SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-ONG atende gratuitamente pessoas com deficiência na Zona da Mata de Pernambuco



ONG atende pacientes com deficiência na Zona da Mata de Pernambuco
NE1

–:–/–:–

ONG atende pacientes com deficiência na Zona da Mata de Pernambuco

ONG atende pacientes com deficiência na Zona da Mata de Pernambuco

A ONG Instituto Espaço Vida, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, tem mudado para melhor a vida de dezenas de famílias. Com apoio de voluntários, o local atende crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência ou dificuldade de aprendizado. A entidade, que fica no bairro Maués, foi fundada em 2009 e sobrevive de doações. (Veja vídeo acima)

A missão da ONG é incluir socialmente e melhorar a qualidade de vida das pessoas que não têm condições de pagar por um serviço especializado. Ao todo, semanalmente, são realizados mais de 400 atendimentos.

Um dos beneficiados é o jovem Cícero Barbosa. Diariamente, ele pega carona com um vizinho para chegar cedo ao Instituto Espaço Vida. No local, onde passa toda a manhã, ele é atendido por psicóloga, psicopedagoga e fisioterapeuta.

Outro que aproveita tudo o que pode do Espaço Vida é Caio Silva, de 7 anos de idade. Ir à ONG faz parte da rotina dele. “Gosto de brincar, jogar bola, ir pra piscina. Quando a tia chama, eu venho. Gosto muito daqui”, disse Caio.

Pacientes participam de aulas na piscina do Espaço Vida, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco — Foto: Reprodução/TV GloboPacientes participam de aulas na piscina do Espaço Vida, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco — Foto: Reprodução/TV Globo

Pacientes participam de aulas na piscina do Espaço Vida, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco — Foto: Reprodução/TV Globo

A dona de casa Ana Paula de Lima começou a frequentar o local no mês de junho e, desde então, acompanha a evolução do filho. “Já vai fazer dois meses que a gente frequenta o espaço. Ele já desenvolveu bastante algumas coisas. Ele já melhorou, está bem desenvolvido. O Espaço Vida é uma mãe. Sem ele, a gente não teria condições de ter o atendimento particular”, afirmou Ana.

A dona de casa Luzinete Maria da Paz mora em um bairro distante do instituto. O filho dela tem síndrome de Down e, para que ele seja atendido, eles precisam andar 40 minutos.

“Faz cinco anos que ele vem pra fisioterapia. Eu sinto uma melhora, ele não tem mais aquela moleza. Eu tava muito desesperada, hoje, estou feliz. Na minha mente, eu achava que ele não ia andar mais. Hoje, está bem melhor”, comemorou Luzinete.

Alem dos atendimentos, no local, também há um espaço lúdico, onde as crianças podem brincar à vontade. Enquanto elas aproveitam, as mães, que se dedicam exclusivamente aos filhos, têm um momento só delas, com aulas de artesanato, crochê e pinturas em panos de prato.

O prédio e o terreno onde funciona o instituto foi doado pela prefeitura. Todos os serviços oferecidos no local são feitos por voluntários.

Profissionais que dedicam um pouco do seu tempo para ajudar quem precisa. Assim como as mães dos que frequentam o local, eles também sentem na pele a felicidade ao ver o desenvolvimento dos pacientes.

“Aqui tem praticamente de tudo. Crianças que não têm nenhuma deficiência, tem autistas, crianças que têm alguma dificuldade de locomoção. Você consegue observar a evolução de cada um. Os deficientes conseguem melhorar a locomoção, os autistas já conseguem socializar. O trabalho é muito cansativo, mas quando você sai e a criança agradece, voce vê a evolução, fica muito realizado”, disse Wesley da Silva, educador físico do Espaço Vida.

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.