SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-‘Parece que perderam o medo e se acostumaram com essa tragédia’, diz infectologista sobre descumprimento de medidas de prevenção à Covid


Infectologista André Prudente, diretor do Hospital Giselda Trigueiro, em entrevista coletiva  — Foto: Sandro Menezes/Governo do RN/Divulgação

Infectologista André Prudente, diretor do Hospital Giselda Trigueiro, em entrevista coletiva — Foto: Sandro Menezes/Governo do RN/Divulgação

“A gente não pode esquecer que a pandemia não acabou e ela ainda se encontra em uma situação bastante complicada, em que não há vagas para internação, inclusive na rede privada. Parece que as pessoas perderam o medo e se acostumaram com essa tragédia que vivemos desde o ano passado”.

A fala é do médico infectologista, diretor do Hospital Giselda Trigueiro e membro do comitê científico do Rio Grande do Norte, André Prudente, ao defender que a população aumente a vigilância sobre as medidas de prevenção à Covid-19.

Em entrevista coletiva no início da tarde desta quarta-feira (2), ele e representantes da Secretaria Estadual de Saúde voltaram a defender a vacinação da população e as medidas de distanciamento e uso de máscara.

“Nosso recado é para desestimular que as pessoas relaxem. Usem máscara, usem álcool em gel e, aqueles que já podem, se vacinem”, disse.

Durante o encontro, um dos grupos mais citados pelos gestores foi o das mulheres grávidas, que vem sendo vacinado no estado. Apesar disso, a procura pela imunização está menor que a esperada.

“Hoje é um público que nos preocupa muito”, disse a subsecretária de Planejamento e Gestão da Secretaria Estadual de Saúde, Lyane Ramalho. De acordo com ela, a mortalidade do grupo está alta.

O secretário de Saúde do RN, Cipriano Maia, apontou que o último relatório sobre a situação da pandemia no estado destaca sete cidades com alerta vermelho.

“O quadro é de extrema alerta, o que exige de todos nós, atenção e concentração de esforços para proteger vidas. O mapa do indicador composto de ontem mostra que a faixa da população em situação de alerta, amarela ou laranja, é muito alta, inclusive chegando pela primeira vez a 7 municípios em vermelho”, disse.

Cipriano ainda apontou que o estado registrou 16 óbitos nas 24 horas anteriores e tinha fila de espera com cerca de 80 pessoas esperando por um leito de UTI e voltou a defender as medidas de prevenção.

“Estamos sem possibilidade de fazermos expansão de leitos, por falta de equipamentos, limitação de medicamentos e principalmente escassez de profissionais”, considerou.

Cipriano ainda falou sobre a investigação de casos suspeitos da nova cepa indiana no Rio Grande do Norte e destacou que os municípios devem ampliar a vigilância, para evitar uma possível “transmissão comunitária” da nova variante no estado. Para ele, isso agravaria ainda mais a situação do sistema de saúde.

Vacinação

 

Nesta quarta-feira (2), o estado começa a distribuição de vacinas para o início da imunização de trabalhadores da educação. Segundo a Sesap, os municípios ainda receberão doses para pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência e trabalhadores de saúde que ainda não receberam doses de vacina contra Covid.

Segundo o secretário estadual de Educação, Getúlio Marques, a pactução prevê que primeiro sejam imunizados os profissionais que atuam em creches e pré-escolas públicas e privadas, “começando principalmente por aqueles em maior vulnerabilidade”, considerou.

200 vídeosGaroto potiguar de 7 anos aprendeu inglês sozinhoOuça denúncia que levou à prisão de casal em NatalCâmeras de segurança mostram casal suspeito de assassinato na rua com criança desaparecida

Veja também

RJ1

Homem que deu uma cotovelada numa ciclista é um policial civil

Um vídeo que mostra uma completa covardia, falta de empatia e de humanidade está causando revolta nas redes sociais. Um homem derrubou uma ciclista na Enseada de Botafogo ao dar uma cotovelada. Ele é um policial civil.

2 de jun de 2021 às 12:17

PróximoFamília aguarda há mais de 12 horas que alguém apareça para retirar corpo de mulher morta no Caju
Mais do G1
Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.