SÃO MIGUEL DO GOSTOSO RN-Inaugurado saneamento básico de São Miguel do Gostoso


ASSECOM/RN

De pequena vila de pescadores a um dos mais atraentes destinos turísticos do Brasil, São Miguel do Gostoso, localizado no litoral norte do Rio Grande do Norte, ganhou mais um motivo para o seu crescimento turístico de modo sustentável: saneamento básico. O Governador Robinson Faria inaugurou na tarde desta quarta-feira (04/07) o esgotamento sanitário de 100% do município, trazendo mais qualidade de vida e saúde à população local.

As moradoras Lucineide Araújo, 43, e Maria Anunciada, 65, celebraram a realização da obra. “Isso veio para valorizar muito mais a nossa cidade, sem falar que vamos ter água mais limpa e isso é sinal de saúde, bem estar”, disse Lucineide. “Agora não vou precisar mais pagar para fazer a limpeza da minha fossa, vou economizar”, completou Maria.

“Esse é o tipo de investimento que traz melhorias à vida da população ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento econômico e social do município. Turismo é uma atividade econômica que não se desenvolve sem infraestrutura. A contaminação do meio ambiente por esgoto, dentre outras consequências, prejudica ou até mesmo anula o potencial  turístico de uma região. Essa obra é também mais um exemplo do nosso comprometimento com a valorização e interiorização do nosso turismo”, declarou o governador.

Com investimentos na ordem de mais de R$ 25 milhões, via recursos do Projeto Governo Cidadão por meio do Banco Mundial, a obra incluiu quatro lagoas de captação para tratamento de esgoto e quatro estações elevatórias, o que possibilitou que mais de 1.500 imóveis tivessem acesso à rede pública de esgoto instalada na cidade.

Para a execução da obra foi realizado um projeto social educativo, que conscientizou a população sobre a importância do saneamento para a educação, tema que também foi trabalhado na apresentação cultural “Tempo de Mudar” realizada durante a entrega da obra.

No ensejo da apresentação, o prefeito de Gostoso, Renato de Doquinha  agradeceu ao Governo e reforçou a importância  do esgotamento sanitário. “Isso é uma vitória para o nosso povo, para a nossa cidade. Essa obra vai ficar na história. Iniciamos hoje um novo tempo, pois agora nossa cidade ganhou mais um passo para crescer ainda mais. O Governo nos proporcionou antes de tudo mais saúde para a população e isso nos orgulha e motiva ainda mais para receber turistas e levar nossa cidade para  o mundo”, celebrou ao destacar também a geração de 609 empregos diretos e indiretos oportunizados com a obra.

“É uma alegria participar de um Governo que reconhece o turismo como uma política pública de igualdade social, capaz de gerar emprego e renda à população”, comentou o secretário de Turismo do Estado, Manoel Gaspar, ao citar vários investimentos que o Estado tem feito no segmento como o Museu da Rampa, o Anel Viário Metropolitano e a reforma e ampliação do Centro de Convenções.

Além do esgotamento sanitário implantado no município, o governador anunciou que 434 famílias de Gostoso beneficiadas pelo Programa Bolsa Família terão a ligação das suas casas ao saneamento feita de forma gratuita.

Outro anúncio comemorado pelos presentes foi a liberação de licenças ambientais para três grandes empreendimentos turísticos:

Shambala Beach, Aqua mar Hotel, de empresários portugueses, e o Pure Resort que terá o mesmo tamanho do Villa Galé que está sendo construído em Touros. Somados, os três irão gerar cerca de mil empregos.

Também participaram da solenidade de entregas do saneamento gestores da administração direta e indireta do Estado, Josivan Cardoso (Igarn),  Mairton França (Semarh), Marcelo Toscano (Caern), Rondinelle Oliveira (IDEMA), Ana Guedes, secretária executiva do Projeto Governo Cidadão, Cleuza Cardoso, representando o legislativo municipal, vereadores e gestores municipais, prefeitos da região e li

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.