TEMA: AUDIÇÃO ESPIRITUAL


images

A perca da orelha de Malco,significava mais que a perca de parte de seu sistema auditivo,significava também a perca de seus sonhos.

O ouvido é a porta  de boas ou más noticias. O sistema auricular é formado por vários órgãos, mas, destacamos três, localizados na caixa do tímpano:

-Martelo, bigorna e estribo. Esses são ossos(os menores do corpo)que estão ligados a laringe o que proporciona a ressonância adequada no nosso sistema auditivo.

A nossa intenção no entanto é proclamar a função não da audição física,anatômica ou cientifica e sim espiritual a luz da carta magna, a bíblia.

A audição pode nos proporcionar boas ou mas noticias; Trazer-nos encorajamento ou medo atrós.

A primeira referencia de um homem confessando ter ouvido Deus, esta intimamente ligada com o temor Gn 3.8-10: “Ouvi tua voz no jardim e temi”

O temor está intimamente ligado a reação de quem ouve a voz  de Deus

Hc 3.1,2 Habacuque ouviu e temeu

Mas infelizmente tem pessoas que apesar de ouvir rejeitam a voz do Senhor

Paulo, escrevendo a Timóteo a sua segunda epistola adverte-o sobre um tempo onde os homens não vão querer ouvir a voz de Deus  no c.4.3,4:

1                        “Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores, conforme as suas próprias concupiscências;

E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas”

Comichão no original, traze-nos a idéia de coceira, como faz o cão a fim de se livrar dos pequenos insetos que o atormentam. Isto é, uma coceira ao ponto de arrancar a própria pele. Esta é a reação daqueles que não desejam ouvir a palavra de Deus.

Veja, preferem fábulas, ou seja, conversas de bichos, uma vez que fábula é a narrativa em que aos animais irracionais é concedido o dom da locução.

Jeremias 6.10 diz: “A quem falarei e testemunharei, para que ouça? eis que os seus ouvidos estão incircuncisos, e não podem ouvir; eis que a palavra do Senhor é, para eles, coisa vergonhosa; não gostam dela”

Jesus não disse que quem tem orelha ouça, Jesus disse: quem tem ouvido. Os deficientes auditivos tem, em sua grande maioria orelhas perfeitas , mas não tem a capacidade de ouvir.

Jesus ainda sabe dizer efatá (Ar. Abre-te).

Quando a equisema, ou o excesso de cera obstrui o canal auricular o otorrinolaringologista tem que fazer um jatiamento de água para desentupir a audição do enfermo. A palavra é a água cristalina movida pelo vento do Espírito Santo para destapar a estrada para o coração.

Se você não ouve, você não crer, pois a Fe vem pelo o ouvir, e o ouvir da palavra de Deus

Mas, quem é de Deus, ouve a palavra de Deus .

O shemá de Israel já começa com a palavra: “Ouve”. Isto nos faz entender que,  desde muito cedo as crianças judias aprendem a ouvir.

Thiago o irmão do Senhor escreve aos irmãos de Jerusalém nos seguintes termos: “Todo homem seja pronto para ouvir e tardio para falar”. Tg 1 .19

É melhor aplicar os ouvidos para aprender do que a língua para falar.

Deus procurava no fim do período dos juízes de Israel um par de ouvidos, mas não achava ninguém com quem pudesse compartilhar de seus planos e desígnios.

Em pleno século X antes de Cristo, o sacerdócio estava uma bagunça por conta da omissão de Eli e dos sacrilégios profanos de seus filhos Hofni e Finéias, a casa de Deus não tinha um homem para o ouvir, então, Deus chama um menino.

Deus queria um amigo para conversar, Deus esta a procura de quem possa ouvi-lo

E o lugar onde se houve Deus é na olaria Jr 18.2,5

“Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras;Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo”

Só ouve quem desce, quem não desce não ouve mais nada.

A voz foi ouvida no lugar onde o vaso velho foi quebrado e depois refeito, só se pode ouvir a verdadeira voz de Deus onde existe:

  1. Restauração = Samuel é um tipo de um sacerdócio restaurado
  2. Renascimento = Quando Jesus sai da água, ouviu-se uma voz do céu.
  3. Vaso velho despedaçado = Coisas velhas não devem ser esquecidas, devem ser destruídas.

Mesmo se estivermos com o vaso quebrado , se está na mão do oleiro, poderemos ainda assim ouvir a sua voz.

Malco era servo do sumo sacerdote, logo, era um levita de descendência Araônica e por conta disso podia servir a guarda do templo como levita

Com certeza ele tinha sido criado naquele ambiente místico de tradições espirituais e ritualísticos; sonhava como todo homem em um dia ser consagrado sacerdote do Deus de Israel, mas, Pedro frustrou-lhe toda a esperança

“Nenhum homem da semente de Aarão, o sacerdote, em quem houver alguma deformidade, se chegará para oferecer as ofertas queimadas do Senhor; falta nele há; não se chegará para oferecer o pão do seu Deus” Lv21.21

A orelha direita cortada não poderia ter o sangue aplicado nela e nem muito menos o azeite, este homem não poderia mais ouvir a voz de Deus

Mas o restaurador de todos, nos mostra novamente, que onde Existe o principio da restauração, Existe o renovo da audição.

Jesus tocou em sua orelha e o curou por completo. Jesus quer curar sua audição espiritual para que você ouça o que Deus tem a dizer a teu respeito .

Não ouça a voz do diabo, não ouça a voz dos invejosos, não ouça os maus conselhos, não ouça a tua oposição, não ouça quem diz que acabou, ouça a voz daquele que fala muito mais que ás orelhas, ele fala aos ouvidos do coração, pois nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou ao coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Aleluia!

Josafá não ouviu o ruído de um milhão de guerreiros que vinham contra ele, ele ouviu a voz do profeta que dizia: “Não temais e não vos assusteis, nessa peleja não tereis de pelejar”…

Davi não tinha medo do que todos ouviam da boca do gigante, pois seu coração ouvia a voz de Deus.

O Senhor lhe disse que ficasse ligado para ouvir um som de marcha pela copa das amoreiras, e quando Davi ouvisse o som de marcha de uma tropa andando por ali , podia saber, era o Senhor.

Elias disse a Acabe: “Sobe, come e bebe , porque há um ruído de uma abundante chuva” Acabe não ouvia nada, mas Elias estava ligado.

A audição espiritual será responsável em te convidar ou te deixar de fora das bodas do cordeiro, pois quem ouvir o toque da ultima trombeta entrará aos portais eternos para a grande ceia do senhor.

Faze-nos senhor também ouvi-la

Autor: Pr Junior Santos

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.