Tribunal de Justiça do RN define desembargadores para presidente e vice do TRE


0047

 

O Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte escolheu na sessão desta quarta-feira (11), os nomes dos desembargadores Virgílio Macêdo Jr. e Zeneide Bezerra, como primeira e segunda indicação para a presidência e vice-presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) para os próximos dois anos. Para a suplência naquela Corte, foram definidos os desembargadores Ibanez Monteiro e Glauber Rego, respectivamente.
A proposição dos nomes foi feita pelo presidente do TJRN, desembargador Aderson Silvino, obedecendo ao critério de rodízio por antiguidade, de forma transparente e pública. Durante seus pronunciamentos, como é tradição na corte, os desembargadores eleitos não votaram em si mesmo. “São profissionais da Justiça que manterão a tradição da participação eficiente dos magistrados desta Corte também na área eleitoral”, salienta Aderson Silvino.
O primeiro indicado, o desembargador Virgílio Macêdo Jr. afirma ser difícil para ele a desembargadora substituir os colegas Amílcar Maia e João Rebouças, no comando do TRE/RN. “Faremos o possível para contribuir com a gestão eleitoral” – adianta o futuro presidente da Corte Eleitoral potiguar.
A desembargadora Zeneide Bezerra observa as afinidades no pensar jurídico entre ela e Virgílio Macêdo Jr. “Conheço-o desde os tempos de sua primeira gestão à frente da Escola da Magistratura (ESMARN) e convivemos na Câmara Criminal, compartilhando visões semelhantes sobre o direito”, acrescenta.
Transparência
Atual presidente do TRE norte-rio-grandense, o desembargador Amílcar Maia salienta a forma de escolha. “Apesar de a Constituição Federal prever esta escolha como pelo voto secreto, o TJRN dá um exemplo em favor da transparência, pela maneira pública e aberta desta votação”, reitera o magistrado.
Ibanez Monteiro e Glauber Rego, desembargadores do TJ potiguar desde 2013, foram reconhecidos pelos demais membros da Corte Estadual de Justiça, pela experiência e pela juventude. O primeiro por já ter atuado na esfera eleitoral e o segundo por poder contribuir com sua visão de advogado atuante, no passado, para avanços na área de atuação que envolve as eleições.
Participaram da sessão, o presidente Aderson Silvino, o vice, Saraiva Sobrinho, e os pares Amaury Moura Sobrinho, Judite Nunes, Claudio Santos, Expedito Ferreira de Souza, João Rebouças, Vivaldo Pinheiro, Amílcar Maia, Dilermando Mota, Virgílio Macêdo Jr., Ibanez Monteiro, Zeneide Bezerra e Gilson Barbosa.
Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.