SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Prefeitura de São Gonçalo promove capacitação para gestores de crianças com deficiência


Prefeitura de São Gonçalo promove capacitação para gestores de crianças com deficiência

Ao todo, 330 pessoas participaram do evento organizado pela Secretaria Municipal do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Semipd) em parceira com as secretarias de Saúde (SMS), a Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Semtasc) e a de Educação (SME)

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante/RN realizou nesta quarta-feira (25), a primeira capacitação para gestores e auxiliares de crianças e adolescentes com deficiência da rede municipal de ensino.

Ao todo, 330 pessoas participaram do evento organizado pela Secretaria Municipal do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Semipd) em parceira com as secretarias de Saúde (SMS), a Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Semtasc) e a de Educação (SME). “O objetivo é proporcionar conhecimento e esclarecimentos sobre esse público tão importante, trabalhando a inclusão no âmbito escolar, com respeito e igualdade”, observou Emília Caroline, secretária da Semipd.

Foram ministradas palestras por servidores do município e profissionais qualificados do Estado, que trabalham na área da saúde com pessoas com deficiência. Durante a capacitação, intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) realizaram a transcrição para as pessoas deficiência auditiva.

Também foram debatidos assuntos sobre os cuidados essenciais para com as crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência, bem como a alimentação, higienização e medicação. Na abertura, o professor Sebastião fez uma apresentação cultural sobre a temática.

Atualmente o município conta com o Centro de Atendimento Educacional Especializado (Cmaee), atendendo aproximadamente 230 alunos da rede municipal de ensino com algum tipo de necessidade especial. Os estudantes são atendidos no horário contrário as suas aulas. As especialidades oferecidas são fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, aula de Libras e informática.

A Prefeitura está cinturando o Centro Especializado em Reabilitação (CER) onde será um ponto referencial para a Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência e terá a finalidade de realizar diagnósticos e tratamentos de pessoas com deficiência, além de promover a concessão, a adaptação e a manutenção de tecnologia assistiva, sendo a reabilitação/habilitação realizada de forma interdisciplinar e com o envolvimento direto de profissionais, cuidadores e familiares nos processos de cuidado.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.