SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Senadora Zenaide apresenta emenda à Medida Provisória do governo para aumentar o valor do salário mínimo


Senadora Zenaide apresenta emenda à Medida Provisória do governo para aumentar o valor do salário mínimo[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A senadora Zenaide Maia apresentou emenda à Medida Provisória 021/2020, que aumenta o valor do salário mínimo.

Segundo justificou a senadora, por dois anos consecutivos o governo federal se limitou a repor as perdas da inflação na hora de reajustar o mínimo e o resultado é o salário com menor poder de compra dos últimos 15 anos.

O levantamento apresentado pela senadora do Rio Grande do Norte foi feito pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos).

“Comida, gasolina, remédio, aluguel. Tudo aumentou demais, menos o salário. Apresentei emenda à MP 1021 para dar ganho real ao mínimo, com reajuste de 5,45% (INPC de 2020) + 1,41% (variação real do PIB de 2019)”, explicou Zenaide, criticando a

Descontinuidade, por parte do governo federal, da política de valorização do salário mínimo.

6 de fevereiro de 2021 às 23:29

Defensoria Pública do RN registra aumento de 10% no número de atendimentos durante a pandemia[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Relatório da Corregedoria Geral da Defensoria Pública do RN registrou: durante o ano de 2020, quase todo enfrentando a pandemia do coronavírus, foram 169.366 atos em favor dos potiguares, sendo 98.805 atendimentos cíveis, contabilizando um aumento de 10,63% em relação ao ano de 2019.

O total de atendimentos ultrapassou 104 mil, registrando uma média de 415 por dia.

O relatório tem como base os dados enviados pelas defensorias e núcleos de atendimento. “Durante o período de isolamento social imposto pela pandemia, montamos um comitê de crise que analisou as adaptações que seriam necessárias para continuarmos atuando e um dos primeiros passos foi a abertura de canais de atendimento virtuais”, analisa o defensor público-geral do RN, Marcus Vinicius Soares Alves.

Para o trabalho remoto, a instituição abriu mais de 30 canais virtuais de atendimento, incluindo uma Central de WhatsApp para demandas gerais, coletivas e de violência doméstica.

A Defensoria também se manteve importante para a população no período de retomada da economia.

“Impetramos ações voltadas para a questão do transporte público coletivo e acompanhamos a Secretaria Estadual de Educação na reestruturação da rede para retomada das aulas presenciais. Ao todo, a instituição propôs 11 ações coletivas em favor da população potiguar e contabilizou 45 atuações extrajudiciais, além de ter celebrado 315 acordos ao longo do ano”, disse o defensor.

 

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.