SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Estudo: uma pessoa morre a cada 15 dias por acidente de trabalho no RN


Waldemar Ramos Junior

No total, já foram notificadas 169 mortes acidentárias no estado potiguar, no período de 2012 a 2017

No Rio Grande do Norte, a cada 15 dias uma morte ocorre por acidente de trabalho. Os dados são do site Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho – desenvolvido e mantido pelo Ministério Público do Trabalho em cooperação com a Organização Internacional do Trabalho. No total, já foram notificadas 169 mortes acidentárias no estado potiguar, no período de 2012 a 2017. Além dos danos pessoais, os acidentes de trabalho ocasionam grandes perdas na economia, alerta Benvenuto Gonçalves, presidente da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest).

Ele destaca que a Segurança do Trabalho deve adentrar em todas as áreas profissionais. No RN, o setor com mais notificações de acidentes é o de atividades de atendimento hospitalar (11,49%), seguido por confecção de peças e vestuário (9,62%), atividades de correio (4,75%), comércio varejista (4,61%) e construção de edifícios (3,67%). “A Engenharia de Segurança do Trabalho atua não somente na prevenção e planejamento contra os acidentes em tarefas remunetarórias, mas influi na economia em si. Ainda há essa falta de entendimento por parte dos empresários. Pois, se há um investimento para um ambiente de trabalho seguro, consequentemente haverá menos perdas para a empresa e para a economia do Estado”, afirma o engenheiro Benvenuto Gonçalves.

Segundo dados do Observatório, nestes últimos cinco anos, foram registrados no RN 17.839 auxílios-doença por acidente do trabalho. O impacto previdenciário dos afastamentos da localidade foi de R$ 184 milhões. No Brasil, o acidentômetro do Ministério Público do Trabalho registrou mais de 4 milhões de comunicações de acidente de trabalho e 14.412 mortes acidentárias notificadas.

Evento debate Engenharia de Segurança do Trabalho

Nesta perspectiva de discussão e troca de informações, ocorrerá o 20º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho, de 17 a 19 de outubro, na Escola de Governo, em Natal. Pela primeira vez, o evento se destaca pela abordagem internacional, não apenas na temática contemporânea, mas também devido à presença confirmada de palestrantes e participantes dos países de língua portuguesa: Portugal, Angola e Cabo Verde.

Para o engenheiro, a facilidade da comunicação por causa da língua em comum proporciona uma maior mobilidade profissional entre esses países. “No evento, vamos explanar sobre as perspectivas de mercado de trabalho, e principalmente de formação acadêmica nos países de língua portuguesa”, relata Benvenuto.  A Anest irá formalizar, durante o evento, protocolos de intenções com a Escola Superior de Tecnologia de Coimbra, com a Escola de Portugal e o Instituto de Segurança e Saúde Ocupacional de Cabo Verde.

Estão confirmados especialistas da área como Hélder Simões, sócio e fundador da Sociedade Portuguesa de Segurança e Higiene Ocupacionais e professor da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra/Portugal; Mario Luiz Fantazzini, consultor independente e membro do Conselho Técnico da Associação Brasileira de Higienistas

Inscrições

www.conest2018.com.br.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.