SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Em meio às Olimpíadas, governadora do RN anuncia projeto de Lei para apoio ao esporte e lazer


Lagoa Nova está participando do I Fórum de Turismo Religioso do Seridó

A Prefeitura Municipal de Lagoa Nova, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Desporto e Desenvolvimento Econômico está participando do I Fórum de Turismo Religioso do Seridó. O evento que acontece em formato remoto teve início nesta terça-feira (27) e segue até quinta-feira, 29 de julho.

A ação integra a programação oficial da Festa de Sant’Ana de Caicó e tem como tema: “Turismo Religioso no Brasil e as Expressões do Sagrado no Seridó Potiguar”, o qual visa a despertar no Seridó a importância do Turismo Religioso e Cultural como alternativas para o desenvolvimento territorial integrado e sustentável, com reflexos na valorização do patrimônio cultural, nos trabalhos pastorais e no fomento de negócios criativos e inovadores nas diferentes realidades sociais da região.

O Fórum é uma realização da ADESE – Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó, Diocese de Caicó e Curso de Turismo da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS/UFRN). A abertura, contou com a presença de autoridades, gestores municipais e representantes de várias instituições.

Prefeitura Currais Novos Publicidade

AMSO leva representação de prefeitos para reunião na Semarh e Projeto Seridó de Adutoras é discutido

O presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Seridó Oriental, Fernando Bezerra, que é prefeito de Acari, esteve nesta terça-feira (27), participando de reunião na sede da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em Natal. Na pauta central os próximos passos do sistema hídrico, projeto Seridó de adutoras, para abastecer os municípios seridoenses que estão com baixo volume d’água. Fernando estava acompanhado dos prefeitos de Currais Novos, Odon Júnior e Joaquim de Medeirinho de Cruzeta.

Estiveram presentes também o Secretário da Semarh, João Maria Cavalcante, o Presidente da Diretoria Colegiada do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu, Paulo Varela, o Secretário da Diretoria Colegiada do Comitê Procópio Lucena, Carlos Nobre.

O prefeito de Currais Novos, Odon Júnior, contou os detalhes do encontro. “Discutimos com a Secretaria de Recursos Hídricos do RN o Projeto Seridó de Adutoras que tem previsão do trecho que inclui Currais Novos, Acari e Cruzeta de ser licitado esse ano e a execução acontecer até início de 2023 pela CODEVASF/Ministério do Desenvolvimento Regional. Tratamos também de um Projeto do Governo do Estado para recuperação da Adutora Emergencial caso não tenha recarga dos reservatórios no período chuvoso de 2022 e com isso segurar o abastecimento de Currais Novos e Acari. Como prefeitos estivemos representando os interesses das nossas populações pelo direito a água”, explicou.

Um dos casos mais preocupantes na região é na cidade de Cruzeta, já que o Açude Público está com apenas 2% da sua capacidade. O prefeito Joaquim demonstrou sua preocupação. “Encampamos essa luta junto com os colegas prefeitos; a adutora é o meio mais viável para amenizar a situação de abastecimento, tanto para o município de Cruzeta, como também, para os demais municípios que interligam o projeto Seridó”, destacou

ÓTICA -BANNER PUBLICIDADE

Política: Senador Jean visita o Seridó para conferir aplicação de recursos enviados à região

O Senador Jean viaja à região do Seridó nesta quarta-feira (28), onde cumpre agenda até o sábado (31). Jean vai passar por onze cidades, conferindo a aplicação dos recursos, fruto de emendas destinadas por ele a esses municípios.

O senador vai passar por Caicó, Campo Redondo, Acari, Cruzeta, Jucurutu, Timbaúba dos Batistas, Serra Negra do Norte, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, São Fernando e São João do Sabugi. “Vamos dialogar com as prefeitas e prefeitos, com os companheiros do Partido dos Trabalhadores e, claro, com a população de cada cidade. Afinal é assim que construímos o nosso mandato, em permanente diálogo para atender às necessidades do povo do Rio Grande do Norte”, declarou o Senador Jean.

Na cidade de Caicó, especificamente, Jean visitará na quinta (29) a sede da Universidade Estadual do RN (UERN) e o Hospital Regional do Seridó. As duas instituições receberam recursos do orçamento federal direcionados pelo senador.

Ainda no município caicoense, Jean irá à Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim. A instituição foi uma das 13 selecionadas pelo mandato do senador para receber o programa Escolas Solares. O projeto consiste na instalação de pequenas usinas solares em escolas públicas de diferentes cidades potiguares. Essas usinas vão abastecer as escolas e ajudar os gestores a reduzirem a conta com energia no fim do mês.

Além disso, a ideia é que esses espaços sirvam como um laboratório para os estudantes, que vão poder aprender todo o processo de funcionamento dos equipamentos, propiciando, quem sabe, a formação de futuros técnicos para o setor. “Queremos despertar o interesse nesses meninos e meninas pelas atividades relacionadas às energias renováveis, setor que só tende a crescer ainda mais no nosso estado”, explicou o Senador Jean.

Prefeitura Currais Novos Publicidade

Museu do Seridó realiza sua segunda exposição virtual com o tema “Devoções do Seridó: A fé em tempos de isolamento”

O Museu do Seridó (MDS), vinculado ao Centro de Ensino Superior do Seridó/UFRN – Campus de Caicó e à Rede Universitária de Museus da UFRN(RUMUS), realiza sua segunda exposição virtual, com o tema “DEVOÇÕES DO SERIDÓ: A fé em tempos de isolamento”, disponível em português e inglês.

A abertura será dia 28 de Julho às 16h, no I Fórum de Turismo Religioso do Seridó, com transmissão pelo YouTube, a partir desta data, a exposição estarádisponível no endereço www.museudoserido.ufrn.br , e ficará disponível para visitação até 30 de junho de 2022.

I EXPOSIÇÃO VIRTUAL- MUSEU DO SERIDÓ
O Museu do Seridó se faz presente, uma vez mais, nas ações referentes aos festejos de Sant’Ana, a padroeira da região seridoense, que é considera da patrimônio cultural pelo Instituto Patrimonial Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O MDS se propôs a montar a exposição Devoções do Seridó a partir de peças de seu acervo de Arte Sacra e conta com a imagem primitiva deSant’Ana, cedida pela Catedral de Caicó/RN. A exposição, que está organizada em três módulos, dialoga com uma das devoções religiosas do povo seridoense e reflete sobre suas práticas durante o primeiro ano do isolamento social, por conta da circulação da COVID-19. O primeiro módulo: Devoção à Sant’Ana, tem como destaque a primeira imagem de Sant’Ana do Seridó. Datada de 1735, esta peça constitui um marco na devoção dedicada à Ana, mãe de Maria, avó de Jesus, segundo os preceitos bíblicos cristãos.

Publicidade Ismael 02

Assembleia Legislativa do RN aprova LDO para orçamento de 2022

O Projeto de Lei de n°134/2021, do Governo do Estado, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para a elaboração do orçamento de 2022 (Lei Orçamentária Anual – LOA) foi aprovado pelos deputados na sessão plenária desta quinta-feira (22). A LDO tem previsão de receita total em valor constante (sem considerar os índices inflacionários) da ordem de R$ 11,62 bilhões e de R$ 12 bilhões em valores correntes, que corresponde às metas anuais para valores praticados no ano da edição da peça. O texto passou pela Comissão de Finanças e Fiscalização antes de ir a Plenário e teve relatoria do deputado Getúlio Rêgo (DEM), recebendo 12 emendas.

Desse total, 11 foram aprovadas e uma rejeitada. Em justificativa, o relator apontou o que chamou de “parâmetros ultraconservadores” utilizados para as projeções de receitas por parte do Executivo. Segundo ele, o Governo do Estado subestimou os recursos que deverão estar disponíveis ao estado para que possa utilizar de forma livre a verba que vai dispor em 2022. O líder do governo na Casa, deputado Francisco do PT, afirmou que, apesar de algumas divergências em relação ao relatório apresentado, um entendimento foi construído em discussão com todos os parlamentares.

Entre as metas e prioridades para 2022 estão ampliar sistemas de abastecimento de água no RN; para a segurança pública, elaborar programas sociais visando diminuir os índices de violência, visando atingir a população mais vulnerável e realizar concurso público para recompor e ampliar o efetivo da Polícia Militar; na Educação, investir na ampla formação dos professores e servidores da Educação.

Entre as metas da Saúde Pública, construir, reformar e/ou equipar unidades de saúde e operacionalizar a rede de hospitais, por meio da qualificação e estruturação de uma Política de Atenção Hospitalar no âmbito do Estado, com estruturação do programa de cirurgias eletivas, entre outras.

A LDO orienta as metas e prioridades, incluindo as despesas de capital, estrutura e a organização dos orçamentos; as diretrizes gerais e específicas para elaboração e execução dos orçamentos, além de outras especificações para aplicação do orçamento anual para 2022.

Recesso parlamentar
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte terá recesso parlamentar dos dias 23 ao dia 31 de julho, de acordo com o Regimento Interno da Casa. Neste período, as sessões ordinárias, audiências públicas e comissões parlamentares ficam suspensas. Já os serviços administrativos continuam funcionando até 15h.

Até 2014, o recesso parlamentar do primeiro semestre era de um mês. Após Projeto de Resolução da Mesa Diretora, esse período foi encurtado, passando a ser de 15 dias.

GORVERNO 01 – POST

Em meio às Olimpíadas, governadora do RN anuncia projeto de Lei para apoio ao esporte e lazer

Ao receber visita de cortesia dos atletas Paralímpicos do Rio Grande do Norte convocados para as Paralimpíadas de Tóquio, nesta terça-feira (27), a governadora Fátima Bezerra ressaltou a importância do esporte e do lazer e anunciou que nos próximos dias estará enviando à Assembleia Legislativa projeto de Lei para criar a Lei de Incentivo, o Fundo Estadual e instituir o Conselho Estadual do Esporte e Lazer. “Queremos dar apoio perene ao esporte e ao lazer no RN, porque são atividades que favorecem o direito à inclusão social e a vida saudável”, afirmou a professora Fátima Bezerra.

Ela desejou boa sorte à delegação e disse que “aqui prestamos acolhimento e incentivo. Estamos enfrentando a pandemia da covid-19, que afeta todos nós. Vocês vão para Tóquio representar o estado e o país, respeitando os protocolos de segurança sanitária, pois a pandemia não acabou. Sintam-se acolhidos na ida e na volta, independente dos resultados. Desejo boa sorte a todos. E faço uma homenagem ao professor Joiram Medeiros, que foi subcoordenador da Educação Especial, e nos deixou vítima da covid.”

A chefe do Executivo, que esteve acompanhada do vice-governador Antenor Roberto, registrou também que a administração estadual incentiva as associações representativas dos atletas com deficiência através do programa Nota Potiguar. O Nota Potiguar é um programa de educação fiscal e cidadania que traz benefícios para a população. A população pede a nota ao fazer compras no comércio e a empresa é obrigada a emitir, o que assegura o recolhimento do imposto. “Ao aderir ao Nota Potiguar o consumidor escolhe uma instituição que será beneficiada diretamente com um percentual da arrecadação. Assim a Associação dos Deficientes Visuais do RN (Advirn) já recebeu R$ 73 mil, e a Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef) recebeu mais de R$ 20 mil. É importante divulgar cada vez mais o programa e seus benefícios”, afirmou.

Arthur Silva, paratleta do Judô destacou que o esporte é inspiração e também inclusão, principalmente para os deficientes. “Quem nos vê praticando esporte, e até nos deslocando pelas ruas para treinos, admira nossa força de vontade e acredito que isso serve de inspiração para as pessoas”, destacou.

A secretária de Estado da Mulher, Juventude, Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh), Júlia Arruda, ressaltou que a pasta abriga a Coordenadoria de Promoção e Defesa das Pessoas com Deficiência (Corde) que visa a execução das políticas públicas e promoção dos direitos destas pessoas. “Temos a orientação da Governadora em trabalhar para assegurar que o acesso a estes direitos seja efetivado.”

O subcoordenador de Esporte e Lazer da Secretária Estadual de Educação, Canindé de França pontuou o atual contexto da pandemia. Coordenador médico do CPB, o Norte-rio-grandense Roberto Vital, reforçou que a competição este ano acontece de forma atípica devido à pandemia, “mas os atletas paralímpicos têm grande poder de superação. Agradeço o apoio do Governo do Estado e vamos a Tóquio fazer o melhor.”

Os Jogos Paralímpicos 2020 serão realizados entre 24 de agosto e 5 de setembro de 2021. O Rio Grande do Norte terá representantes em 5 modalidades:  judô, atletismo, ciclismo, natação e halterofilismo – Junior França (halterofilismo), Joana Neves (natação), Ana Raquel (ciclismo) da Sadef e Arthur Silva (judô), Thalita Simplicio (atletismo) e Felipe Veloso (atleta-guia de Thalita), da Adevirn.

Além dos atletas que competem pelo RN, outros potiguares que treinam em instituições de outros estados irão compor a equipe brasileira nas Paralimpíadas. São eles: Jardênia Félix e Petrúcio Ferreira (atletismo), Romário Marques (goalball), Cecília Kethlen (natação) e Adriana Azevedo (canoagem).

Também recepcionaram os atletas, acompanhando a governadora: o secretário da Tributação, Carlos Eduardo Xavier; secretária adjunta da Educação (Seec), Márcia Gurgel; assessora do Gabinete Civil, Laíssa Costa, e coordenadores da Seec e Semjidh.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.