SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-SAAE de São Gonçalo: é um bom exemplo de Gestão Pública Municipal


26731323_921745511330331_5642675287746242098_n

SAAE de São Gonçalo: é um bom exemplo de Gestão Pública Municipal

Uma das vítimas do ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante Jarbas Cavalcanti de Oliveira foi o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Em 2009, na passagem do governo para Jaime Calado, a instituição administrativa e financeiramente estava sem rumo.

Hoje a empresa está saneada. Os méritos devem ser creditados aos novos comandos, especialmente, a atual Diretora Presidente, Talita Karolina, e também a sua equipe técnica. Um dos grandes avanços da autarquia municipal foi a recuperação da capacidade de gerir os próprios custos e despesas.

Quando Jaime assumiu, a instituição foi obrigada a adiar os investimentos para evitar que a mesma ficasse inadimplente. Uma das prioridades era negociar a dívida com o INSS. Inclusive, a ação de improbidade administrativa do Ministério Pública Federal contra Jarbas Cavalcanti foi por sonegação de mais de R$ 1,7 em contribuições previdenciárias.

Superado o caos administrativo e financeiro, foi possível realizar concurso público, ampliar as redes de esgoto e água. Reforma e construção de caixa d’água. Novos poços foram perfurados. Além disso, por meio de licitação pública, comprou-se maquinário para os serviços: desobstrução, desentupimento e limpeza.

Ainda no segmento de serviços, além da Agência dos Correios e da Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil fechará convênio com a autarquia municipal visando comodidade e melhor atendimento dos concessionários do SAEE. Este ano, um novo escritório será aberto na zona rural, precisamente, em Poço de Pedra.

Depois do governo Cavalcanti, a capacidade de abastecimento da instituição, comparada as gestões que antecederam a atual, é superior. Segundo informações, esse resultado foi alcançado com no mínimo de perda de recursos, entre esses, menos dinheiro e materiais.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.