SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Zenaide participa de reunião com Ministro da Educação para discutir cortes nas instituições federais do RN


A senadora Zenaide Maia participou, junto com parlamentares do Rio Grande do Norte, da audiência com o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, objetivando discutir os impactos do corte de recursos nas instituições federais (UFRN, UFERSA e IFRN) e suas consequências na gestão das referidas entidades.

Após ouvir os posicionamentos dos reitores, a senadora Zenaide enalteceu a qualidade da educação das instituições, destacando que no Rio Grande do Norte funciona o fórum de reitores, onde há uma perfeita sintonia, evitando a sobreposição de ofertas de cursos entre as instituições.

Salientou também que nos quatro anos que exerceu o mandato de Deputada Federal, sempre destinou emendas para aprimorar a qualidade física e tecnológica das instituições e que sempre referendou a destinação de emendas de bancada para a UFRN, independentemente de posição partidária.

(Veja mais…)

21/maio/2019

Caicó: Festa dos Ex-alunos do CDS inova e terá dois palcos com shows simultâneos

Por Robson Pires, em

A programação da Festa dos Ex-alunos do Colégio Diocesano Seridoensefoi apresentada na noite dessa segunda-feira (20) para a imprensa. O evento acontecerá no dia 20 de julho, primeiro sábado de Festa de Sant’Ana de Caicó. O primeiro momento será a missa na Matriz de São José, às 09 horas, celebrada pelo Bispo Diocesano, Dom Antônio Carlos.

O churrasco de confraternização começará ao meio dia, no próprio Colégio. Uma das novidades será a estrutura ampliada com dois palcos e shows simultâneos. No palco tradicional se apresentarão os forrozeiros Hugo & Heitor e a banda baile Parcélio & Paulinho. No novo palco, montado na quadra interna, serão atrações Isac Queiroz e Solange Silva. Ainda serão montados novos postos de distribuição de churrasco, bares, climatizadores e iluminação.

“A senha do evento será comercializada por R$ 100,00 e o participante tem direito ao churrasco e ao tradicional vinho do ex-aluno. Além da finalidade da confraternização, é um evento beneficente. Em média 75% da arrecadação é destinada para patrocinar bolsas de estudo”, explicou Diego Vale, presidente da Associação dos Ex-alunos.

(Veja mais…)

20/maio/2019

Militares estaduais realizam série de assembleias em todo o RN

Por Robson Pires, em

Inicia nesta terça-feira (21) uma série de assembleias dos policiais e bombeiros militares em todo o Rio Grande do Norte.

A Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBMRN), juntamente com as demais entidades representativas dos praças e oficiais militares estaduais, estarão se reunindo com os profissionais locados nas proximidades de Nova Cruz, Currais Novos, Caicó, Pau dos Ferros e Mossoró entre os próximos dias 21 e 24.

(Veja mais…)

20/maio/2019

Jogo sujo

Por Robson Pires, em

Ao comentar a ação do PSDB que pede sua cassação por crimes eleitorais, a senadora Zenaide Maia (PROS) afirmou que está sendo vítima de “jogo sujo”. Segundo ela, não aceitar a derrota é sinal de desespero.

20/maio/2019

Pimentel diz que votará contra aumento para elite dos servidores

Por Robson Pires, em

O deputado estadual Sandro Pimentel (PSOL) anunciou que votará contra o aumento da elite do funcionalismo público, composta por defensores, procuradores e conselheiros do TCE. A proposta do governo, que não tem nada acordado com os servidores do baixo clero, é aumentar em 16,38% os salários da elite funcional do Estado.

20/maio/2019

Styvenson debate exploração infantil na internet

Por Robson Pires, em

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) debaterá na terça-feira (21), em audiência pública interativa, as diversas formas de violência sexual contra vulneráveis, em especial a pedofilia na internet. A proposição foi do senador Capitão Styvenson (Pode).

20/maio/2019

Sintonia entre PT e PSDB pode formar palanque à prefeitura

Por Robson Pires, em

A sintonia fina entre o PT da governadora Fátima Bezerra (PT) e o PSDB do presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira pode ser transplantada para o plano municipal natalense.

O nome do atual presidente da Câmara Municipal da capital, vereador Paulinho Freire (PSDB), é uma prioridade política de Ezequiel Ferreira para as eleições 2020.

Poderá ser candidato à sucessão do prefeito Álvaro Dias (MDB).

Uma aliança com o petismo é parte da engenharia em discussão nos intramuros do poder em Natal.

(Veja mais…)

20/maio/2019

Governo e Instituto Histórico resgatam brasão original do Estado

Por Robson Pires, em

Governo do Estado e o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN) vão apresentar no dia 7 de agosto, data de aniversário do Estado, o projeto de recuperação do brasão original de armas potiguar. O desenho original, datado de 1909, foi resgatado pelo Instituto em seus arquivos e apresentado à governadora Fátima Bezerra em reunião nesta segunda-feira (20).

Para a governadora, o trabalho do IHGRN representa um grande gesto de respeito aos símbolos potiguares. “Antes de tudo nós temos que parabenizar o Instituto pela iniciativa de zelo com o nosso Estado, um resgate histórico que dá orgulho de partilhar”, comentou Fátima.

A solenidade prevista para 7 de agosto contará com a assinatura de um decreto governamental reconhecendo o resgate do brasão, que incluirá a participação da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Justiça. “Essa é uma iniciativa muito representativa, que precisa da participação de todos os poderes, a sociedade civil, a academia, os artistas”, reforçou a governadora.

O projeto de resgate histórico é fruto da parceria entre o IHGRN e o Grupo Vila, que irá patrocinar a distribuição de 5 mil exemplares do encarte com o desenho original. “Nós vamos entregar todo esse material para o Governo distribuir em instituições e órgãos públicos, para atualizar o brasão em todas as aplicações, incluindo a bandeira do Rio Grande do Norte”, explicou o presidente do IHGRN, Ormuz Barbalho Simonetti.

O brasão original foi feito na França pelo amazonense Corbiniano Villaça, por ordem do decreto nº 201, de 1º de julho de 1909, assinado pelo governador Alberto Maranhão. Neste mesmo documento, estão contidas todas as especificações sobre o desenho com a jangada de pescadores, a flor de algodão, o coqueiro, a carnaubeira e a cana de açúcar, com a estrela branca no topo do escudo.

PARCERIAS

(Veja mais…)

20/maio/2019

Crea-RN e Cau-RN apresentam projeto para impedir suicídios na Ponte Newton Navarro

Por Robson Pires, em

O número de tentativas de suicídios na Ponte Newton Navarro motivou oConselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RN) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-RN) a se unirem em busca de uma solução técnica para o problema. Os órgãos formularam uma proposta e apresentaram à imprensa na manhã desta segunda-feira (20).

O projeto, que tem custo estimado de quase R$ 2,69 milhões, consiste na instalação de placas e vidro laminado acima do parapeito e por toda a extensão da ponte. A medida, segundo os diretores do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias, e do CAU-RN, Luciano Barros, conseguiria inibir os suicídios no local.

20/maio/2019

Alysson Bezerra se une a empresariado de Mossoró

Por Robson Pires, em

O deputado estadual Alysson Bezerra se uniu a um grupo de empresários mossoroenses e colocou seu nome para a disputa da prefeitura, no ano que vem.

20/maio/2019

Apoiadores de Bolsonaro vão às ruas em Natal

Por Robson Pires, em

Os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro vão às ruas no próximo domingo (26) para defender o presidente  das manifestações contrárias. Vamos ver no que vai dar. Em Natal, será a tarde, ao lado do Shopping Midway Mall.

20/maio/2019

Falta diálogo

Por Robson Pires, em

O texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) encaminhado pelo governo à Assembleia não foi debatido pela governadora Fátima Bezerra(PT) com os demais poderes. Isso é bom. Mostra que a gestora mantém a postura de de bater de frente.

20/maio/2019

Betinho Rosado lança empresário como pré-candidato a prefeito

Por Robson Pires, em

O ex-deputado federal Betinho Rosado lançou o nome do empresário Carlos Estevam como pré candidato ao pleito de Severiano Melo em 2020.

20/maio/2019

Ouça! A ‘hora do Ângelus’ todos os dias, às 18 horas, no blogue do Xerife. Um momento de meditação

Por Robson Pires, em

Toque das Ave-Marias ou Hora das Ave-Marias, que corresponde às 18h00, relembra aos católicos, mediante meditação e orações, o momento da Anunciação – feita pelo anjo Gabriel à Virgem Maria – da concepção de Jesus Cristo, acreditada como livre do pecado original.

Ouça essa oração na voz do radialista caicoense Chico Elias (In memoriam) e texto de Padre Itan Pereira (In memoriam):

Clique para Ouvir

Tocador de áudio

20/maio/2019

Vídeo: dá pra acreditar em Lula e Dilma?

Por Robson Pires, em
Tocador de vídeo

00:00
01:07
20/maio/2019

Exportações do RN cresceram 26% nos primeiros três meses do ano

Por Robson Pires, em

Centro Internacional de Negócios (CIN) do Sistema FIERN divulgou os mais recentes números da balança comercial do Rio Grande do Norte. Os dados mostram que as exportações do RN registraram um crescimento nos quatro primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2018.

“Entre janeiro a abril de 2019, as exportações ficaram 26% maiores que as do mesmo período de 2018. Melões e melancias, sal, tecidos de algodão e peixes foram os produtos com maiores valores exportados no período”, afirma Luiz Henrique Guedes, gerente do CIN.

As exportações de abril ficaram 7% abaixo das de março deste ano mas 16,7% maiores que as de abril do ano passado. Melões, tecidos de algodão, peixes, castanhas de caju e mamões tiveram os maiores valores exportados no mês.

Na balança comercial as importações deste ano ficaram 1,1% menores e a corrente de comércio cresceu 17,2% em relação a 2018.

20/maio/2019

UFRN promove Mostra de Profissões 2019 entre esta quarta e sexta em Natal

Por Robson Pires, em

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza a partir desta quarta-feira, 22, a Mostra de Profissões 2019. O evento acontece no campus central até sexta-feira, 24, com o objetivo de auxiliar os jovens que pretendem ingressar no ensino superior a escolher a profissão a partir do conhecimento do perfil profissional de cada área de atuação. Para tanto, serão ministradas palestras de 45 minutos sobre todos os cursos ofertados pela UFRN, com a participação de professores e alunos da instituição. Os estudantes também terão a oportunidade de se informar sobre as políticas de inclusão e permanência da UFRN, como bolsas, residência universitária, entre outros programas de assistência estudantil.

O acesso às palestras é gratuito e dispensa inscrição prévia. Para participar, basta dirigir-se aos locais previstos na programação, que terão entrada limitada à capacidade de lotação. O convite é aberto às escolas públicas e privadas de ensino médio, assim como se estende aos pais, professores e profissionais. As palestras acontecem das 8h até 20h45 e terão horários diferentes em cada dia do evento, para que as informações sobre os cursos sejam ofertadas em turnos distintos. A programação completa está disponível no site http://www.mostradeprofissoes.prograd.ufrn.br/.

20/maio/2019

Mel é o melhor remédio contra a tosse, diz médicos ingleses

Por Robson Pires, em

De acordo com as diretrizes propostas pelo Instituto Nacional de Excelência Clínica e de Saúde (NICE), os médicos britânicos orientam seus pacientes a ingerirem o mel para o tratamento da tosse, uma alteração no contexto das diretrizes que têm em vista a diminuição do uso de antibióticos.

O órgão explica que já existem algumas evidências de que o mel e remédios que contêm pelargonium, guaifenesina e dextromertorfano ajudam a aliviar os sintomas da tosse.

Segundo eles, os antibióticos não devem ser recomendados como tratamentos de primeira linha para a tosse porque, na maioria dos casos, estes não ajudam a combater os sintomas causados pelo frio, gripe ou bronquite.

As novas recomendações do sistema de saúde são dirigidas especificamente aos médicos, com o intuito de minimizar o uso indiscriminado de antibióticos – que tem como efeito colateral a proliferação de “superbactérias”, cada vez mais resistentes a esses medicamentos.

“Para um paciente com nariz entupido, garganta dorida e tosse, os antibióticos não são necessários. A tosse deve passar no intervalo de duas a três semanas”, explica em comunicado a médica Tessa Lewis, representante do NICE, organização que emite recomendações ao sistema público de saúde do país (NHS).

(Veja mais…)

20/maio/2019

O grande problema do Brasil é a classe política, diz Bolsonaro

Por Robson Pires, em

Às vésperas de manifestação de seus apoiadores pela aprovação de medidas no Congresso, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou nesta segunda (20) que “o grande problema do Brasil é a classe política”.

Em discurso na Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), ele repetiu conceitos da carta que compartilhou na sexta (17) acusando “corporações” de boicotar seu governo.

“O Brasil é um país maravilhoso, que tem tudo para dar certo. Mas o grande problema é a nossa classe política”, disse ele, pedindo apoio do governador e do prefeito do Rio, Wilson Witzel (PSC) e Marcelo Crivella (PRB), respectivamente.

20/maio/2019

Saiba quem é a nova namorada do ex-presidente Lula

Por Robson Pires, em

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde abril do ano passado em Curitiba, está apaixonado e pretende se casar. A revelação foi feita pelo ex-ministro da Fazenda Luiz Carlos Bresser-Pereira em um texto publicado em seu perfil no Facebook.

Lula está namorando a socióloga Rosângela Silva, de 40 anos. Ela trabalha no escritório da estatal Itaipu Binacional em Curitiba e visita o ex-presidente frequentemente na superintendência da Polícia Federal. Segundo dirigentes do partido, Janja, como é chamada a namorada de Lula, conhece Lula há mais de dez anos, e se aproximou do petista durante caravana pela região Sul.

O nome da namorada de Lula foi revelado pelo jornalista Guilherme Amado em sua coluna na revista Época. Ele e Janja já namoravam mesmo antes do ex-presidente ser preso no ano passado.

(Veja mais…)

20/maio/2019

Previdência: texto alternativo foi ruído de comunicação, diz Rogério Marinho

Por Robson Pires, em

O secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, classificou como ruído de comunicação as informações de que haveria um texto alternativo apresentado por parlamentares para a reforma da Previdência.

“Não há nenhuma dificuldade, o que houve foi um ruído de comunicação. O próprio presidente [da Comissão Especial de Reforma da Previdência] Marcelo Ramos deu uma segunda declaração nesse sentido, dizendo que as alterações que poderão ocorrer serão em cima do projeto apresentado pelo governo, como sempre foi no parlamento”, afirmou hoje (20), ao chegar ao Ministério da Economia.

Marinho disse que o governo dará apoio ao relatório da comissão se forem mantidos os princípios da proposta que são idade mínima para aposentadoria, regras de transição, igualdade entre os sistemas dos servidores públicos e dos trabalhadores privados e menor contribuição para quem ganha menos e maior para quem ganha mais.

“Se o relatório for na linha do que acreditamos, evidente que haverá apoio do governo pelo relatório. O que nos interessa é o impacto fiscal e a preservação da linha mestra que foi apresentada dentro do projeto enviado ao parlamento”, disse, referindo-se à previsão de economia de mais de R$ 1 trilhão em dez anos.

“É normal que quando se entrega um projeto com essa complexidade ao parlamento e é constituída uma comissão especial que alterações sejam feitas”, enfatizou.

(Veja mais…)

20/maio/2019

Centro Regional da Brazil Conference será instalado nesta terça-feira em Mossoró

Por Robson Pires, em

Com o tema “+Brasil: Políticas Públicas, Democracia e Justiça” será instalado nesta terça-feira, 21, o Centro Regional da Brazil Conferenceem Mossoró. O evento será realizado a partir das 8h, no Teatro Estadual Lauro Monte Filho.

A iniciativa é coordenada pelo estudante Francisco Cavalcante, aluno do 2º período de Direito da UERN, que foi um dos embaixadores na Brazil Conference at Harvard & MIT 2019, evento realizado em abril, nos Estados Unidos.

A governadora e chanceler da UERN, Fátima Bezerra, o reitor Pedro Fernandes e os deputados estaduais Isolda Dantas e Allyson Bezerra estão entre os palestrantes convidados. O evento contará com participação de especialistas que discutirão sobre políticas públicas, democracia, igualdade e justiça.

A expectativa é de lotar o Teatro Lauro Monte Filho. “Temos em torno de 400 inscritos. Também contaremos com uma caravana de Jaguaribara (CE). São mais de 80 organizações inscritas até o momento”, afirma Francisco Cavalcante.

Serão realizados os seguintes painéis:

+Políticas Públicas: promovendo a educação e reduzindo as desigualdades

Fátima Bezerra – Governadora do RN

Pedro Fernandes – Reitor da UERN

Denise Vasconcelos – Professora da UERN

Stella Sâmia – Professora da Rede Básica

+Democracia: Caminhos para renovação e participação política

Allyson Bezerra – Deputado Estadual

Isolda Dantas – Deputada Estadual

Emanuel Melo – Procurador da República

Telmir de Souza – Filósofo, professor e pesquisador

+Igualdade: Construindo justiça racial no Brasil

Cristiane Sousa – Professora do IFCE

Ivonete Soares – Professora da UERN

Giselma Rocha – coordenadora de políticas de promoção da Igualdade Racial do RN

+Justiça: Discutindo Direitos humanos e Segurança Pública

Daniel Pessôa – Professor da Ufersa

Elissandra Barbosa – Professora da UERN

Jailson Andrelino – Major da Polícia Militar do RN

20/maio/2019

Abertura do Curta Caicó terá apresentação da Orquestra Sanfônica de Parelhas (RN)

Por Robson Pires, em

O 2º Curta Caicó terá início no dia 13 de junho e a abertura do festival contará com apresentação da Orquestra Sanfônica de Parelhas, no Centro Cultural Adjuto Dias. A prévia antecede o início das Mostras Competitivas e Paralelas de filmes, oficinas e debates que irão se estender até o domingo (16).

A presença da Orquestra Sanfônica foi possível graças ao apoio da Prefeitura Municipal de Parelhas que garantiu a logística para participação do grupo musical no evento. “O Curta Caicó é um festival reconhecido nacionalmente. E o município de Parelhas estará participando em sua abertura com a Orquestra Sanfônica de Parelhas. Estamos muito felizes em poder apoiar esse importante festival que acontece na nossa região do Seridó”, afirmou Alexandre Petronilo, prefeito de Parelhas.

A Orquestra Sanfônica de Parelhas surgiu há dez anos, fruto de uma escolinha de sanfona, que funcionava como apoio da Prefeitura de Parelhas, e desenvolvia aulas práticas sobre musicalização em acordeão. O repertório da orquestra é pautado nos valores culturais do Nordeste, especialmente do Sertão, evidenciando nomes como: Luiz Gongaza, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, entre outros ícones da música popular nordestina.

O Curta Caicó é uma realização da Referência Comunicação e conta com apoio do Governo do Estado, Fundação José Augusto, SESC RN, CERES – UFRN, UERN, Canal Futura, Calle, Óticas Mirna, Brisanet, Unicords, Elo Company, Místika, ACCIRN, ABDeC e Setcenas.

Mais informações: www.curtacaico.com.br

20/maio/2019

Faltará dinheiro para salários em 2024 sem a reforma, diz Bolsonaro

Por Robson Pires, em

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (20) que falta dinheiro no governo federal e que se a reforma da Previdência não for aprovada, em no máximo cinco anos, não haverá recursos para pagamento de servidores na ativa.

“Não podemos desenvolver muita coisa por falta de recursos, por isso precisamos da reforma da Previdência. Ela é salgada para alguns? Pode até ser, mas estamos combatendo privilégios. Não dá para continuar mais o Brasil com essa tremenda carga nas suas costas. Se não fizermos isso, 2022, 2023, no máximo em 2024, vai faltar dinheiro para pagar quem está na ativa”, disse.

Bolsonaro recebeu, nesta segunda-feira, a Medalha do Mérito Industrial do Estado do Rio de Janeiro, em cerimônia na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

A premiação foi criada em 1965 e é destinada a personalidades nacionais e estrangeiras que desempenharam papel relevante para o desenvolvimento da indústria fluminense.

Aos industriais, o presidente disse que está trabalhando para desburocratizar e melhorar o ambiente de negócios no país, para que os empresários brasileiros alcancem o sucesso e consigam gerar mais emprego e renda para a população.

“O primeiro trabalho que queremos fazer é não atrapalhá-los, já estaria de bom tamanho, tendo em vista [a burocracia] que os senhores tem que enfrentar no dia a dia”, disse.

(Veja mais…)

20/maio/2019

A pedido do MPRN, Justiça decreta prisão do Oficial de Justiça que provocou acidente e resultou na morte de professora

Por Robson Pires, em

Atendendo ao pedido do Ministério Público do Rio Grande do Norte(MPRN), a Justiça potiguar decretou a prisão preventiva do oficial de Justiça Josias Teixeira de Morais, que provocou o acidente que matou a professora Gislâne Cruz do Nascimento, no prolongamento da Avenida Prudente de Morais, em Natal, neste domingo (19). A decisão judicial foi decretada durante a audiência de custódia realizada na tarde desta segunda-feira (20) com o réu, que ainda estava preso por força do flagrante.

Durante a audiência de custódia, o MPRN requereu nova definição jurídica e sustentou que o crime era doloso – ou seja, intencional – já que o réu tinha ingerido bebida alcoólica e medicamento controlado e tinha consciência de que não poderia beber, conforme ele mesmo alegou em depoimento. Para o MPRN, Josias Teixeira de Morais foi indiferente para as possíveis consequências, assumindo o risco do resultado morte a partir do momento em que decidiu dirigir nessas condições.

(Veja mais…)

20/maio/2019

Governo anunciará novos bloqueios no Orçamento na quarta (22)

Por Robson Pires, em

Orçamento passará por um novo desafio na próxima quarta-feira (22). Em meio à desaceleração econômica, a Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia anunciará mais um contingenciamento (bloqueio temporário de verbas) na nova edição do Relatório Bimestral de Receitas e Despesas.

Publicado a cada dois meses, o relatório traz as atualizações das estimativas oficiais para a economia brasileira e o impacto dela nas previsões de receitas e despesas. Com base nas receitas, o governo revisa as despesas para garantir o cumprimento da meta de déficit primário (resultado negativo das contas do governo excluindo os juros da dívida pública) de R$ 139 bilhões e do teto de gastos federais.

Na última semana, o governo recebeu diversos sinais amarelos em relação à economia. O Boletim Focus, pesquisa com instituições financeiras divulgada pelo Banco Central (BC), indicou que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) fechará o ano em 1,45%. A previsão deve baixar no próximo boletim, a ser divulgado na segunda-feira (20).

Outro alerta foi dado pelo Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central, que funciona como uma prévia do PIB. Famoso por antecipar tendências da economia, o indicador fechou o primeiro trimestre com queda de 0,68% em dados dessazonalizados (que desconsideram as oscilações típicas de determinadas épocas do ano).

A desaceleração da economia reduz a arrecadação de tributos, impactando a receita do governo. A queda de receita deve ser parcialmente neutralizada pela alta no preço internacional do petróleo, que está no maior nível em sete meses. Em audiência pública na Comissão Mista de Orçamento na última terça-feira (14), o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, confirmou que o próximo relatório terá bloqueios adicionais de verbas.

(Veja mais…)

20/maio/2019

Zenaide apresenta PEC da Segurança no Senado

Por Robson Pires, em

A senadora Zenaide Maia (PROS)  apresentou Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que obriga pelo menos repasse de 2,5% do orçamento da União para a Segurança.

20/maio/2019

Ah, coitado!

Por Robson Pires, em

O ex-presidente Lula quer um grande acordo nacional entre empresas e trabalhadores contra o governo Jair Bolsonaro (PSL).

Lula está bebendo cachaça estragada.

20/maio/2019

Tabelião poderá “tomar” vaga de Carlos Augusto na disputa de Parnamirim

Por Robson Pires, em

O tabelião Airene Paiva foi apresentado como nome do PCdo B para as eleições de 2020. Isso deixaria o ex-deputado estadual Carlos Augusto  Maia (PCdoB) fora da disputa.

20/maio/2019

Juiz alerta Fátima Bezerra

Por Robson Pires, em

O juiz de execuções penais do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Henrique Baltazar, voltou a usar suas redes sociais para abordar a situação dos presídios do Estado.

Segundo o magistrado, caso o governo Fátima Bezerra (PT) não retome os investimentos no setor, as penitenciários correm risco de reviver o caos administrativo de anos passados, quando foram registradas fugas, motins e rebeliões com grande número de mortos.

20/maio/2019

MPRN anuncia criação do Gaeco do Seridó para ampliar investigações na região

Por Robson Pires, em

Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) vai criar o Gaecodo Seridó nos próximos dias. O anúncio oficial foi feito pelo procurador geral de Justiça do RN, Eudo Rodrigues Leite, nesta segunda-feira (20). O objetivo é ampliar a atuação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

O Gaeco do Seridó será sediado em Caicó. A resolução que institui a unidade do MPRN será publicada no Diário Oficial do Estado nos próximos dias. “A criação do Gaeco do Seridó é mais um ato dessa gestão com vistas à interiorização das ações da PGJ à frente do MPRN. Estamos consolidando um plano que vem sendo implementado desde junho de 2017: a capilarização do Gaeco. O MPRN mostra que está determinado a reforçar a sua atuação no combate firme à criminalidade e à corrupção, em todos os municípios do nosso Estado”, falou Eudo Leite.

O promotor de Justiça Vinícius Lins Leão Lima será o coordenador do Gaeco do Seridó. Ele vai continuar sendo o responsável pela Promotoria de Justiça de Jardim de Piranhas, acumulando as funções.

“Com a criação do Gaeco do Seridó, vamos poder realizar um trabalho de excelência em investigações criminais especiais, produzindo resultados sociais relevantes. A ideia é trabalhar em total sincronia com outras instituições e dar apoio às iniciativas e procedimentos investigatórios às Promotorias de Justiça da região”, disse o promotor de Justiça.

A atuação do Gaeco do Seridó compreenderá a área territorial das Promotorias de Justiça de Acari, Bodó, Cerro Corá, Carnaúba dos Dantas, Caicó, Cruzeta, Currais Novos, Equador, Florânia, Ipueira, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lagoa Nova, Ouro Branco, Parelhas, São Fernando, São Vicente, São João do Sabugi, São José do Seridó, Santana do Seridó, Serra Negra do Norte, Timbaúba dos Batistas e Tenente Laurentino Cruz, obedecendo um planejamento integrado e servindo de apoio tanto ao Gaeco, quanto a esse conjunto de Promotorias. O novo órgão terá estrutura de pessoal, veículos, equipamentos e espaço físico para um efetivo incremento da atuação do MPRN nas investigações.

(Veja mais…)

20/maio/2019

O privilégio de Rogério Marinho

Por Robson Pires, em

A pedido de João Campos (PRB-GO), o secretário Rogério Marinho(Previdência) recebeu entidades das forças de segurança, que, claro, também querem preservar privilégios na reforma da Previdência.

20/maio/2019

Mais televisão, menos redes sociais

Por Robson Pires, em

A tática de Jair Bolsonaro de recorrer apenas às redes sociais fracassou.

Cesar Maia disse para o Estadão:

“A tradução que está sendo dada às redes não corresponde à realidade. As redes empoderam o indivíduo; o indivíduo, uma vez com o poder que tem, convencido de alguma coisa, vai propagando isso. Mas não é um sistema partidário. É por isso que Bolsonaro tem dado muitas entrevistas na televisão. Naturalmente, ele acha que precisa da televisão para recuperar o prestígio. As redes sociais cumpriram um papel e continuarão cumprindo, é um papel importante, mas menor do que se imaginava, que resolvia tudo. Eles estão sentindo que não é assim. Então, precisam da televisão para gerar um efeito multiplicador maior. Estranho é que ele use pouco o rádio.”

20/maio/2019

Semsur abre cadastro para venda de artigos juninos

Por Robson Pires, em

Com a proximidade dos festejos juninos, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) abriu nesta segunda-feira (20), cadastro para os comerciantes informais que desejam atuar temporariamente nos logradouros públicos da cidade vendendo produtos alusivos às festas de São João.

Ao todo, 31 vagas serão disponibilizadas aos ambulantes, que poderão atuar entre os dias 1º e 30 de junho. A ocupação se dará, especificamente, no canteiro central da Av. Antônio Basílio, no trecho entre a Av. Prudente de Morais e a Rua São José.

As vagas serão distribuídas por ordem de chegada, sem possibilidade de reservas. Estarão aptos ao cadastramento somente os comerciantes informais que apresentarem os originais e cópias de um documento de identificação com foto (RG, CNH), CPF (apenas o número) e comprovante de residência.

Em cumprimento a Lei Municipal Complementar nº 165/2016, os ambulantes licenciados deverão efetuar o pagamento de uma taxa referente ao uso do espaço público. O valor da ocupação de áreas públicas para atividades por período inferior a um ano é de R$ 1,21 por m². A validade desta licença é diária.

A Semsur acrescenta ainda que para a comercialização de fogos de artifício e similares, a Licença Eventual concedida só terá validade em conjunto com autorização expedida pelo Corpo de Bombeiros.

Cadastramento de Comerciantes informais – Festejos Juninos

(Veja mais…)

20/maio/2019

Intolerância

Por Robson Pires, em

É uma ‘intolerância’ quase generalizada o que a grande mídia do Brasil, sedenta por dinheiro do governo federal, está fazendo com o presidente Jair Bolsonaro.

‘Plantando’ a todo instante inverdades contra o seu governo. O presidente ainda não completou direito 6 meses de gestão no País e a grande mídia faz de tudo para derrubá-lo.

Toma vergonha na cara ‘cambada de vagabundo’ que vivia se aproveitando de governos corruptos passados.

20/maio/2019

Eudo Leite: Criação do GRAECO Seridó

Por Robson Pires, em

O procurador Geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Eudo Leite, estará em Caicó hoje (20).

Ás 13 horas e 10 minutos concederá entrevista coletiva a imprensa na sede do Ministério Público, que fica localizado na Cidade Judiciária.

Na pauta a criação do CRAECO Seridó, entre outros temas.

Twitter Facebook Instagram E-mail
  • 11
  • :
  • 49
  • :
  • 31

Terça, 21 de Maio de 2019

Buscar no Blog

 

Fan Page. Curta!

Calendário

Maio 2019
D S T Q Q S S
« Abr
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.