Rio Grande do Norte completa nesta sexta-feira (19) 100 dias desde que registrou o primeiro caso de Covid-19, confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) em 12 de março. Desde aquele dia, quando uma mulher de 24 anos, moradora de Natal, chegou de uma viagem à Europa com a doença, o novo coronavírus já foi responsável pela morte de 655 de pessoas. Além disso, outros 15.889 potiguares contraíram o vírus ao longo do período.

A pandemia modificou a rotina da população, enlutou famílias, distanciou pessoas e trouxe novos termos ao léxico cotidiano do potiguar. Hoje é comum comentar sobre isolamento social, quarentena, taxa de contágio e pico epidêmico. O fato é que os 100 dias de Covid-19 no Rio Grande do Norte deixarão marcas – e traumas – que irão se perpetuar por um longo tempo.

O Agora RN realizou comparativos com os números divulgados no Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde Pública, a partir de 23 de março, dez dias após o primeiro caso, até os dias atuais. Em 23 de março, eram 14 casos e nenhuma morte. Os números cresceram e, até esta quinta-feira (18), foram contabilizados 15.889 casos confirmados e 655 óbitos.

Do Agora RN

Saiba mais AQUI