SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Zenaide repudia ataque de deputado à exposição


Para Zenaide, quadro mostra realidade (Foto: cedida)

Nesta quarta (20/11), Dia da Consciência Negra, a presidente da Comissão Mista de Combate à Violência Contra a Mulher, senadora Zenaide Maia (Pros-RN), abriu o debate sobre violência estrutural contra a mulher, promovido pelo colegiado, lembrando que as mulheres negras estão na base da pirâmide socioeconômica brasileira e são as que mais sofrem violência no Brasil. “As mulheres negras são a maioria entre as vítimas da violência doméstica, do feminicídio, da violência obstétrica. Então, neste dia da Consciência Negra, eu não poderia deixar de fazer essa reflexão: o racismo é estrutural no Brasil e, por isso, está na raiz de muitas das violências contra as mulheres”, ressaltou a parlamentar.

Zenaide também repudiou o ataque feito pelo deputado Coronel Tadeu (PSL – SP) à exposição “(Re)existir no Brasil: Trajetórias Negras Brasileiras”, na Câmara dos Deputados. O episódio ocorreu na terça (19/11), quando o deputado tentou destruir um quadro com charge do artista Carlos Latuff que denuncia a violência institucional contra a população negra. “É muito grave! Querem dar o aval para a violência? Não podem ver um quadro que mostra a realidade?”, indagou a senadora.

O debate sobre violência contra a mulher foi promovido a pedido da deputada Luizianne Lins (PT-CE) e contou com as palestras de três acadêmicas que pesquisam o tema: Milena Fernandes Barroso, da Universidade Federal do Amazonas; Maria Alves e Priscila Andrade, da Universidade de Brasília.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.