Usina de energia solar começa a operar no Alto do Rodrigues-RN


download (1)

 

Postado em  24/05/2014 – 11:37

Usina de energia solar começa a operar no Alto do Rodrigues

 

O trabalho de implantação da usina solar começou a ser instalada em abril de 2013 ao lado Termoaçu – Usina Termelétrica do Vale do Açu Jesus Soares Pereira.

A Petrobras é acionista majoritário da usina solar e a expectativa é de que gere 1,65 GWh por ano, evitando a emissão de 380 toneladas de carbono.

A construção da usina faz parte de uma iniciativa liderada pela Petrobras, dentro do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Esse projeto compreende ainda a construção de uma plataforma experimental (usina modelo), com capacidade para gerar 10 kW, no Laboratório de Eletrônica de Potência e Energias Renováveis, do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e conta com a parceria do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER).

A Petrobras também foi pioneira na instalação de parque eólico no Rio Grande do Norte. A usina foi inaugurada na Casqueira, em 2004, com três torres eólicas.

O segundo grande projeto foi de grande de porte. A Termoaçú, na localidade São José, no Alto do Rodrigues, tem capacidade instalada para 340 megawatts. Trata-se de um investimento de 1 bilhão de dólares, que foi inaugurado há poucos anos.

A Petrobrás também cogita instalar uma mini hidrelétrica nas comportas da Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, no Vale do Açu.

 

 

Usina de energia solar começa a operar no Alto do Rodrigues-RN
Avalie esta postagem



Loading...

Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: levanyjunior@blogdolevanyjunior.com

Comentários com Facebook




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *