SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Energia solar ganha força nas pequenas e médias empresas


Por Top Sun

 

Energia solar ganha força nas pequenas e médias empresasEnergia solar ganha força nas pequenas e médias empresas

Pexels

O anseio pela independência financeira estimula muitos brasileiros a abrir seu próprio negócio. Dados da pesquisa GEM 2017, o mais recente relatório divulgado pelo Sebrae/IBQP, mostra que o país abriga 49,3 milhões de empreendedores. O crescimento do setor se dá devido ao percentual de profissionais que empreendem por oportunidade, como revelam 59% dos entrevistados do estudo. Entre as áreas de atuação, a maioria opta pelo setor de serviços, compondo 55,8% dos participantes.

Apesar do entusiasmo, os desafios de gerenciar uma empresa são grandes. Alcançar o break-even nos anos iniciais requer um corte de custos inteligente para que negócio não fique refém do lucro. Uma das soluções para isso é o investimento em energia solar como forma de reduzir a conta de luz, uma despesa fixa em qualquer tipo de empreendimento.

Amplamente adotado em países como Alemanha, China e Estados Unidos, o sistema solar fotovoltaico (que transforma a luz do sol em energia para o uso comum) vem conquistando o Brasil. Com a excelente incidência solar do nosso país, o potencial para crescimento dessa fonte é enorme: segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), estima-se que, até 2024, 886,7 mil unidades consumidoras deverão receber créditos dessa energia. Até o momento, quem mais se beneficia do sistema são residências, as quais constituem 80% do mercado. A proposta agora é ampliar a oferta para comércios, indústrias e prédios públicos para o cumprimento da previsão da Aneel.

Painel Fotovoltaico — Foto: Divulgação Top SunPainel Fotovoltaico — Foto: Divulgação Top Sun

Painel Fotovoltaico — Foto: Divulgação Top Sun

Vantagens para a sua empresa

Quem pesquisa sobre a instalação de um sistema fotovoltaico geralmente tem a redução de gastos em mente. Embora não haja consenso na porcentagem exata da economia, visto que isso depende de fatores como a média de consumo mensal em cada estabelecimento, é possível poupar até 95% na conta de luz. Isso acontece porque o sistema de painéis solares é independente e não está sujeito à elevada carga tributária ou à variação das tarifas de eletricidade.

Essa dissociação com a rede elétrica do Brasil, fomentada por usinas hidrelétricas, também elimina a dependência das unidades consumidoras em casos de apagão ou outras irregularidades. Nos últimos anos, o país passou por longos períodos de estiagem que comprometeram a produção de energia hidráulica. Além de afetar a população que necessita de luz em casa, o racionamento pode ser avassalador à produtividade das pequenas e médias empresas.

Mesmo com claros benefícios, a energia solar fotovoltaica necessita de alto investimento inicial na compra e na instalação dos painéis. Rotular essa fonte como “cara”, no entanto, é um mito. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), há chances do preço dos equipamentos ser reduzido em virtude das alterações nas políticas dos países fabricantes, que devem abater os subsídios à fonte solar. Já empresas especializadas na área, como a catarinense Topsun, asseguram o retorno total da aquisição em três a seis anos. Após esse período, o rendimento anual é de até 29%, o que corresponde a quase cinco vezes mais que a poupança.

Uma vez implementada, a estrutura tem garantia de no mínimo 25 anos de vida útil e é de fácil manutenção, com pouca necessidade de limpeza. Nas regiões mais úmidas, a própria água da chuva é suficiente para higienizar os painéis. Em caso de uma posterior venda do imóvel, o sistema serve como um ótimo chamariz e valoriza a propriedade.

A energia do futuro

Energia do futuro — Foto: PexelsEnergia do futuro — Foto: Pexels

Energia do futuro — Foto: Pexels

Com o país na rota da inovação, é compreensível que a energia solar esteja na mira dos novos empreendedores. Trata-se de uma fonte totalmente limpa, visto que o sol é um recurso renovável e inesgotável de energia. O fato de não impactar o meio ambiente e trazer uma alternativa segura para as próximas gerações é o que impulsiona os novos leilões de energia do Governo Federal, as isenções de impostos e as novas opções de financiamento, segundo a ABSOLAR.

No ramo empresarial, o selo da sustentabilidade tem grande peso na fidelização de clientes qualificados. A conscientização ambiental é uma das principais características dos consumidores emergentes que compõem a Geração Z. De olho nesse mercado, é pertinente adotar medidas sustentáveis como forma de fortalecer a imagem da empresa e agregar valor à marca. O uso da energia solar, portanto, pode ser uma estratégia interessante de diferenciação da concorrência.

Para quem está montando seu primeiro negócio, investir em um sistema de energia solar fotovoltaica é um passo importante para preparar sua empresa para o futuro. Com ampla experiência de mercado, a Topsunoferece uma série de soluções para todos os tipos de empreendimentos. Entre em contato pelo site e solicite um orçamento.

Top Sun
Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.