SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-SMS e Semtas discutem fortalecimento da Saúde no Programa Bolsa Família


lhorar a oferta e a qualidade dos serviços prestados à população

Assessoria de Imprensa

Em Natal, há mais de 65 mil famílias que são acompanhadas pelo programa

Os secretários Municipais de Saúde, George Antunes, e do Trabalho e da Assistência Social, Andréa Dias, estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira, 28, acompanhados das equipes técnicas, para discutir o fortalecimento dos indicadores das condicionalidades da Saúde no Programa Bolsa Família. Em Natal, há mais de 65 mil famílias que são acompanhadas pelo programa.

Levar as crianças menores de 7 anos para tomar as vacinas, pesar, medir, avaliar o crescimento e o desenvolvimento é um dos principais compromissos dos beneficiários do programa. Os recém-nascidos e as crianças de até 7 anos devem ser pesadas, medidas e ter o calendário de vacinação atualizado. Mulheres entre 14 e 44 anos que estejam grávidas ou não também devem fazer o acompanhamento de saúde e o pré-natal. Além da saúde, a frequência escolar é outra obrigação assumida pelas famílias. Os pais devem ficar atentos às presenças escolares das crianças entre 6 e 17 anos.

As condicionalidades são uma das ferramentas usadas pelo poder público para identificar as vulnerabilidades sociais e melhorar a oferta e a qualidade dos serviços prestados à população.

“Mais que uma obrigação da família, a condicionalidade é um grande benefício adicional do Bolsa Família. De um lado, criando uma obrigação para a família, mas, de outro, agregando um enorme valor à transferência de renda, que é o melhor cuidado com a saúde dos beneficiários. Queremos trabalhar de forma integrada, Saúde, Educação e Assistência Social”, afirmou a secretária Andréa Dias.

O secretário George Antunes mostrou-se bastante satisfeito com o encontro e colocou a Secretaria Municipal de Saúde à disposição para a garantia do cumprimento dos indicadores das condicionalidades da saúde no Programa Bolsa Família. “Nosso compromisso está firmado. Juntos vamos melhorar nossos indicadores. Agora precisamos montar nossa estratégia de como vamos alcançar essa meta. Esta não é uma questão apenas do Bolsa Família, mas tem uma relação direta com a Atenção Primária que é a ação mais elementar de uma Secretaria”, destacou George Antunes.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.