SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Saiba como identificar e recuperar bicicletas em caso de roubo ou furto



00:00/00:00

Erro ao carregar o recurso de vídeo.

Ocorreu um problema ao tentar carregar o vídeo. Atualize a sua página para tentar novamente.

Acesso gratuito

Faça seu login grátis e tenha acesso ilimitado às exclusividades G1

Saiba como é possível recuperar bicicleta roubada

Saiba como é possível recuperar bicicleta roubada

Com a facilidade de compra de bicicletas, o meio de transporte pode se tornar um alvo fácil da ação de criminosos. Entretanto, as características de cada modelo e o número do chassi podem ajudar a recuperar as bicicletas roubadas. (Veja vídeo acima)

Morador do bairro da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife, o professor de inglês André Couto escolheu o meio de transporte devido à facilidade para se deslocar e à economia com passagens de ônibus ou táxi. De cinco bicicletas roubadas, quatro foram recuperadas pelo ciclista.

“A gente sempre divulga a foto o mais recente possível da bicicleta quando isso acontece. isso ajuda. E toda bicicleta tem um número de chassi, perto do eixo do pedal”, afirma.

Número do chassi pode ajudar a identificar bicicletas roubadas — Foto: Reprodução/TV GloboNúmero do chassi pode ajudar a identificar bicicletas roubadas — Foto: Reprodução/TV Globo

Número do chassi pode ajudar a identificar bicicletas roubadas — Foto: Reprodução/TV Globo

Com o número, localizado no quadro da bicicleta, é possível provar quem é o proprietário do veículo após um furto. O número da bicicleta também pode estar na base do banco da bicicleta, mas independentemente do local em que esteja gravado, o número precisa ser colocado na nota fiscal antes de o produto ser retirado da loja.

Numa loja em Água Fria, na Zona Norte do Recife, o comerciante Josinaldo Tavares vende as “magrelas” com os dados registrados nas notas. “Todas elas saem com o número do quadro e com o CPF do cliente”, afirma.

O Procon Recife também reforça o alerta com uma campanha educativa para que os clientes não se esqueçam de pedir a nota e coloquem, no documento, o número de identificação da bicicleta.

Alerta Bike

A Secretaria de Defesa Social (SDS) tem trabalhado num sistema para recuperar bicicletas roubadas. Semelhante ao Alerta Celular, em que o dono do aparelho registra os dados do telefone para que o celular seja recuperado em caso de roubo, o novo serviço está previsto para começar a funcionar no fim de 2019.

“O ciclista vai acessar o site da secretaria, registrar os dados da bike e o número de série, porque isso é importante para o êxito do programa. Assim, caso a bicicleta tenha sido roubada ou furtada, ela poderá ser devolvida”, afirma o superintendente de estatística e análise criminal da SDS, major Jonas Moreno.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Este conteúdo não recebe mais comentários.

Veja também

Globo Repórter

Sérgio Chapelin se despede do Globo Repórter após 46 anos apresentando o programa

Chapelin apresentou o primeiro programa – em abril de 1973. Reveja alguns momentos desta carreira brilhante.

27 de set de 2019 às 23:15

PróximoLeoa expulsa da alcateia sobrevive na selva sozinha com filhotes recém-nascidos

Mais do G1
Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.