SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Por que conviver um pet faz bem? Veja 5 motivos para ter um animal de estimação


Por A vida é pra já

 


Eles estão presentes em quase 140 milhões de lares brasileiros (de acordo com o IBGE) e, em muitos deles, já se tornaram verdadeiros membros da família. Ter um animal de estimação em casa, seja ele qual for, traz uma série de benefícios para a saúde física e mental.

Não importa qual animal você escolha – dos populares gato e cachorro até os mais incomuns como jabuti e coelho -, ele pode representar uma excelente oportunidade de viver mais e melhor.

Quer saber as vantagens de ter um pet em casa? A gente listou cinco para você. Confira!

1- Faz bem para o coração

Um estudo divulgado pela Associação Americana do Coração mostrou que ter um pet, sobretudo um cachorro, ajuda a afastar problemas cardiovasculares. A pesquisa destaca que o risco de morte entre pessoas com doença cardíaca é até quatro vezes menor quando se convive com um bichinho.

Os motivos, de acordo com o estudo, seriam estes:

– Aumento na carga de atividade física

– Melhora na reação do organismo ao estresse

– Redução da pressão arterial

– Diminuição nos níveis de colesterol e triglicérides

– Maior chance de sobreviver a um ataque cardíaco

2 – É uma excelente companhia para os idosos

Uma pesquisa publicada na revista científica Journal of Gerontology: Medical Sciences afirma que idosos donos de cachorros superam melhor a solidão. Adotar um cão ou um gato é, inclusive, uma atitude que muitos médicos recomendam a seus pacientes mais velhos.

Ainda de acordo com o estudo, há vários motivos para essa recomendação: ter um bichinho de estimação ajuda a manter atividades regulares, já que o animal dá uma razão para levantar da poltrona. Além disso, faz com que os idosos fiquem mais atentos à necessidade de se alimentar (e alimentar seu animal) e também tenham mais oportunidade de ver outras pessoas, especialmente nos momentos em que saem à rua com os bichos para passear.

Os pesquisadores estimam que ter um gato ou um cachorro represente um ganho de 22 minutos de caminhada por dia, ou seja, 2.760 passos a mais.

3 – Previne alergias em crianças

Há alguns anos, pensava-se que cães e gatos poderiam desencadear alergias em crianças. Mas hoje se sabe que é justamente o contrário: o convívio pode proteger os pequenos de infecções e até diminuir o risco de asma e dermatite atópica.

A razão para isso ainda não está bem clara, mas acredita-se em uma espécie de “treino” para que as defesas do organismo aprendam a lidar com agentes externos como poeira e pelos.

Algumas pesquisas indicam ainda que o convívio com animais pode influenciar a composição da microbiota intestinal, o conjunto de micro-organismos que vive no intestino e que é importante para as defesas do corpo.

4 – Faz bem para a saúde mental

Não faltam pesquisas para comprovar o quanto o convívio com animais de estimação faz bem para a nossa saúde mental. A ciência já demonstrou que, em contato com os bichos, o ser humano ativa o sistema límbico, responsável pelas emoções mais instintivas. Isso faz com que ocorra a liberação das endorfinas, gerando a sensação de tranquilidade, bem-estar, melhora da autoestima, entre outros.

Existe até uma abordagem terapêutica protagonizada pelos animais, a zooterapia. Cães, gatos, cavalos e outros bichos auxiliam no tratamento de uma série de doenças e ajudam pessoas com condições como autismo, Alzheimer e paralisia cerebral.

5 – Ajuda a superar o luto

O biólogo inglês Rupert Sheldrake, autor do livro “Os cães sabem quando seus donos estão chegando”, estudou o afeto e o consolo que os animais podem dar ao homem. Ele descobriu que pessoas que têm cães conseguem superar melhor a perda de um ente querido.

Além de melhorar a autoestima de seus donos, os cães dão carinho e atenção, auxiliando na recuperação de quem vive o luto.

A vida é pra já

Mais do G1
Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.