receber a vacina trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade .A partir da próxima segunda-feira (29), o Ministério da Saúde abrirá ao restante do público-alvo.

De acordo com o ministério, 41,8 mil postos de vacinação estão à disposição da população. Além disso, 196,5 mil profissionais estão envolvidos, com a utilização de 21,5 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.

A doença

A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, sendo que há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, consequentemente, maior ou menor número de casos e mortes.

No Brasil, devido a diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer diferentes intensidades de sazonalidade da influenza e em diferentes períodos nas unidades federadas. No caso específico do Amazonas, a circulação, de acordo com o ministério, segue o período sazonal da doença potencializado pelas chuvas e enchentes e consequente aglomeração de pessoas.

Até o fim de março, antes do lançamento da campanha, foram registrados 255 casos de influenza em todo o país, com 55 mortes. Até o momento, o subtipo predominante no país é influenza A H1N1, com 162 casos e 41 óbitos. O Amazonas foi o estado com mais casos registrados: 118 casos e 33 mortes. Por isso, a campanha foi antecipada no estado.

Fonte: Agência Brasil

 Deixe o seu comentário (0)

publicidade

PEC DEFENDE MANDATOS DE CINCO ANOS E FIM DA REELEIÇÃO

O deputado federal Rogério Mendonça, do MDB de Santa Catarina, protocolou a PEC 49, que defende o fim das reeleições, propõe mandatos de cinco anos e eleições gerais em 2022.

Durante a “Marcha dos Prefeitos”, realizada na primeira quinzena de abril, o parlamentar apresentou a ideia aos gestores municipais, que manifestaram apoio à PEC. Se a Proposta for aprovada não haverá eleições municipais em 2020. Em 2022 as eleições serão unificadas, ou seja, serão eleitos vereadores, prefeitos, deputados, senadores e presidente da República.

 Deixe o seu comentário (0)

publicidade

SÃO JOSÉ DE MIPIBU – “KERINHO É A PEDRA NO SAPATO DA BANDA B OPOSICIONISTA”

Para um observador do cenário político de São José de Mipibu, na Grande Natal, o ex-candidato a deputado federal, Kerinho Alves, é a pedra no sapato da “Banda B” oposicionista mipibuense, liderada pela ex-prefeita Norma Ferreira.

Com pré-candidatura a prefeito posta nas ruas, Kerinho ganha a dianteira nessa fase da pré-campanha, caminhando pelo município conversando com populares e lideranças que apoiam o seu projeto com vistas ao Executivo em 2020.

Político experimentado, Kerinho sabe que dessa vez não vai ter dificuldades para escolher o companheiro de chapa, portanto segue a sua trajetória se fortalecendo no corpo a corpo com o povo, evitando acordos prematuros com quem na verdade pretende mesmo é vê-lo fora da cabeça de chapa, conforme aponta o observador.

Por outro lado, ainda na oposição, se destaca nas redes sociais o nome de Raul Andrade, que também deseja disputar a sucessão do prefeito Arlindo Dantas. O vereador Márcio Freire, dissidente do grupo governista, se mantém cauteloso aguardando os próximos acontecimentos.

O vice-prefeito Zé Figueiredo, que é pré-candidato a prefeito pela situação, vem percorrendo o município ouvindo a população. Fazendo o estilo ” em time que está ganhando não se mexe”, Figueiredo tem dito que se for eleito prefeito o atual gestor municipal, Arlindo Dantas, vai trocar apenas de cadeira, passando a responder pelo setor de Obras e Engenharia do município. “A experiência e a dedicação de Arlindo vão ter continuidade se eu consolidar o meu projeto e me eleger prefeito de São José de Mipibu. O nosso prefeito operário vai continuar trabalhando para o nosso povo”, ressalta Zé Figueiredo.

 Deixe o seu comentário (0)

publicidade

FILHOS DE BOLSONARO PUBLICAM VÍDEO QUE NEGA RECUSA DE ALUNA EM CUMPRIMENTÁ-LO

© Reprodução O presidente recebeu 50 crianças da sede Estrutural da escola Classe 1, de Brasília

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), ambos filhos do presidente Jair Bolsonaro, publicaram neste domingo (21.abr.2019) vídeos que negam que uma estudante teria se recusado a cumprimentar o chefe do Executivo em evento de Páscoa na última 4ª feira (17.abr.2019).

De acordo com a versão publicada pelos Bolsonaros, Jair Bolsonaro pergunta aos alunos “quem é Palmeiras?” e então recebe a negativa da garota. Assista:

Com informações do Poder 360 / Assista ao vídeo:

 Deixe o seu comentário (0)

publicidade

VEÍCULO É ARRASTADO PELA CORRENTEZA AO ATRAVESSAR RIO NO MUNICÍPIO DE VÁRZEA

Na madrugada deste domingo (21), um veículo modelo Hilux, foi arrastado pela correnteza ao passar por um rio no município de Várzea, região Agreste do Rio Grande do Norte. O carro  vinha da zona rural em direção á cidade de Várzea, e tentava atravessar uma passagem molhada quando foi arrastado pela correnteza do rio.

De acordo com informações, o carro ainda permanece dentro do rio, e as pessoas que estavam no interior do veículo conseguiram sair e nadar até as margens do rio.

Veja o vídeo / Com informações do VNT.