SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Soft skills: conheça as habilidades que são decisivas para a sua carreira



— Foto: Divulgação/UBM— Foto: Divulgação/UBM

— Foto: Divulgação/UBM

Se você está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, com certeza está priorizando a atualização dos conhecimentos técnicos para uma melhor capacitação em sua área. E você não está errado!

Mas sabia que existem novas competências que os contratantes estão de olho, conhecidas como soft skills?

A sociedade contemporânea vive em constantes transformações, com destaque para o uso de novas tecnologias como a Inteligência Artificial (IA) e a utilização de robôs, por exemplo, o que faz com que aqueles que buscam uma colocação procurem aperfeiçoar suas habilidades técnicas, as hard skills.

Porém, o que vem sendo um desafio para os contratantes são as soft skills, habilidades subjetivas e comportamentais decisivas nas relações interpessoais e na qualidade do ambiente corporativo. Isso porque competências como trabalho em equipe, colaboração e criatividade são construídas através da experiência de cada um e não podem ser ensinadas em um curso.

A pesquisa Global Talent Trends, realizada pelo LinkedIn, aponta que 92% dos gerentes de contratação acreditam que as habilidades sociais são mais importantes que as técnicas. Além disso, destacam que 89% das “contratações ruins” estão ligadas a candidatos com limitações em soft skills, o que reforça a máxima de que “as empresas contratam pelo currículo e demitem pelo comportamento”. Então, para que você não caia neste erro, neste texto vamos te apresentar as soft skills em alta no mercado. Confira!

Criatividade

De acordo com análise do LinkedIn, a criatividade é a competência mais procurada pelos recrutadores no momento. Está ligada à capacidade de encontrar soluções rápidas e originais para solucionar os problemas, algo que não pode ser realizado facilmente por uma máquina.

É certo que algumas pessoas são mais criativas, têm um dom natural. Mas não se engane: você pode desenvolver essa habilidade ao longo da sua trajetória profissional. Afinal, em um mercado altamente competitivo, a demanda por inovação está presente em todas as áreas.

Por isso, se você é um profissional com capacidade, mental e emocional para lidar com desafios e crises na empresa, sem dúvida vai se destacar no mercado de trabalho.

Persuasão

Muitos acreditam que ser persuasivo significa conseguir impor as suas ideias a todos. Mas esse é um grande engano, a persuasão consiste na capacidade de expor de forma clara e lógica o seu ponto de vista.

É por esse motivo que está é uma soft skill relevante na vida profissional. Afinal, a persuasão pode ser decisiva em uma entrevista de emprego, no momento de expor seus argumentos, habilidades e trajetória profissional.

Ela também é essencial para que você tenha propriedade para apresentar ideias e projetos na empresa. Além disso, é uma competência que contribui para a comunicação efetiva com seus colegas, gestores e clientes.

Colaboração

A colaboração é uma soft skill presente em pessoas que são capazes de cooperar com a equipe e a rotina de trabalho, em busca de atingir um objetivo comum.

Em interação com uma boa comunicação interpessoal, ela permite que o trabalho em equipe seja desenvolvido de forma que cada membro contribua através de suas melhores competências. Afinal, ao atuar de forma integrada, é possível alcançar resultados eficazes.

Assim, se você é um funcionário colaborativo, será capaz de lidar com a diversidade no ambiente de trabalho. Além de ter a habilidade para oferecer e receber feedbacks, pois sabe lidar com opiniões divergentes.

Adaptabilidade

Essa soft skill está ligada à capacidade de adaptação, também conhecida como resiliência. Os recrutadores acreditam que ela se tornou imprescindível, pois determina a competência para enfrentar situações adversas, dentro ou fora do ambiente de trabalho.

Assim, não importa qual a sua área de atuação, se você tem a habilidade para gerenciar crises, enfrentar obstáculos e aproveitar as diferentes oportunidades no caminho, você irá se destacar.

A adaptabilidade também é uma competência chave na gestão da sua carreira. Com ela, você estará preparado e qualificado para identificar a necessidade de modificações que serão decisivas para garantir o seu espaço no mercado.

Gestão de Tempo

Em um mercado com foco em resultados e que procura profissionais multitarefas ser capacitado para planejar e priorizar as tarefas urgentes do dia a dia é fundamental.

A gestão de tempo é uma soft skill presente em profissionais que sabem identificar com clareza, a partir dos resultados desejados, as atividades que necessitam de total atenção.

Tudo isso, sem deixar de lado as outras tarefas do dia, o que torna essencial que a gestão de tempo esteja alinhada à habilidade de delegar tarefas. Afinal, se o trabalho é realizado em equipe, você precisa confiar na competência dos colaboradores.

Assim, você será capaz de obter melhores resultados e ser mais eficiente na resolução de tarefas, com menor tempo e desgaste.

Agora você já sabe, para conquistar uma vaga no mercado de trabalho ou se destacar na sua atual função, é necessário desenvolver tanto as habilidades técnicas quanto as competências comportamentais.

UBM

Mais do G1
Inovações
Conheça os diferencias e as inovações desta metodologia no processo de ensino-aprendizagem
Confira!
Conheça as técnicas que vão te ajudara desenvolver uma excelente apresentação
Foto: (Divulgação/UBM)
ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Entenda como a opção por um espaço colaborativo pode ajudar a sua empresa
ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Descubra o que você precisa ter no seu espaço para ajudar a melhorar a rotina de estudos
ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Descubra qual o melhor caminho para você
ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Saiba qual a formação e habilidades que o mercado está à procura



Comentários com Facebook




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.