SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Zenaide propõe garantia de renda mínima para o cidadão e fim das filas de espera do INSS e do Bolsa Família


A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) apresentou dois projetos para contribuir com as políticas de enfrentamento à pandemia da covid-19. O primeiro é o PL 946, que tem como objetivo garantir uma renda mínima de cidadania, no valor de um salário mínimo, para todos os brasileiros que estão ou ficarão sem renda, durante o período de calamidade pública decretado em razão do avanço do novo coronavírus no Brasil. Na justificativa do projeto, Zenaide Maia lembra que o país já tem uma lei que trata da renda mínima (Lei 10.835/2004): “Esta Lei, infelizmente, nunca foi colocada em prática em toda sua extensão, mas este é o momento”, argumentou a senadora.

No projeto, Zenaide sugere que entre as fontes de financiamento estejam o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). “O Brasil já tem 13,5 milhões vivendo em extrema pobreza e 40 milhões de desempregados, subempregados, desalentados e trabalhadores informais. Uma renda mínima enquanto durar a calamidade pública assegura dignidade a essas pessoas e também aos trabalhadores informais”, disse a parlamentar, ao defender o projeto.

(Veja mais…)

26/mar/2020

Martins (RN): Festa das Mães, Arriá da Serra e Festival Gastronômico cancelados

Por Robson Pires, em

A Prefeita Olga Fernandes anunciou nesta quinta-feira (26), no programa Canal do Povo, programa de rádio institucional da Prefeitura de Martins, o cancelamento do Festival Gastronômico e Cultural de Martins (em julho), em virtude da pandemia do COVID-19 (Corona vírus).

A Gestora ressaltou a importância do evento para o Município, mas enfatizou que no momento, nada é mais importante do que o zelo com a vida dos martinenses, que pode ser posta em risco com um evento que atrairia milhares de pessoas para a cidade.

Além do Festival Gastronômico, a Chefe do Executivo Municipal anunciou também o cancelamento de mais dois eventos que aconteceriam nos próximos meses, a Festa das Mães Martinenses e o Arraiá na Serra.

A medida segue a linha de outras cidades do estado como por exemplo Mossoró, que cancelou o Mossoró Cidade Junina, além de outras tantas cidades e instituições que vêm suspendendo ou cancelando eventos, onde dá-se destaque às olimpíadas que foram adiadas.

Segundo a Prefeita, todos os recursos que seriam investidos nesses eventos serão destinados à Secretaria de Saúde, para serem aplicados na rede de proteção do Município.

Na oportunidade, Olga agradeceu a toda população pela colaboração que vem dando nas ações de prevenção a doença, insistiu que todos sigam as orientações da OMS para sairmos o mais rápido possível dessa situação e exclamou: “FICA EM CASA MARTINS!”.

26/mar/2020

Coronavírus: Brasil tem 2.915 confirmados e 77 mortos

Por Robson Pires, em

De acordo com a última atualização do Ministério da Saúde feita na tarde dessa quinta-feira (26/03), quando o Brasil marca o 30º dia do primeiro paciente confirmado de coronavírus no país, há 2.915 casos confirmados da doença em território nacional. Há também 77 mortes decorrentes do coronavírus registradas até o momento.

São Paulo é o epicentro da epidemia até agora, com 1.052 casos confirmados e 58 mortes. Rio de Janeiro (421 diagnosticados e 9 óbitos), Ceará (235), Distrito Federal (200) e Minas Gerais (153) completam os cinco estados com maior incidência do coronavírus. Há ainda óbitos registrados no Ceará (3), Pernambuco (3), Amazonas (1), Goiás (1), Santa Catarina (1) e Rio Grande do Sul (1).

A última atualização, feita pelo órgão nesta terça-feira (25/03) dava conta de 2.433 casos confirmados e 57 óbitos. O número de pacientes confirmados na realidade deve ser maior do que esse, segundo o secretário-executivo João Gabbardo. Ele explica que, em uma estatística global, a cada 100 casos confirmados, apenas 14 são diagnosticados.

26/mar/2020

Prefeitura de Natal (RN) amplia investimentos em Segurança Pública

Por Robson Pires, em

A área da segurança pública e defesa social tem recebido investimentos maciços da Prefeitura de Natal, que, mesmo sem ter essa obrigação constitucional, está priorizando o setor. Além do plano da valorização funcional da tropa da Guarda Municipal, anunciado recentemente, a Prefeitura prepara para os próximos dias uma série de iniciativas que vão contribuir para o combate à criminalidade na cidade. Uma delas é a base localizada na Praça Gentil Ferreira, no Alecrim. O espaço vai servir como ponto de apoio para as guarnições que estiverem em operação, bem como será a sede do Grupamento de Apoio Patrimonial (GAPA), que contará com uma equipe em serviço 24 horas por dia para atender a toda a cidade.

Há poucos dias, a Prefeitura apresentou para os guardas municipais o Plano de Carreiras e Salários da categoria. A medida é mais uma que a gestão municipal implementa com o objetivo de fortalecer o enfrentamento a violência na capital potiguar. “O plano de cargos e salários era esperado há 29 anos pelos homens e mulheres que fazem parte dos quadros da Guarda Municipal de Natal e que agora vamos concretizar, dentro da política de compromisso, determinação e prioridade que a Prefeitura dá à segurança pública”, destaca o prefeito Álvaro Dias.

O plano da GMN prevê a reorganização funcional da categoria com criação de classes; unificação de alguns postos; promoção de guardas após 29 anos; unificação de gratificações e vantagens; garantia de mobilidade funcional e progressão salarial ao longo da carreira. Presidente do Sindicato dos Guardas Municipais do RN (Sindiguardas), Souza Júnior celebra a implementação do plano. “Um sonho que está se concretizando, uma luta de quase 30 anos, desde a criação da Guarda Municipal em 1991. Vamos ter as carreiras estabelecidas, as devidas promoções e, ao longo do tempo, os guardas vão poder subir na carreira”, aponta Souza.

(Veja mais…)

26/mar/2020

Coronavírus: A pedido de Isolda, restaurantes populares estão entregando quentinhas

Por Robson Pires, em

A deputada estadual Isolda Dantas (PT) sugeriu e foi atendida pela governadora Fátima Bezerra junto à Secretaria do Estado do Trabalho da Habitação e da Assistência Social (SETHAS) para que os restaurantes populares do Estado entreguem gratuitamente quentinhas como forma de garantir que as pessoas mais vulneráveis continuem se alimentando.

“Desde que iniciamos aqui no RN a batalha contra o Covid-19, nosso mandato tem procurado propor, dialogar, articular diversas ações e medidas para superar a pandemia porque, para nós, vale muito defender a vida de todas as pessoas. O fornecimento de alimento para a população mais vulnerável é fundamental e estamos felizes que o governo esteja fazendo isso”, afirmou a deputada em suas redes sociais.

(Veja mais…)

26/mar/2020

Produção de novos respiradores levará pelo menos 15 dias

Por Robson Pires, em

Os principais fabricantes de respiradores do País não têm estoque do equipamento para entrega imediata e devem levar ao menos 15 dias para fornecer uma nova leva de aparelhos para os hospitais. Os aparelhos são essenciais para a manutenção da vida de pacientes com quadros graves de infecção pelo coronavírus. Sem a possibilidade de novas entregas imediatas, o País pode iniciar o período de pico da doença sem respiradores suficientes

O diagnóstico sobre a capacidade produtiva e o estoque disponível desses aparelhos foi feito pelas indústrias de equipamentos médicos após o Ministério da Saúde consultá-las, na semana passada, sobre a possibilidade de produção de 15 mil novos respiradores para atender o Sistema Único de Saúde (SUS) durante o surto de coronavírus.

26/mar/2020

Bancos prometem ajuda, mas dobram juros e seguram dinheiro

Por Robson Pires, em

Após alardearem que ajudariam os clientes a enfrentar a crise econômica decorrente da pandemia de coronavírus, os bancos não estão liberando empréstimos, aumentaram os juros e reduziram os prazos de pagamentos para dívidas novas.

26/mar/2020

Assembleia divulga cartilha com informações sobre covid-19 e saúde mental

Por Robson Pires, em

O Programa de Qualidade de Vida e Saúde e a Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte elaboraram uma cartilha explicativa destacando alguns pontos importantes do documento oficial da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a Covid-19 e a saúde mental. O material é voltado especialmente aos servidores que compõem a Casa Legislativa, foi disponibilizado pelas redes sociais, também nos grupos das unidades setoriais da ALRN e será enviado por e-mail aos servidores.

A disseminação do Coronavírus ao redor do mundo tem causado tensão em todos os continentes e diante de uma pandemia é comum o pânico generalizado da população. Por isso, a Organização Mundial de Saúde publicou orientações para preservar o bem-estar durante a pandemia. As orientações vão desde as atitudes que se deve ter com outros até maneiras de explicar a situação para crianças. E, preocupada em amenizar o medo e a ansiedade entre os servidores, a ALRN decidiu replicar essas informações.

De acordo com o coordenador Gestão de Pessoas, Thyago Cortez, a pandemia está gerando ansiedade, medo pelo risco de contaminação, isolamento e muita incerteza sobre o futuro. “Então, preocupados com a saúde mental dos nossos servidores, nós nos unimos, por meio de home office, e elaboramos essa cartilha. A gente pede que o servidor leia, que possa ter uma rotina saudável, que consiga dormir. Tenham boas horas de sono, tenham momentos de lazer, fiquem com a família. Se puder, façam exercício dentro de casa, alimentem-se bem”, disse.

A cartilha fala da importância do isolamento social, sugere às pessoas evitarem o bombardeio de informações, já que o fluxo constante de notícias gera preocupação e estresse, também traz orientações de como lidar com as crianças e idosos neste momento, bem como alguns cuidados com as pessoas isoladas.

O material traz ainda dicas de filmes, séries e livros para período da quarentena, dicas de capacitações online gratuitas, dicas de como organizar o cronograma de trabalho em casa e menciona rede de apoio em saúde mental disponível na internet. Além de claro, dar dicas de prevenção da doença.

Twitter Facebook Instagram E-mail
  • 20
  • :
  • 20
  • :
  • 29

Quinta, 26 de Março de 2020

Buscar no Blog

 

Fan Page. Curta!

Calendário

Março 2020
D S T Q Q S S
« Fev
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31

 

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.