SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-O que são debêntures e como ganhar dinheiro com elas



Imagina você emprestando dinheiro para uma grande empresa! Parece impossível, mas esse é o propósito das debêntures, um tipo de investimento conservador de renda fixa que costuma ter rentabilidade superior à da poupança e pode ser acessado diretamente ou por meio de fundos de investimento.

O que são

Debêntures são títulos de renda fixa emitidos pelas companhias para financiar seus projetos e operações. Quando uma pessoa compra debêntures, na prática está emprestando dinheiro a uma empresa e receberá juros por isso. As empresas fazem isso porque é mais interessante captar dinheiro para seus projetos com investidores particulares, via debêntures, do que fazer empréstimos bancários. E não há necessidade de ter grandes valores. É possível investir a partir de R$ 1 mil.

Mas como funciona o pagamento dos juros? Isso depende de cada título. No momento que a debênture é emitida, já estão definidas as regras de rentabilidade. Em geral, os títulos de curto prazo são atrelados à taxa CDI (que se aproxima da taxa Selic) e os de longo prazo são indexados pela inflação. Isso significa que o investidor vai receber o percentual do IPCA do período da debênture mais um adicional de juros, que é acertado no momento da negociação.

Incentivadas

Para colaborar com o desenvolvimento da infraestrutura do país, em 2011 o governo federal criou a lei que viabiliza a existência das debêntures incentivadas. Elas são emitidas por empresas exclusivamente para projetos de infraestrutura, como construção de estradas, obras de saneamento ou expansão de redes de telecomunicações, por exemplo. Nesses casos, quem investe nessas debêntures é isento de imposto de renda.

E aí está uma ótima oportunidade, já que os juros pagos pelas debêntures geralmente são superiores aos juros dos títulos emitidos pelos bancos, como os CDBs. Soma-se, então, a essa vantagem a isenção de imposto de renda.

Direto ou com fundos

Há duas maneiras de investir em debêntures: diretamente ou por meio dos fundos de investimento especializados nesses títulos. “Para comprar uma debênture diretamente, a pessoa precisa conhecer bem a empresa que está emitindo, ver as garantias, a receita e muitas outras variáveis. Por isso, precisa ter muito conhecimento. A vantagem dos fundos é que eles fazem todo esse trabalho para o investidor”, diz Sandra Blanco, consultora de investimentos da Órama.

No caso dos fundos especializados em debêntures, os gestores analisam uma série de fatores, incluindo os números da empresa (como receita e lucro líquido) e as garantias de pagamento (que podem ser bens imóveis ou outros ativos). Os gestores também costumam se manter em contato permanente com as companhias que emitiram as debêntures durante a execução dos projetos, para se certificar de que elas terão caixa para pagar esses títulos. Nos fundos, existe ainda a diversificação das empresas emissoras, o que reduz os riscos para o investidor.

Quando investir

Seja diretamente ou por meio dos fundos, as debêntures são investimentos recomendados para médio e longo prazos, a partir de 3 anos. “Não é um investimento para reserva de emergência, é para a pessoa que tem objetivos específicos, porque não tem liquidez diária (ou seja, não é possível sacar o dinheiro no dia desejado, em caso de necessidade), diz Sandra.

É importante, lembra Sandra, sempre diversificar e nunca colocar todo o dinheiro num só tipo de investimento.

Vantagens

Além de ter gestores experientes, outra vantagem de investir em debêntures por meio de fundos é a possibilidade de aplicar pequenos valores. “Com apenas R$ 1 mil a pessoa já consegue comprar uma cota”, explica Eduardo Jotha, gestor do fundo Órama Debêntures Incentivadas.

Nesse fundo específico, a taxa de administração é de 0,9%, uma das menores do mercado. E o fundo persegue uma rentabilidade, líquida de imposto de renda, entre 110% e 120% do CDI. De 1º de janeiro até 31 de agosto deste ano, o Órama Debêntures Incentivadas teve rentabilidade líquida de 10,68%, enquanto o CDI do mesmo período ficou em 7,34%, e a poupança em 4,69%. Ou seja, o fundo teve retorno de 145,50% sobre o CDI. Vale lembrar que isso é líquido de imposto de renda.

Outro ponto positivo dos fundos é a diversificação das empresas que emitem os títulos, o que diminui os riscos. “No nosso caso, trabalhamos com aproximadamente 30 debêntures de mais de 20 emissores diferentes”, explica Jotha. E os fundos, como compram em maiores quantidades, geralmente conseguem melhores taxas do que os investidores individuais.

Na Órama, você encontra esse e outros fundos que trabalham com debêntures. A plataforma é 100% online e você pode fazer tudo pelo computador ou smartphone.

Ah, lembre-se, além de todos esses atrativos, ao investir em debêntures incentivadas você está colaborando com o desenvolvimento em infraestrutura do Brasil.

Órama
Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.