SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Saúde: equipe participa de capacitação para fortalecer estratégias de combate à violência no município


A capacitação contou com o Núcleo de Prevenção à Violência, Promoção da Saúde e Cultura de Paz da SESAP/RN.

Com objetivo de criar estratégias e apresentar um panorama sobre a dimensão e gravidade dos mais diversos tipos de violência existentes no município, a Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, na manhã desta quarta-feira (5), treinamento em parceria com os profissionais das Unidades de Saúde e da Maternidade Belarmina Monte.

Seguindo as diretrizes do treinamento, as Unidades de Saúde do município deverão notificar os casos que se enquadrarem nos objetos de notificação instituídos pelo Ministério da Saúde. Casos de violência doméstica/intrafamiliar, sexual ou autoprovocada, tráfico de pessoas, trabalho escravo e infantil, tortura e violências homofóbicas contra mulheres e homens em todas as idades passam a ser notificados. Nos casos de violência extrafamiliar/comunitária, somente serão objetos de notificação as violências contra crianças, adolescentes, mulheres, pessoas idosas, pessoa com deficiência, indígenas e população LGBT.

Para a coordenadora da equipe técnica da SMS, Marianna Braz, o projeto viabiliza o acesso ao real índice de violência praticada no município. “Com o preenchimento das fichas de notificação, será possível saber exatamente quais os tipos de violência praticadas e criar as estratégias mais eficazes de combate”, ressalta a coordenadora.

A notificação compulsória de violências interpessoais e autoprovocadas no âmbito da saúde não se enquadrada como denúncia, mas sim como um instrumento para garantia de direitos. “Após as etapas iniciais de atendimento, acolhimento e notificação, deve-se seguir com encaminhamento junto à rede de proteção social, de acordo com o grau e/ou tipo de caso”, afirma Jalmir Simões, secretário da SMS.

 COMENTÁRIOS

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.