Tardelli comemora liberdade com Dunga e vê fim do “camisa 9”


diegotardelli_mowa_brunodomingos

03/09/2014 14h51 – Atualizado em 03/09/2014 14h51

Tardelli comemora liberdade com Dunga e vê fim do “camisa 9”

Atacante, que deverá ser titular contra a Colômbia, revela que recebeu orientação do técnico para não ficar parado na frente

Por Alexandre Lozetti e Márcio IannaccaMiami, Estados Unidos

Diego Tardelli deverá ser o homem mais adiantado da seleção brasileira no amistoso de sexta-feira contra a Colômbia, em Miami, nos Estados Unidos. Mas isso não significa que ele ficará parado no ataque, à espera de uma boa jogada dos companheiros. Muito pelo contrário. No primeiro treino, Dunga orientou o atleta a se movimentar, o que o deixou aliviado.

O atacante do Atlético-MG não gosta de atuar como centroavante. Ficar de costas para o gol o deixa bastante incomodado. O cabeceio é outro fundamento para o qual ele admite não ter tanto talento. Então, a ordem do técnico da Seleção soou como música para seus ouvidos.

– Ele me deixou super à vontade para rodar o campo todo, falou que não preciso ficar fixo, parado lá na frente. Dificilmente vocês vão me ver como referência, eu gosto de me movimentar. Às vezes, o Neymar caía pela esquerda, depois ia pra dentro e eu na direita. É isso que o Dunga quer.

Diego Tardelli treino Brasil (Foto: Bruno Domingos / Mowa Press)Diego Tardelli durante treino do Brasil (Foto: Bruno Domingos / Mowa Press)

No primeiro esboço de equipe feito pelo novo treinador, Tardelli atuou ao lado de Neymar, Willian e Oscar, no setor ofensivo. Nenhum deles é centroavante, mas o atleticano parece ser aquele com mais traquejo para ficar perto da grande área adversária.

O posicionamento representa uma mudança importante em relação à seleção de Luiz Felipe Scolari, que não abriu mão do tradicional camisa 9. Ele testou Luis Fabiano, Diego Costa e Leandro Damião, mas levou à Copa do Mundo Jô, parceiro de Tardelli no Galo, e o titular Fred.

Na visão do novo titular, não há mais espaço no futebol para jogadores que não se movimentam. Mesmo na Alemanha, campeã do mundo e citada como exemplo desde então, o centroavante Klose bateu o recorde de Ronaldo e se tornou o maior artilheiro da história das Copas, mas se destacou pela movimentação.

– Foi isso que ele (Dunga) falou para nós atacantes. Citou o exemplo recente da Alemanha, que não fica com um jogador fixo na frente. O futebol está mais rápido, dinâmico, e se você não se movimentar, a bola não vai chegar.

 Na tarde desta quarta-feira, o Brasil fará novo treino, dessa vez no Sun Life, estádio do jogo de sexta contra a Colômbia.

Diego Tardelli, treino Brasil (Foto: Bruno Domingos / Mowa press)Diego Tardelli disputa bola com Maicon (Foto: Bruno Domingos / Mowa press)

Publicidade

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.