SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Mapa interativo mostra mudanças da Terra nos últimos 750 milhões de anos


20/02/2019 – 08H32/ ATUALIZADO 08H32 / POR REDAÇÃO GALILEU
Mapa interativo mostra a evolução da Terra nos últimos 750 milhões de anos (Foto: Reprodução/Ancient Earth)

ATerra está em constante transformação. Há 750 milhões de anos, as geleiras cobriam boa parte da paisagem e os organismos unicelulares apareciam pela primeira vez. Duzentos e cinquenta milhões de anos depois, assistíamos à “explosão cambriana” e ao surgimento de uma grande variedade de animais marinhos. Mais 330 milhões de anos se passaram e os dinossauros viviam seu “período de glória”, enquanto os primeiros mamíferos e aves começavam a evoluir.

Embora pareça simples criar uma linha do tempo com tantos acontecimentos, imaginar como a paisagem terrestre mudou ao logo de todo esse tempo não é uma tarefa fácil. Ainda assim, foi o que Ian Webster, curador do maior banco de dados sobre dinossauros da internet, decidiu fazer: ele criou um mapa interativo que mostra como o nosso planeta se transformou ao longo do tempo.

Leia também:
Apenas 5% da Terra ainda se mantém intocada, mostra estudo
Campo magnético da Terra está se movendo mais rápido do que o esperado
Como será a Terra daqui a 200 milhões de anos?

A ideia de Webster só saiu do papel graças às informações e aos dados coletados pelo projeto PALEOMAP, do paleogeógrafo Christopher Scotese, que analisou a distribuição dos oceanos e dos blocos de continentes nos últimos 1100 milhões de anos.  “Estou surpreso que os geólogos tenham sido capazes de coletar dados suficientes para eu localizar onde minha casa ficava há 750 milhões de anos, então pensei que todos vocês também pudessem se divertir”, disse Webster no fórum online Hacker News.

O passado em um clique

Chamado de Ancient Earth, o mapa interativo funciona como uma espécie de jogo online: os usuários podem alterar suas preferências de navegação e decidir, por exemplo, qual período geológico ou marco da evolução querem observar. Também é possível acompanhar como uma localização evoluiu ao longo do tempo. Há 470 milhões de anos, a cidade de São Paulo, por exemplo, ficava próxima à fronteira com Angola.

Apesar de apresentar simulações de paisagem para cada era geológica, vale lembrar que as projeções não são precisas. “Embora os modelos de placas tectônicas mostrem resultados precisos, você deve considerar os gráficos como aproximados (obviamente, nunca seremos capazes de mostrar com exatidão). Nos meus testes, descobri que os resultados do modelo podem variar significativamente. Eu escolhi este modelo em particular porque é amplamente citado e abrange um maior período de tempo”, conclui Webster.

Você pode acessar o mapa clicando aqui.

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app Globo Mais para ler reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, a partir de R$ 4,90, e ter acesso às nossas edições.

Links Patrocinados
Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.