SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Projeto irá transformar Cadeia Pública de São Gonçalo em Centro de Turismo, Arte e Cultura


Transformar as antigas instalações que abrigavam o cárcere por arte, turismo e cultura popular. Essa é proposta da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, que visa requalificar os espaços da Antiga Cadeia Pública do município em um Centro de Turismo, Arte e Cultura, nos moldes da Emcetur de Fortaleza, que antes era um presídio e hoje abriga um dos principais centros de artesanato do Estado do Ceará.

Construída em meados de 1979, a Cadeia Pública de São Gonçalo do Amarante já passou por diversas reformas e recebeu detentos até ser desativada, em 2019, pelo Governo do Estado do Ceará. De lá para cá, o prédio estava fechado.

Após esse período, surgiu a proposta de criar um espaço cultural, promovendo a arte, preservando o lugar como patrimônio histórico do município.

Para tanto, a equipe da Coordenadoria Municipal de Turismo, formada pelo Coordenador Dárdano Melo, o Coordenador do Centro de Feiras e Eventos, Pedro Carlos, e o gerente de marketing, Hércules Arizon, se reuniu com representantes da Secretaria de Cultura de SGA e da Secretaria de Empreendedorismo para discutir o projeto de transformação da antiga Casa de Detenção em um Centro de Turismo, Arte e Cultura.

De acordo com Hércules Arizon, o projeto visa preservar ao máximo, a estrutura do prédio da casa de detenção, para que não perca as características originais.

Na planta, o projeto contempla boxes para exposição de artesanatos, lojas de aviamentos, restaurante e galeria de artes. “Estamos nos reunindo com pessoas ligadas a arte, cultura e artesanato para definir os espaços. No local, abriremos uns janelões nas laterais, aproveitando as estruturas das celas masculinas, para transformar em boxes para artesanato. A cela compartilhada, será transformada em um restaurante com comidas típicas tipo uma tapiocaria. O pátio externo será transformado em palco, para realização de shows com artistas locais, com capacidade para até 100 pessoas. Teremos outros espaços ainda, como galerias de arte e banheiros”, detalhou.

A proposta ainda está sendo discutida entre a equipe da Coordenadoria Municipal de Turismo, Casa do empreendedor e outras secretarias, além de categorias de arte, cultura e turismo para finalização do processo de idealização para futuramente, dar lugar a arte, cultura e entretenimento de São Gonçalo do Amarante.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.