SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Renda Brasil pode beneficiar 20 milhões de famílias, estima governo Renda Brasil pode beneficiar 20 milhões de famílias, estima governo


Renda Brasil pode beneficiar 20 milhões de famílias, estima governo

Renda Brasil pode beneficiar 20 milhões de famílias, estima governo

Além de prorrogar o auxílio emergencial, o presidente Jair Bolsonaro deseja criar o programa Renda Brasil ainda neste ano, para começar a vigorar em janeiro de 2021. O primeiro formato do novo programa social, prevê o governo, deve beneficiar 20 milhões de famílias no país.

A equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, junto com o Ministério da Cidadania, trabalha num modelo que prevê o pagamento do novo benefício às 14 milhões de famílias cadastradas no Bolsa Família, mais 6 milhões de famílias que recebem o auxílio emergencial.

Nas reuniões para definir o novo programa social, que seria a marca do governo Bolsonaro na área, o ministro Paulo Guedes tem dito que o cadastro do auxílio emergencial permitiu identificar 6 milhões de famílias que estavam “invisíveis” e “em situação de vulnerabilidade”. Essas famílias não recebiam nenhum benefício social, apesar de precisarem deles para sobreviver.

O auxílio emergencial já foi pago a mais de 60 milhões de pessoas, mas várias podem fazer parte de uma mesma família. Deste total, a equipe do governo Bolsonaro argumenta que uma parcela significativa voltará a ter renda depois de superada a fase mais crítica do combate ao coronavírus. Ou seja, não precisariam mais do benefício.

Desse grupo, porém, 6 milhões de famílias vão seguir em situação de vulnerabilidade e precisam ser incluídas em algum tipo de benefício social. Por isso, os técnicos estão fechando uma primeira versão do Renda Brasil incluindo as 14 milhões de famílias do Bolsa Família e as novas 6 milhões identificadas pelo auxílio emergencial.

Nesta segunda-feira (17), o presidente Jair Bolsonaro teve a primeira reunião com o ministro Paulo Guedes e equipe para discutir a prorrogação do auxílio emergencial como a criação do Renda Brasil. A ideia é prorrogar o auxílio até o final do ano, com um valor do benefício entre R$ 250 e R$ 300. E esse seria também o mesmo valor do Renda Brasil, que começaria a ser pago em janeiro de 2021.

Valdo Cruz fala sobre ações do governo para prorrogar o auxílio e criar o Renda Brasil

–:–/–:–

Valdo Cruz fala sobre ações do governo para prorrogar o auxílio e criar o Renda Brasil

A criação do Renda Brasil deve seguir para o Congresso como uma proposta de emenda à Constituição (PEC), já que vai alterar benefícios hoje previstos na Constituição, como o Abono Salarial. A ideia é extinguir esse benefício e incorporar seus recursos no Renda Brasil, como uma das fontes de financiamento.

Paulo Guedes tem destacado nas reuniões com Bolsonaro que o Renda Brasil precisa ser o mais amplo possível, atendendo a todas as famílias em situação de vulnerabilidade no país, mas também tem de ser sustentável, com fontes de financiamento definidas.

A criação do Renda Brasil e a renovação do auxílio emergencial até o final do ano são prioridades do governo Bolsonaro neste momento. Além da sua importância social e econômica, o benefício social rendeu dividendos políticos ao presidente. Sua aprovação subiu principalmente por causa do pagamento do auxílio.

Por isso, o governo quer criar o Renda Brasil para manter o apoio dessa faixa da população ao presidente Bolsonaro, e fortalecê-lo politicamente para a campanha da reeleição em 2022.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.