SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Estados Unidos aprovam antidepressivo “revolucionário” em forma de spray nasal, com efeito em poucos dias, mas que pode causar dependência


Santa Cruz de Natal faz jogo duro contra o Bahia na Arena das Dunas, mas perde com gol de pênalti e se despede da Copa do Brasil

Publicado em: 07/03/2019

Santa Cruz recebeu o Bahia na Arena das Dunas pela segunda fase da Copa Continental do Brasil, perde por 1 a 0 e está fora da competição.

                     

                          Foto: Maria Clara Mayumi / FNF

 

O Santa Cruz de Natal recebeu a equipe do Bahia-BA na noite dessa quarta-feira (6), na Arena das Dunas, em jogo válido pela segunda fase da Copa Continental do Brasil. Em jogo único, uma vitória simples garantia a classificação para a próxima fase da competição. A equipe potiguar acabou perdendo por 1 a 0 e se despediu da Copa Continental do Brasil.

O único gol da partida saiu aos 29 minutos do primeiro tempo, após o zagueiro Jadson, do Santa Cruz, cometer pênalti em Gilberto. O camisa 9 foi quem bateu e converteu para a equipe baiana. O gol garantiu a classificação do Bahia para a terceira fase da Copa Continental do Brasil, que já tem adversário definido, o CRB-AL.

O Santa Cruz de Natal agora volta todas as atenções para a Copa Rio Grande do Norte, segundo turno do Campeonato Potiguar. O Santa entra em campo no próximo domingo (10), contra o Palmeira, no Nazarenão, a partir das 16h. A equipe é a 7ª colocada da Copa Rio Grande do Norte.

 

Com informações da FNF

 

Faça o seu comentário

Academia Boa Forma

Classificado do Blog: Vende-se excelente Câmera Filmadora Modelo: HXR-MC2000

Publicado em: 06/03/2019

sony-hxr-mc2000-foto-05.jpgsony-hxr-mc2000-foto-02.jpg

Contato (84) 99185-2694 (WhatssAp)

Dados Técnicos Marca: Sony

Vende-se  excelente Câmera Filmadora Modelo: HXR-MC2000 (Semi-nova)

Sistema de Sinal:1080 / 60i e NTSC 480 / 60i

Dispositivo de imagem: 1/4 “Exmor R CMOS Sensor (back-iluminado)

USB: USB 2.0 no conector mini-AB – para transferência de dados para um computador e conexão de um dispositivo de armazenamento em massa USB

Remoto: LANC de 2.5 mm sub-mini

Sapata de acessórios:Multi relação de Sapatas e 2 x sapato Fria

Intensidade luminosa:1 m: 200 lux e 0,5 m: 800 lux

Wi-Fi:Sim de 2,4 GHz

Consumo de energia:3.3 W

Temperatura de Operação:0 a 40 ° C

Temperatura de armazenamento:-20 a 60 ° C

Vida da Bateria:Aproximadamente 285 minutos com a bateria NP-F570 – com vídeo off luz

Dimensões:265 x 235 x 155 mm – só o corpo

Peso:2,8 kg (apenas o corpo)

Intens Inclusos:

Filmadora Sony HXR-MC2500 AVCHD Full HD

Para-Sol

Tampa de Lente

Capa de Sapata

EVF Ocular

Microfone

Tela de vento

Difusor Luz de Vídeo

Cabo USB

Case

 

Contato (84) 99185-2694 (WhatssAp)

 

Faça o seu comentário

Montoril Vídeo Produções

Dois meses após assassinato de PM, policiais antifascistas cobram justiça: “ódio não tem cor nem classe social, mas sabemos que ele também é alimentado pela impunidade”

Publicado em: 06/03/2019

Resultado de imagem para assassinato do policial militar João Maria Figueiredo

Passados pouco mais de 2 meses do assassinato do policial militar João Maria Figueiredo, e ainda enlutados pela falta da presença do companheiro, o movimento ‘Policiais Antifascismo do Rio Grande do Norte’ continua cobrando justiça. Nesta quarta-feira, dia 6, o soldado completaria 37 anos se vivo estivesse.

“Durante esses mais de dois meses, acompanhamos de perto as investigações e colaboramos no que foi possível. Também ajudamos na coleta de provas e apontamos linhas de investigação à equipe da Delegacia de Homicídios e de Proteção a Pessoa (DHPP), e ainda entregamos alguns relatórios, fruto de trabalho conjunto de policiais que compõem o movimento”, disse o policial civil Pedro Paulo, que compõe o grupo.

“O fato é que, com uma forte linha de investigação consolidada, até o momento não temos nenhum mandado de prisão ou de busca e apreensão pedido ou expedido. Isso, além de nos inquietar, traz à tona a mesmo situação de inúmeros homicídios de operadores de segurança pública que ainda carecem de esclarecimento”, acrescentou o agente.

Ainda de acordo com o policial civil, “é amarga a sensação de provar da ineficiência do modelo policial adotado no Brasil, que submete toda estrutura policial a uma engessada burocracia sem fim, que também paralisa o próprio responsável pelo inquérito policial. A falta de resolução tempestiva afasta a boa qualidade das provas e aponta para a impunidade e para a barbárie”, afirma.

O delegado Fernando Alves segue com a cobrança: “Já enfrentamos o desdém de colegas pelo caso, que cruelmente tentaram matar a reputação de Figueiredo numa demonstração de ódio do tamanho daqueles que desferiram três tiros no rosto do nosso companheiro. Não se pode classificar ódios, ódio é ódio, não há diferença entre o opressor da periferia e o opressor fardado, são sem camisas matando descamisados numa guerra de ódio sem fim”.

Outro participante do movimento, o bombeiro militar Dalchem Viana, disse que não haverá trégua. “Não sossegaremos enquanto a morte de João Maria Figueiredo não for totalmente esclarecida. Para tanto, nos colocamos à disposição para isso, não somente para o caso em tela, mas de todos os policiais executados no RN. É chegada a hora de tratar o problema com a gravidade e importância que ele exige do Estado, que de maneira alguma pode esquecer a morte de um operador de segurança pública, sob pena de também morrer com cada um que tomba por conta desse ódio sem fim, seja lá de qual lugar ele venha”.

“João Maria Figueiredo era um entusiasta, pois acreditava numa segurança pública que defendesse antes de tudo a justiça, mas sobretudo a justiça social”, concluiu o bombeiro.

 

Faça o seu comentário

101 FM - Café da 101

Entrega do Imposto de Renda 2019 começa amanhã

Publicado em: 06/03/2019

Resultado de imagem para Entrega do Imposto de Renda 2019 começa amanhã

Começa nesta quinta-feira (7) a entrega da declaração do Imposto de Renda 2019 (ano-base 2018). O prazo para entrega da declaração é dia 30 abril. O programa está disponível para download no site da Receita.

De acordo com o G1, a Secretaria da Receita Federal espera receber 30,5 milhões de declarações, 1,23 milhão de contribuintes a mais em relação a 2018.

O contribuinte que entregar com antecedência tem vantagens como: evitar imprevistos e multa por atraso; corrigir erros antes do prazo e receber antes a restituição.

 

Faça o seu comentário

Escritório de Contabilidade Robson Rafael

Venezuela expulsa embaixador da Alemanha

Publicado em: 06/03/2019

                    Foto: Marco Bello/arquivo Reuters/Direitos reservados

 

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, expulsou nesta quarta-feira (6) o embaixador da Alemanha no país, Daniel Martin Kriener. Ele tem 48 horas para deixar Caracas. O diplomata é acusado de agir em favor da ingerência externa e por apoiar o autodeclarado presidente venezuelano, Juan Guaidó.

De acordo com comunicado do Ministério das Relações Exteriores, o embaixador, é “persona non grata” por atuar em violação “às regras básicas que regem as relações diplomáticas”.

Kriener foi anteontem (4) ao Aeroporto Internacional Simón Bolívar, em Maiquetía, durante a chegada de Guaidó, que passou mais de uma semana fora da Venezuela, viajando por cinco países: Colômbia, Brasil, Paraguai, Argentina e Equador.

Em comunicado, o governo Maduro condenou os atos do embaixador alemão. “A Venezuela considera inaceitável que um representante diplomático estrangeiro no seu território para exercer mais como um líder político em alinhamento claro com a agenda de setores conspiração extremistas do papel público oposição venezuelana.”

O texto diz ainda que: “A República Bolivariana da Venezuela reitera a sua vontade de manter uma relação de respeito e cooperação com todos os governos na Europa”.

 

Agência Brasil, com informações da AVN, agência pública de notícias da Venezuela.

 

Faça o seu comentário

Padaria Pão Nosso

Mangueira conquista o Carnaval 2019 no Rio de Janeiro

Publicado em: 06/03/2019

                                             

                                      Foto: Rodrigo Gorosito / G1

 

A Mangueira é a grande campeã do carnaval 2019 do Rio de Janeiro. Seu último título havia sido conquistado no ano de 2016.

Para conquistar o seu 20º título, a Mangueira deu uma aula de história na Sapucaí. Mas foi uma história alternativa, com destaque para heróis da resistência negros e índios em vez dos personagens tradicionais das páginas de livros escolares.

O enredo “História pra ninar gente grande” foi assinado pelo carnavalesco Leandro Vieira e contado em 24 alas e cinco alegorias. Em busca do título, a Mangueira exibiu uma bandeira do Brasil com as cores da escola no final do desfile.

Imperatriz Leopoldinense e Império Serrano são as duas escolas rebaixadas para a Série A do carnaval no Rio. Imperatriz ficou com 266.6 na apuração dos votos e Império com 263.8.

                                     (Foto: Reprodução/TV Globo)

Integrantes da Mangueira comemoram nota na apuração do carnaval 2019 — Foto: Marcos Serra Lima

                                         Foto: Rodrigo Gorosito/G1

 

Faça o seu comentário

ELISA MAGAZINE

Cientistas apontam 2º paciente com HIV curado após transplante

Publicado em: 06/03/2019

            

                 Foto: Thinkstock

 

Cientistas consideram que um londrino, que está em remissão do HIV há um ano e meio, é o segundo paciente no mundo com o vírus a ser curado, 12 anos depois do primeiro, segundo veículos de imprensa dos Estados Unidos.

Divulgado na segunda-feira (4) pela revista britânica Nature, o caso é “prematuro demais” para se declarar oficialmente curado, mas os especialistas falam abertamente de “cura” em entrevistas, após um ano e meio sem tomar medicamentos anti-HIV, segundo o jornal The New York Times.

O HIV do “Paciente de Londres”, que permanece em anonimato, começou sua remissão como consequência de um transplante de medula óssea cujo objetivo era tratar o câncer que também sofria.

O caso é quase idêntico ao de Timothy Brown, conhecido nos meios médicos como “Paciente de Berlim”, que em 2007 foi o primeiro paciente declarado curado do HIV.

Nos dois casos, as cédulas ósseas que receberam vieram de doadores com um gene CCR5 disfuncional. Outros pacientes de HIV que receberam transplantes de cédulas com o gene CCR5 funcional, tiveram melhora e ficaram meses sem medicação, mas o vírus retornou.

A cura desse segundo paciente seria de vital importância, já que o “Paciente de Berlim” deixaria de ser mais um caso isolado.

“Ninguém duvidava da veracidade sobre o ‘Paciente de Berlim’, mas era um só paciente. E qual das muitas coisas que foram feitas contribuíram para a aparente cura? Não estava claro que se pudesse repetir”, disse ao jornal The Washington Post, o chefe do setor de doenças infecciosas do Hospital Brigham and Women’s, de Boston, Daniel Kuritzkes.

Embora seja improvável que os transplantes de medula óssea sejam estabelecidos como tratamento para o HIV por causa do risco que carregam, células imunes semelhantes poderiam ser usadas, dizem os especialistas.

“Isso motivará as pessoas de que a cura não é um sonho. É alcançável”, disse ao NYT a médica Annemarie Wensing, virologista do Centro Médico Universitário de Utrecht, na Holanda.

Em declarações ao jornal nova-iorquino, o “Paciente de Londres” considerou “surreal” e “arrasador” que um apenas transplante tenha lhe curado do câncer e HIV.

“Sinto-me responsável por ajudar os médicos a entender como isso aconteceu para que eles possam desenvolver a ciência”, afirmou. “Eu nunca pensei que haveria uma cura durante a minha vida”, acrescentou.

 

EFE

 

 

Faça o seu comentário

Hospital da Visão e BIOLAB Laboratório de Biodiagnósticos

Lava-Jato identifica contatos de Aloysio Nunes com Gilmar Mendes e pede suspeição do ministro

Publicado em: 06/03/2019

A Lava Jato encaminhou à PGR pedido de suspeição do ministro Gilmar Mendes nas investigações envolvendo Paulo Preto e o ex-senador Aloysio Nunes Ferreira.

No ofício encaminhado a Raquel Dodge, a força-tarefa anexou extratos de ligações e mensagens trocadas por Aloysio com o ex-ministro Raul Jungmann e menções a contatos feitos com Gilmar, justamente quando o ministro analisava habeas corpus sigiloso impetrado pela defesa de Paulo Preto.

Na sequência de conversas, primeiro o advogado José Roberto Santoro pergunta a Aloysio Nunes: “Caríssimo vc falou com nosso amigo ?”. O ex-senador responde: Falei.

 

O Antagonista

 

Faça o seu comentário

Moto Center - João Câmara/RN

Polícia Civil abre investigação após queixa de vítimas que dizem ter sido feridas com agulhas de seringas no Carnaval de Caicó

Publicado em: 06/03/2019

Após queixa de pelo menos duas pessoas em delegacia, a  Polícia Civil abriu investigação para apurar denúncias de pessoas que dizem ter sido atacadas com agulhas de seringas durante o Carnaval de Caicó.

Quatorze pessoas foram atendidas pelo setor de emergência do Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes, mais conhecido como Hospital Regional do Seridó, com esse tipo de queixa.

De acordo com a Polícia Civil, o hospital foi oficiado para mandar a relação das pessoas que receberam atendimentos relatando a violência. Os atendimentos registrados no Hospital Regional do Seridó foram feitos no sábado (2), domingo (3) e segunda-feira (4).  Nenhum caso foi registrado na terça (5) nem na manhã desta Quarta-feira de Cinzas (6), último dia de folia em Caicó.

Até o momento, no entanto, ninguém foi preso em flagrante e ainda não há imagens que mostrem suspeitos.

Segundo a Diretora-geral do Hospital Regional do Seridó, Maura Vanessa Sobreira, em contato do portal G1-RN, as vítimas foram submetidas à profilaxia pós-exposição, que é uma medida de prevenção de urgência à exposição pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis. “Todos deram resultado negativo”, ressaltou.

 

Com acréscimo de informações do G1-RN

 

Faça o seu comentário

Drogaria Bom Viver

ProUni abre nesta quinta inscrições para lista de espera

Publicado em: 06/03/2019

O Programa Universidade para Todos (ProUni) abre nesta quinta-feira (7) as inscrições para a lista de espera. Aqueles que se inscreveram no programa, mas ainda não garantiram uma bolsa de estudos nas instituições particulares de ensino, devem manifestar seu interesse, na página do programa,até sexta-feira (8).

A lista de espera vale apenas para os cursos escolhidos na hora da inscrição. Cada participante pôde escolher até duas opções.

Podem participar da lista de espera apenas para a primeira opção de curso os estudantes que não foram selecionados na primeira, nem na segunda chamada regular do programa. Aqueles que foram selecionados na segunda opção de curso, mas cuja turma não foi formada, podem também se inscrever apenas para a primeira opção de curso.

Para a segunda opção de curso podem se inscrever na lista de espera apenas aqueles cuja turma da primeira opção não foi formada, independente de terem sido selecionados nas chamadas regulares.

A relação dos candidatos participantes da lista de espera estará disponível para consulta pelas instituições na próxima segunda-feira (11).

Todos os candidatos participantes da lista de espera terão que comparecer, nos dias 12 e 13 deste mês, às respectivas instituições de ensino nas quais estão pleiteando vaga, para apresentar a documentação para comprovação das informações prestadas na inscrição.

ProUni

De acordo com o Ministério da Educação, ao todo, 946.979 candidatos inscreveram-se na primeira edição do ProUni deste ano. Como cada candidato podia escolher até duas opções de curso, o número de inscrições chegou a 1.820.446.

Nesta edição estão sendo ofertadas 243.888 bolsas de estudo em 1.239 instituições particulares de ensino. Do total de bolsas, 116.813 são integrais e 127.075, parciais (50% do valor das mensalidades).

O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. Em contrapartida, as instituições que aderem ao programa têm isenção de tributos.

Os estudantes selecionados podem pleitear ainda a bolsa permanência, para ajudar a custear os estudos, e também usar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para garantir parte da mensalidade não coberta pela bolsa do programa.

 

Agência Brasil

 

Faça o seu comentário

Rádio 89 FM - João Câmara

Acidentes nas estradas do RN reduzem cerca de 30% no Carnaval, segundo PRF

Publicado em: 06/03/2019

Resultado de imagem para Acidentes nas estradas do RN reduzem cerca de 30% no Carnaval, segundo PRF

A operação Carnaval, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), só encerra no final da noite desta quarta-feira, 6, mas a expectativa é que este ano ocorra uma redução em 30% no número de acidentes comparado a 2018.

Até o momento, não houve mortes nas estradas e foram nove pessoas feridas em acidentes. Na opinião do inspetor Roberto Cabral, o movimento nas rodovias foi grande e o maior desafio é justamente na ida e volta durante o período da folia.

De acordo com ele, 68 pessoas foram autuadas após o exame no etilometro, 800 veículos flagrados acima da velocidade permitida, 145 vistos em ultrapassagem indevida.

Além disso, 32 pessoas foram detidas e os crimes foram os mais variados como embriaguez, tráfico, exploração sexual e posse de drogas dentre outros.

A PRF reforça a orientação sobre os cuidados do motorista na viagem de volta. “Dirigir com muita atenção e prudência, evitando o excesso de velocidade, pois existe a expectativa de chuva em todo o Estado”, alertou Cabral.

 

Faça o seu comentário

Kleyton Motos - Compra, vende e troca

Carnaval de Natal encerra com o Bloco dos Garis e o Baiacu na Vara

Publicado em: 06/03/2019

Nesta quarta-feira de cinzas (06) todos os caminhos levaram até a Redinha para acompanhar o desfecho do carnaval de Natal com o Bloco dos Garis e o Baiacu na Vara. Depois de sete dias de festa os foliões se despediram do período momesco com muita paz, alegria e descontração. O prefeito de Natal, Álvaro Dias, marcou presença, ao lado do secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão.

Os primeiros foliões começaram a aparecer nas primeiras horas da manhã. A concentração do Bloco dos Garis foi recebendo os funcionários da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) para o aquecimento. Quem recepcionou a turma foi o presidente da companhia, Josivan Cardoso Não demorou muito e a agremiação tomou corpo e todo mundo partiu em êxtase pelas ruas do bairro.

O prefeito Álvaro Dias parabenizou os funcionários da Urbana pelo trabalho ao longo dos dias de carnaval e mereciam esse momento de descontração: “Enquanto estávamos nos divertindo esses profissionais aguerridos estavam limpando nossas ruas e garantido o bem estar da população. Agora eles merecem aproveitar. Estamos aqui para agradecer e também brincar ao lado dos nossos garis”, disse.

O ponto alto da quarta foi o encontro do bloco dos garis com o Baiacu na Vara. Este ano, o Baiacu completou 29 carnavais. A Orquestra Frevo do Chico empolgou a multidão que estava na Praça do Cruzeiro.

Álvaro Dias ficou muito feliz com as mensagens positivas recebidas da população, aprovando a edição 2019 do carnaval de Natal: “Chegamos ao fim do nosso carnaval com o sentimento de dever cumprido. Prestigiados todas as regiões da cidade, inovamos nas atrações e a população aprovou. Essa é uma festa que está no sangue do brasileiro e precisa ser fortalecida. Vamos trabalhar muito para fazer em 2020 um carnaval maior, melhor e ainda mais organizado”, declarou.

 

Faça o seu comentário

Óticas Diniz - Verão

Carnaval de Parnamirim reuniu média de 40 mil pessoas por dia

Publicado em: 06/03/2019

                                                Fotografia: ASCOM

 

O Carnaval de Parnamirim 2019 já vai deixando saudades. Marcado pela irreverência, pela multiplicidade de pólos e pela segurança, a folia de Momo reuniu uma média de público estimada em 40 mil pessoas nos quatro cantos da cidade, durante cada dia de festa.

O prefeito Rosano Taveira destacou o Carnaval de Parnamirim 2019 como um verdadeiro sucesso. Segundo ele, isso é resultado do esforço em fazer do Carnaval uma grande festa, abrangendo todos os públicos. “Neste ano criamos novos pólos e a expectativa é de que para o próximo ano a gente cresça ainda mais levando o Carnaval para o quatro cantos da cidade, gerando economia e renda para o cidadão”, disse.

A segurança foi outro grande destaque na folia deste ano. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem), o Carnaval de Parnamirim foi considerado um dos mais tranqüilos.

“Isso é fruto de um esquema de segurança bem elaborado, com policiais, viaturas e equipes de segurança espalhados por todos os pontos da festa. Garantimos ao parnamirinense a tranqüilidade sair de casa com suas família e se divertir com segurança”, destacou o secretário adjunto da Sesdem, Joselito Xavier.

Para garantir toda essa segurança dói necessário um esquema de peso. Durante os quatro dias de Carnaval, a Sesdem contou com um efetivo de 150 profissionais, incluindo policiais civis, agentes de trânsito, Detran, Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros, além das Secretarias de Saúde e Limpeza.

Além disso, a Delegacia de Polícia da Grande Natal (Depegran) instalou uma delegacia fixa próximo ao pólo da Praça São Sebastião e uma móvel nas imediações do Restaurante Comeu Morreu.

A SESDEM atuou ainda com 50 agentes de trânsito, que ficaram responsáveis pela interdição das vias de acesso à Avenida Márcio Marinho, em Pirangi, fiscalização, e atendimentos de ocorrências sem vítimas.

A Polícia Militar também marcou presença na operação com o apoio do 3º Batalhão, do Batalhão de Choque (BPChoque), da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM), do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) e da Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM).

Viaturas do CPRE, do BPChoque, ROCAM e CIPAM fizeram o patrulhamento no entorno do evento.

Para o público a festa foi um sucesso. Animados, o casal Rodrigo Sávio e Roberta Rodrigues, contam que deixaram, a terra do frevo, Recife, para conhecer o Carnaval de Parnamirim. “Termos família aqui e resolvemos aproveitar o Carnaval para visitá-los e também para conhecermos a festa, foi tudo muito bom. Achamos muito divertido e organizado”, disseram.

 

Faça o seu comentário

Sant

MISTÉRIO: Bandidos fazem arrastão em residência no interior do RN, fogem e depois voltam com o corpo de uma mulher

Publicado em: 06/03/2019

O portal G1-RN destaca nesta quarta-feira(06) a ocorrência policial em que criminosos invadiram uma residência nesta madrugada, por volta de 2h, na zona rural do município de Pureza, distante 65 quilômetros de Natal, e fizeram um arrastão no local. Na ocasião, os bandidos ainda tentaram levar o dono da casa como refém, mas ele conseguiu fugir. Os bandidos foram embora, mas depois voltaram e deixaram sobre a cama de casal o corpo de uma mulher seminua. A mulher, que foi assassinada a tiros, ainda não foi identificada. Confira reportagem completa  aqui

 

Faça o seu comentário

Belo Lar - Móveis e Eletros

Estados Unidos aprovam antidepressivo “revolucionário” em forma de spray nasal, com efeito em poucos dias, mas que pode causar dependência

Publicado em: 06/03/2019

                                     Foto: Reprodução da internet

 

Os Estados Unidos aprovaram o lançamento no mercado de um spray nasal para tratamento da depressão, remédio apresentado como uma revolução na forma de lidar com a doença. A agência americana de medicamentos (FDA, na sigla em inglês) seguiu as recomendações de especialistas e aprovou a esketamina em forma de spray nasal, que será comercializado com o nome Spravato, pela Johnson & Johnson’s.

A esketamina daria uma nova esperança aos pacientes adultos que resistem atualmente aos remédios disponíveis, como o Prozac. O novo fármaco, pensado para as pessoas que já testaram outros medicamentos, é apresentado como uma revolução no combate à depressão.

Pierre de Maricourt, médico do hospital Sainte-Anne de Paris, que participou de dois testes clínicos do medicamento, elogiou a aprovação do remédio, destacando a “significativa efetividade e a velocidade de ação da esketamina em poucos dias, enquanto o início do efeito de um antidepressivo convencional leva de seis a oito semanas”.

— Nosso programa de pesquisa sobre a esketamina em forma de spray nasal demonstra uma relação de risco-benefício positiva para os adultos que sofrem uma depressão resistente aos tratamentos atuais — disse Husseini K. Manji, diretora de terapias de neurociências na empresa.

O laboratório afirma que a molécula permite combater os pensamentos suicidas.

Maricourt disse que o tratamento deve ser administrado em um centro de saúde para monitorar o paciente.

A FDA restringiu a distribuição do remédio, com uso sob prescrição médica, devido ao “potencial de abuso” do medicamento.

Kim Witczak, que representa os consumidores no painel da FDA e que denuncia os efeitos colaterais dos antidepressivos desde a morte de seu marido, votou contra a autorização de venda, por considerar que os testes podem ser insuficientes.

A esketamina é derivada da quetamina, substância usada como anestésico potente em humanos e animais, mas que também é um narcótico.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 300 milhões de pessoas sofrem de depressão, uma doença que limita a capacidade de uma vida cotidiana normal, mas que tem sua gravidade frequentemente subestimada ou confundida com uma depressão passageira. Os casos mais graves podem levar ao suicídio.

 

O Globo

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.