SERRA DO MEL RN-‘Tornado de baixa intensidade’ aparece no interior do RN; ‘Não é comum’, diz meteorologista Video mostra o fenômeno que aconteceu no município de Serra do Mel, na região Oeste potiguar.


Fenômeno foi visto em Serra do Mel — Foto: ReproduçãoFenômeno foi visto em Serra do Mel — Foto: Reprodução

Fenômeno foi visto em Serra do Mel — Foto: Reprodução

José Espínola explicou que os tornados são fenômenos que acontecem em função de “uma grande diferença de temperatura entre duas massas de ar e uma grande diferença de pressão atmosférica”.

Esse encontro entre duas massas de ar, nessas condições, faz com que os ventos entrem em movimento circular. “Eles formam uma coluna vertical em que a velocidade do vento está geralmente acima de 70 km/h a até 100 km/h nos tornados mais simples”.

Segundo o professor José Espínola, o tornado visto em Serra do Mel está em uma configuração de 0 ou no máximo 1 em uma escala que pode chegar a até 5 em relação à velocidade. “O tornado de configuração 5 de velocidade do vento pode chegar a até 320 km/h. Eu acredito que esse aqui deve ter sido um de índice 0 ou 1 em que a velocidade do vento fica aí em torno de até 100 km/h”, reforçou.

José Espínola é meteorologista da Ufersa — Foto: Amanda FreitasJosé Espínola é meteorologista da Ufersa — Foto: Amanda Freitas

José Espínola é meteorologista da Ufersa — Foto: Amanda Freitas

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais do G1
Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.