SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Fátima defende proposta que aumenta tributação sobre renda e patrimônios


Demis Roussos
Fátima: “Reforma pode vencer desigualdade”

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, disse que é favorável ao projeto de reforma tributária defendida por representantes do fisco denominada Reforma Tributária Solidária.

A base do projeto construído pela Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) e pela Associação Nacional dos Auditores da Receita Federal (Anfip) é diminuir o peso dos impostos no consumo e nos serviços, que atingem a renda dos mais pobres e da classe média, e aumentar a cobrança que atinja a renda e o patrimônio daqueles que estão no topo da pirâmide.

“Ontem como parlamentar e hoje com governadora, a proposta conta com meu apoio. A reforma tributária é um tema estruturante que pode vencer a desigualdade social, que hoje é o maior problema do País”, disse a governadora, que recebeu representantes do fisco na semana passada.

A proposta foi apresentada durante a reunião pelo presidente da Fenafisco, Charles Alcântara, que esteve acompanhado do presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais do Rio Grande do Norte (Sindifern), Roberto Fontes, e do professor da Universidade de Campinas (Unicamp) Eduardo Fagnani, que foi o coordenador do grupo que criou a Reforma Tributária Solidária.

“As propostas que já estão tramitando no Congresso não atacam o problema, cuidam apenas da simplificação dos impostos. O sistema atual é injusto e ineficiente, mas só a simplificação não funciona. A tributação tem que enfrentar a desigualdade e a concentração de renda”, comentou Charles Alcântara, ao lembrar do recente estudo da Fundação Getúlio Vargas que apontou o crescimento de 10% na renda no 1% mais rico e a perda de 17% da renda das camadas mais pobres.

Fátima destacou que a proposta da Fenaficso e da Anfip será discutida na próxima reunião do Fórum de Governadores do Nordeste, que será realizado em Natal entre 15 e 17 de setembro.

Publicidade

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.