SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Governo abre espaço para concorrência do mercado de gás


 

Governo abre espaço para concorrência do mercado de gásGoverno abre espaço para concorrência do mercado de gás

Luoman/Getty Images

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou nesta segunda-feira uma resolução para abrir o mercado de transporte e distribuição de gás natural, conforme noticiou o site de notícias G1. Hoje, o setor é dominado pela Petrobras.

A avaliação do governo é que a medida pode reduzir o preço do gás ao consumidor em cerca de cerca de 40% entre dois e três anos.

Entre outras medidas, a resolução prevê que a Petrobras deixe de controlar a venda de gás natural e novos incentivos (como transferência de recursos e de ajuste fiscal) sejam adotados para os estados abrirem mão do monopólio de distribuição.

A Petrobras teria, então, que se comprometer a vender distribuidoras e transportadoras de gás natural e abrir mão da exclusividade de uso da capacidade dos dutos.

A resolução será encaminhada para aprovação da Presidência da República. O governo apresentará as recomendações no Senado nesta terça (25) e na Câmara, na quarta (26). Caberá ao Congresso analisar a apresentação e os dados e decidir o que pode se tornar projeto de lei.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais do Valor Investe
No Twitter, o presidente destacou uma das mudanças promovidas pela nova lei de combate a fraudes previdenciárias, sancionada na última terça-feira (18)
Taxa de juros foi mantida em 6,50% na semana passada; mercado prevê cortes para 5,75% ainda neste ano
Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.