Uma paciente de 27 anos, de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, voltou a ter os sintomas da Covid-19 cerca de três meses depois de ter tido a doença detectada pela primeira vez. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Município. A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), ciente do caso, disse que não há evidências científicas atualmente para reinfecção e que os estudos indicam para a possibilidade de resquícios de “fragmentos virais”.

Segundo a secretaria de saúde do município, a paciente testou positivo pela primeira vez em um exame RT-PCR no dia 24 de março – o exame foi colhido em uma Unidade Básica de Saúde de São Gonçalo do Amarante. Ao sentir novamente os sintomas da Covid-19 em junho, ela fez novo RT-PCR no dia 24 e mais uma vez o resultado foi positivo.

No dia 30 de junho, então, a paciente fez o exame de sorologia na rede privada e foi detectado que ela não possuía os anticorpos da doença. O mais recente, no dia 10 de julho, atestou que ela tem os anticorpos.

“No mês de março, logo nos primeiros casos confirmados, ela fez o Swab (RT-PCR) e foi positivo. A princípio, ela teve sintomas leves. Não é uma pessoa que tem comorbidade nenhuma, até pela idade, é bastante jovem. E novamente, no fim de junho, ela voltou com os sintomas mais avançados e novamente fez o teste do Swab, que mais uma vez foi positivo”, contou o secretário de saúde de São Gonçalo do Amarante, Jalmir Simões.

“Primeiro, ela apresentou sintomas leves, foi atendida na nossa Unidade Básica de Saúde do Município, onde foi feito todo o procedimento, com as orientações médicas, e o teste RT-PCR, que deu positivo. Em seguida, ela voltou a apresentar alguns sintomas, mais agravados, como a dor de garganta, cefaléia, perda do olfato e paladar”, falou Adna Cunha, coordenadora de epidemiologia de São Gonçalo do Amarante. Ler mais…