SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Deputados aprovam urgência de projeto que reduz punições a partidos


Deputados aprovam urgência de projeto que reduz punições a partidos

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (7) um pedido de tramitação em regime de urgência de um projeto de lei que confronta uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e reduz a previsão de punições a partidos políticos, envolvendo prestação de contas.

Com a decisão, que teve 314 votos favoráveis e 17 contrários, ganha prioridade a tramitação do texto, de autoria do atual ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa (PR), licenciado do mandato de deputado. Até o momento, o projeto sequer tinha relator designado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

A proposta, que pode ser votada já nesta semana, estabelece que não será suspenso o registro do partido que tiver suas contas anuais julgadas como não prestadas.
Define também que eventual punição a órgãos partidários – seja em relação à desaprovação de contas, omissão ou contas julgadas como não prestadas – não impedirá ou trará qualquer entrave ao regular funcionamento partidário.
Contrário à proposta, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) disse que o texto acaba liberando para que partidos jamais prestem contas.

“É temerário começarmos (os trabalhos) com esse projeto, que, inevitavelmente, permitirá uma leitura de capa de proteção para que os partidos fiquem longe do controle da Justiça Eleitoral”, disse.
Em dezembro de 2015, o TSE aprovou uma resolução para regulamentar a chamada Lei dos Partidos Políticos e definiu punições, como a suspensão do acesso ao fundo partidário no caso de não prestação de contas.

Na apresentação do projeto, Quintella Lessa justificou que a resolução do TSE invadiu a competência de legislação que cabe ao Congresso Nacional.
“Com a aprovação da citada resolução, a Justiça Eleitoral promoveu diversas alterações no funcionamento dos entes partidários, o que interfere de forma direta na autonomia constitucional concedida aos partidos políticos”, argumentou.

Também na justificativa da proposta, Lessa disse que o TSE legislou ao obrigar que os partidos tenham órgãos definitivos em todas as suas esferas, excluindo a possibilidade de haver comissões provisórias com vigência indeterminada.
Nesse ponto, o projeto define que o estatuto do partido poderá prever “a constituição de órgão de direção provisório por tempo indeterminado”.

O texto estabelece ainda que não caberá à Justiça Eleitoral negar qualquer pedido de anotação das agremiações partidárias em relação a matéria considerada “interna corporis”.

Por fim, o projeto ainda revoga um artigo da Lei dos Partidos Políticos que prevê que o TSE é responsável por “expedir instruções para a fiel execução desta lei”.

 

G1

enviar comentário
Publicidade

‘Nada’, diz Janot sobre o que acha da indicação de Moraes ao STF

Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes

Dois personagens centrais da Operação Lava Jato foram lacônicos nesta terça-feira ao serem questionados sobre o que acham da indicação do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, pelo presidente Michel Temer para a vaga aberta pela morte de Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal (STF).

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao deixar a reunião do Conselho Nacional do Ministério Público em Brasília, foi cercado por jornalistas que queriam saber o que ele achava da indicação. “Nada”, respondeu.

Já o ministro Edson Fachin, que assumiu o cargo de relator da Lava Jato no STF – função que era exercida por Teori – também foi breve ao comentar . “O presidente indica, o Senado sabatina, o Supremo dá posse”, disse.

Ele também disse que conhece Moraes e que ele tem “excelente trato”. Mas não falou sobre a atuação do ministro da Justiça no âmbito do direito. Os comentários foram feitos em resposta ao questionamento de repórteres na chegada dele à sessão da Segunda Turma do STF, a primeira dele no colegiado que julga a maioria dos processos da Lava Jato.

 

enviar comentário
Publicidade

Gilmar Mendes critica ‘alongadas prisões’ determinadas por Moro

gilmar-mendes-ministro-stf-20120412-size-598

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a criticar a Lava Jato, desta vez em relação à duração das prisões determinadas pelo juiz Sergio Moro, que coordena a operação na primeira instância, em Curitiba.

“Temos um encontro marcado com as alongadas prisões que se determinam em Curitiba. Temos que nos posicionar sobre esse tema, que conflita com a jurisprudência que construímos ao longo desses anos”, disse Gilmar logo após o primeiro julgamento de processos da Lava Jato após o sorteio que definiu o ministro Edson Fachin como relator da operação no STF.

Na sua estreia no cargo, Fachin votou por negar um recurso apresentado pela defesa do ex-assessor do PP João Cláudio Genu, condenado a oito anos e oito meses de prisão por corrupção e associação criminosa. O julgamento foi feito na Segunda Turma do STF, colegiado que reúne, além de Fachin, os ministros Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Celso de Mello e Gilmar Mendes. Por unanimidade, o recurso de Genu foi rejeitado pela turma.

“Excessos”
Mendes tem sido um crítico recorrente da Lava Jato. Em dezembro do ano passado, por exemplo, ele apontou os “excessos” da operação e pediu limites para as prisões preventivas. “Acho que deveríamos ter colocado limites nessas prisões preventivas que não terminam. Precisamos realmente mostrar que há limites para determinados modelos que estão se desenhando’, disse.

Em novembro, entrou em confronto com Moro na discussão sobre o foro privilegiado. “Para todo problema complexo, uma solução simples é geralmente errada”, afirmou Mendes ao comentar sugestão do juiz de Curitiba de que apenas os presidentes dos Três Poderes tivesse direito a ser julgado no STF.

Antes, em outubro, disse, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, que juízes e procuradores que atacavam a proposta de lei que pune abuso de autoridades “imaginam que devam ter licença para cometer abusos”. Para ele, o combate à corrupção e a Operação Lava Jato estão sendo usados “oportunisticamente” para a defesa de privilégios do Judiciário, do Ministério Público e de outras corporações.

Ele ressaltou na mesma entrevista que a Lava Jato é um marco no combate à corrupção, mas nem por isso “práticas ou decisões do juiz Moro e dos procuradores” devem ser canonizadas.

(Com Estadão Conteúdo)

enviar comentário
Publicidade

Faça inglês com garantia de resultado!

#InformePublicitário

Ainda são poucos os brasileiros que dominam um segundo idioma. Segundo pesquisa do site de recrutamento Catho, apenas 5% dos brasileiros falam uma segunda língua, e apenas 3% tem fluência em inglês.
Fazer parte desse seleto grupo de falantes do idioma pode trazer vantagens, como maior empregabilidade, salário melhor, participação na seleção de cargos mais altos entre outras vantagens.

Ainda de acordo com a Catho, ter o domínio de um idioma estrangeiro pode representar um ganho no salário até 52% a mais de quem ainda não domina outra língua.

Ou seja, para crescer profissionalmente, dominar o inglês é fundamental. Mas é importante buscar uma escola confiável que ofereça qualidade no ensino. “Em momento de crise, o cliente não pode errar. Imagine alguém investir em um curso e depois do prazo prometido não estar fluente no idioma?”, alerta Ricardo Leal, CEO da rede de escolas de idiomas inFlux English School.

Por isso, a inFlux oferece a todos os alunos o Compromisso de Aprendizado: uma garantia, firmada em contrato, de que em 2 anos e meio o aluno alcança o domínio de inglês, comprovado por uma certificação internacional no fim do curso (TOEIC).
Esta garantia é oferecida porque a inFlux tem um método de ensino exclusivo, desenvolvido pelos próprios fundadores da escola.

A metodologia utiliza duas das mais eficazes abordagens de ensino de línguas: a Abordagem Comunicativa e a Abordagem Lexical. Assim, o aluno aprende a pensar em inglês de forma rápida e eficaz, ao invés de traduzir o idioma ao pé da letra como ensinam os métodos tradicionais.

Veja aqui o vídeo que ilustra como funciona o método inFlux:

Além de aprender com um método inovador, o aluno inFlux tem a oportunidade de praticar o idioma fora da sala de aula e falar como um nativo nas atividades extras que são 100% em inglês, como Conversation Day, Music Session, Cooking Class e muitas outras.

Veja aqui um exemplo, no intercâmbio que recentemente levou nossos alunos para Fort Lauderdale, na Flórida:

A inFlux está presente em todas as regiões do Brasil com mais de 120 unidades. Duas estão aqui no Rio Grande do Norte: em Natal, a inFlux está localizada na Avenida Odilon Gomes de Lima, 1788 – Capim Macio. Tel: (84) 3642-2221. Em Parnamirim, a inFlux fica na Av. Abel Cabral, 2540 – Nova Parnamirim. Tel: (84) 3012-9400.

 

enviar comentário
Publicidade

Cunha diz ter aneurisma igual ao de Dona Marisa, diz defesa

Ao chegar para seu primeiro depoimento ao juiz Sérgio Moro, o ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha leu uma carta em que diz ter um aneurisma como o de dona Marisa Letícia, segundo sua defesa. Cunha disse então que precisa de cuidados que não seriam possíveis no Complexo Médico Penal de Pinhais, em Curitiba, onde está preso desde outubro.

— Eu gostaria de dizer que também sofro do mesmo mal que acometeu a dona Marisa Letícia, um aneurisma cerebral. Aproveito para prestar solidariedade à família — disse o ex-deputado. — O presídio onde ficamos não tem a menor condição de atendimento se alguém passar mal. São várias as noites que presos gritam sem sucesso por atendimento médico, que não são ouvidos pelos poucos agentes que ficam lá.

Muito nervoso, o ex-deputado também reclamou da segurança do presídio e disse que está misturado com condenados.

— Quero alertar que esse juízo também tem responsabilidade pela minha segurança, na medida que estou em presídio misturados a condenados por crimes violentos — disse Cunha.

Ao fim da audiência, a defesa protocolou na Justiça Federal de Curitiba um pedido de liberdade de Eduardo Cunha.

O ex-deputado prestou depoimento sobre a acusação de que recebeu R$ 5 milhões em propina referentes ao esquema envolvendo o projeto do campo de petróleo de Benin, na África, segundo as investigações da Operação Lava-Jato.

A defesa disse que desconhecia o teor da carta levada por Cunha ao juiz Sérgio Moro. O ex-deputado ainda levou um calhamaço de papéis para que fossem consultados durante seu depoimento.

Iniciamente, o processo do ex-deputado corria no Supremo Tribunal Federal (STF). Quando foi cassado, perdeu o foro privilegiado, e o processo passou para Curitiba.

O Globo

Comentário (1) enviar comentário
  1. Ceará-Mundão

    E agora? O que os petistas vão dizer sobre o “aneurisma” de seu antigo aliado? Defendem que se deixe o “coitadinho” sofrer nas cadeias desumanas do Brasil? kkkkkkk

Publicidade

Procon/RN determina suspensão imediata do projeto de segurança de acesso ao estacionamento do Marista

Nesta terça-feira (07), a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/RN) determinou a suspensão imediata do projeto de segurança de acesso ao estacionamento do colégio Marista.

O projeto tinha como objetivo cobrar valores adicionais para aquisição de carteira adicional de identificação de responsável no valor de R$ 20,00 (vinte reais), bem como, de pagamento adicional de “cartão voucher” para estacionamento no valor de R$ 40,00 (quarenta reais).

O Coordenador Geral do PROCON/RN, Cyrus Benavides, esclareceu que o órgão agiu em razão de várias denúncias. “O Procon Estadual determinou a suspenção do projeto pois ele caracteriza grave abusividade é vantagem manifestamente excessiva ao consumidor”, disse.

Para denúncias e reclamações o consumidor deve dirigir-se a uma unidade do Procon/RN.

enviar comentário
Publicidade

Rogério Marinho: “Doutrinadores acreditam que escola pode ser palanque político”

O deputado federal Rogério Marinho, presidente de honra do PSDB no Rio Grande do Norte, subiu à tribuna da Câmara dos Deputados na tarde desta terça-feira (07) para defender o programa Escola Sem Partido. Segundo o parlamentar, “nos últimos 13 anos, a doutrinação ideológico se intensificou”, exatamente no período em que o PT governou o país.

“E os doutrinadores passaram a pensar que a prática é direito do professor. Perderam o pudor. Em uma espécie de delírio, acreditam piamente que a escola pode ser um palanque político e que isso seria um incentivo ao pensamento crítico — um raciocínio evidentemente invertido. A academia tem que ser plural, e a escola tem que representar o sentimento da sociedade”, disse o deputado.

Segundo Rogério, implantar a Escola Sem Partido é apenas um primeiro passo na tentativa de reverter o atual cenário de “horror vivenciado pelos estudantes”, que têm denunciado “essa prática abusiva que fere o Pacto de San José da Costa Rica e a nossa Constituição Federal”.

Na opinião do deputado, os pontos fundamentais do projeto são tão justos e amparados na Constituição que “os inimigos do movimento, para combate-lo, não tiveram outro remédio senão roubá-los e fingir que o projeto defendia as propostas contrárias”.

Conforme estabelece o Escola Sem Partido, “o professor não se aproveitará da audiência cativa dos alunos para promover os seus próprios interesses, opiniões, concepções ou preferências ideológicas, religiosas, morais, políticas e partidárias; não favorecerá nem prejudicará os alunos em razão das suas convicções políticas, ideológicas, morais, religiosas ou por falta delas; não fará propaganda político-partidária em sala de aula nem incitará os seus alunos a participarem de manifestações e passeatas”.

O projeto também estabelece que, “ao tratar de questões políticas, socioculturais e econômicas, o professor apresentará aos alunos, de forma justa, isto é, com a mesma profundidade e seriedade, as principais versões, teorias, opiniões e perspectivas concorrentes a respeito dos diversos temas”.

Para Rogério, há uma hegemonia de pensamento de um único partido atualmente nas escolas de todo o Brasil. “Nós precisamos cumprir a Constituição e ter uma educação plural”, completa o deputado. “A nossa Constituição determina pluralidade. Nós temos um ensino capenga, dominado por um discurso único. Há uma existência da hegemonia construída no dia a dia para se propagar a voz de um partido e silenciar antagonismos”.

Rogério Marinho alertou ainda para a baixa qualidade da educação do país, confirmada em diversos exames realizados pelo governo federal nos últimos anos. “Os baixos padrões de aprendizagem no nosso país contribuem para a baixa produtividade do trabalhador. É preciso concentrar esforços para superar essa que é a nossa principal mazela, a falta de qualidade na educação, o analfabetismo escolar”.

Na opinião do parlamentar, “se o País quiser realmente ter uma educação robusta que contribua para a geração de inovação e para o aumento de produtividade, ele terá que enfrentar graves distorções de educação básica e fortalecer as redes que efetivamente são responsáveis pelos ensinos fundamental e médio”.

Também é preciso, segundo Rogério, “uma completa reformulação da formação dos professores, com o objetivo de gerar impacto nas salas de aula e alcançar níveis aceitáveis de desempenho escolar por parte dos estudantes. Hoje a formação do magistério é extremamente deficitária, e a grade de formação dos nossos professores precisa ser urgentemente revista. A formação não é feita com evidência científica, ainda é excessivamente teórica e politizada. História, Sociologia e Filosofia da Educação geralmente têm viés marxista ou pós-marxista”.

Comentário (1) enviar comentário
  1. Marcelo

    Blá Blá Blá … É muito conversa fiada…

Publicidade

Twitter anuncia medidas para conter ódio na rede

Twitter tenta conter assédio e disseminação do ódio na rede – © Fabrizio Bensch / Reuters / REUTERS

As redes sociais se tornaram um dos palcos principais para o assédio e a disseminação do ódio. Sob a proteção de um pretenso anonimato, e alegando a liberdade de expressão, pessoas em todo o mundo usam essas ferramentas para agredirem e discriminarem outras. Para tentar conter esse problema, o Twitter anunciou nesta terça-feira novas medidas.

A principal delas é que a equipe de segurança da companhia vai tentar identificar as pessoas que foram suspensas permanentemente da rede, mas que cismam em retornar com novas contas. Segundo o Twitter, o objetivo é tornar mais eficaz o banimento de uma das mais “prevalentes e danosas formas de comportamento”, de contas que são criadas especificamente para o assédio a uma determinada pessoa.

Além disso, a companhia promete trabalhar numa “busca segura”, que remove as publicações que possuam conteúdo potencialmente sensível dos resultados de buscas. Os tweets de contas bloqueadas e suspensas temporariamente também serão excluídos.

A empresa também trabalha em métodos para identificar respostas potencialmente abusivas e de “baixa qualidade”, que ficarão em segundo plano em relação ao conteúdo mais relevante.

O Globo

enviar comentário
Publicidade

STF liberta mulher presa há seis anos por furto de chiclete e desodorante

Mulher furtou produtos em supermercado em 2011 e foi libertada somente neste ano – Márcio Alves / Agência O Globo

Georgina Gonçalves entrou em um supermercado na cidade mineira de Varginha e colocou na bolsa cinco frascos de chiclete de menta a dois desodorantes com aroma para adolescentes. A conta daria R$ 42, mas ela saiu sem pagar. Logo que deixou o estabelecimento, foi abordada pelos seguranças, que chamaram a polícia. Os produtos foram devolvidos às prateleiras e Georgina foi presa em flagrante. O fato ocorreu em 18 de fevereiro de 2011. Até hoje ela está presa. Nesta terça-feira, no julgamento de um habeas corpus, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) libertou a ré, contribuindo para desafogar um pouco a lotação do sistema penitenciário brasileiro.

O STF enquadrou o caso como “crime de bagatela”, um tipo de delito que não causa prejuízo a ninguém – nem financeiro, por conta do baixo valor dos produtos furtados, nem físico, pela conduta não violenta do autor. A votação terminou em três votos a dois. Enquanto Gilmar Mendes, Celso de Mello e Dias Toffoli defenderam a libertação da ré, os ministros Ricardo Lewandowski e Edson Fachin, que é o novo relator da Lava-Jato no STF, queriam mantê-la atrás das grades.

Ao votar, Celso de Mello, o mais antigo integrante da corte, comparou a irrelevância do crime com os milhões desviados de cofres públicos por políticos recentemente condenados, sem citar nomes.

— Eu examino este caso, onde houve mera tentativa de furto simples, tendo por objeto rés furtiva cujo valor não ultrapassou a cifra de R$ 42, e comparo esse fato com o noticiário em torno de condenações penais já decretadas contra empresários e ex-governantes deste país envolvidos em delitos gravíssimos de que resultou desvio ou a ilegítima apropriação de centenas de milhões de reais ou até mesmo de dólares. Nós estamos tratando aqui de uma tentativa de subtração patrimonial sem qualquer violência física ou moral à vítima, que na verdade é uma sociedade empresarial que mantém estabelecimento comercial — ponderou o decano.

Embora o caso seja curioso, é comum esse tipo de crime chegar ao STF. O tribunal costuma liberar presos por furto de valores considerados insignificantes. Mas costuma haver divergência entre os ministros quando o preso tem histórico criminal. É o caso de Georgina, que tem oito registros judiciais. Entre os crimes pelos quais ela já foi presa, estão lesões corporais, ameaça e furto. Por isso Lewandowski e Fachin defenderam a manutenção da prisão.

— É certo que a conduta em si mesma examinada se reveste de uma certa insignificância, mas o contexto revela que se trata de uma pessoa com conduta reiterada no crime — argumentou Lewandowski, que é relator do processo.

Celso de Mello ponderou que em nenhum dos casos Georgina foi condenada em última instância. Portanto, em tese, ela ainda deve ser tratada como ré primária. Desde que foi presa pelo furto no supermercado, a Defensoria Pública assumiu o caso da acusada, porque ela não tem dinheiro para pagar advogado. Antes da vitória no STF, Georgina já tinha tido habeas corpus negado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O Globo

Comentários (2) enviar comentário
  1. Canário Belga

    Prender Prefeito corrupto?

  2. Edu

    Se todo mundo entrasse num supermercado e praticasse esse crime de bagatela, o dono do comercio quebrava. E se essa mulher tivesse a oportunidade de roubar um milhão, ela roubaria. Todos nós temos o livre arbítrio de praticar ou não um crime.

Publicidade

ENERGIA: COSERN emite nota de esclarecimento após acidente com poste na BR-101

O abalroamento em um poste nas proximidades do Posto Planalto, ocorrido às 15h39 desta terça-feira (07), provocou a interrupção do fornecimento de energia elétrica para 8.541 consumidores dos bairros de Candelária, Neópolis e Capim Macio. Um minuto depois, a Cosern já havia normalizado o fornecimento para 79% dos clientes e está trabalhando para reestabelecer o fornecimento de energia ao restante dos consumidores com a maior brevidade possível. O trabalho de recomposição do sistema elétrico, incluindo um novo poste, cabo etc., já foi iniciado no local.

Comentário (1) enviar comentário
  1. Afonso

    Enquanto isso a CAERN passa semanas para tapar um cano vazando. Privatização e o caminho

Publicidade

Em São Paulo, Doria promete acabar com a cracolândia neste semestre

Foto: Avener Prado/Folhapress

O prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) prometeu nesta terça-feira, 7, acabar com a cracolândia da região da Luz, no centro da capital, ainda neste semestre. Com a implementação do programa Redenção até junho, o tucano disse que os dependentes químicos não ficarão mais na rua. Segundo Doria, a remoção será feita de forma “humanitária” e terá também um caráter contínuo, para evitar o retorno dos usuários de droga às ruas.

“Não vão ficar na rua. Eles receberão o tratamento clínico necessário e o atendimento social que devem ter”, afirmou o prefeito, após uma reunião de duas horas e meia na Secretaria da Segurança Pública. Para o tucano, a presença de dependentes químicos nas ruas do centro é “uma imagem ruim para as pessoas, para a cidade e para o Brasil”.

“Esta imagem, nós esperamos que dentro em breve seja algo do passado. E que as pessoas que ali estão, como psicodependentes, possam ter o seu atendimento clínico, o resgate da própria vida, uma oportunidade ao emprego e, com isso, a chance de cidadania que hoje não têm, infelizmente”, disse, complementando que os criminosos da cracolândia “terão a força da lei” e serão presos.

“Ainda neste semestre a ação será implementada, mas sempre com muito diálogo e com uma ação feita de forma humanitária e do ponto de vista medicinal, como recomendam as boas práticas”, destacou.

A ação será coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Município e do Estado e pela Secretaria de Saúde da Prefeitura e do Estado. Esta foi a terceira reunião sobre o programa Redenção. A próxima ocorrerá no dia 13 de março.
No encontro da manhã desta terça, estavam os secretários estaduais da Segurança Pública, Mágino Alves, e do Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, além dos secretários municipais da Saúde, Wilson Pollara, e de Assistência e Desenvolvimento Social, Soninha Francine. Participou ainda do encontro o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP), Marcos da Costa, e uma promotora do Ministério Público Estadual.

UOL

Comentários (4) enviar comentário
  1. Caoscó

    No carne a val no caoscó vai ter combates aos cheira-pós ou está tudo dominado?

  2. Ceará-Mundão

    O Doria está se saindo muito bem. Até o momento, tem se portado como o prefeito ideal. Oxalá continue assim.

  3. ANTONIO FELIX NETO

    É POSSIVÉL! SÓ QUERER!!!

  4. Curioso

    Onde será a nova Cracolândia…???
    Bem no centro de Sampa fica muito feio…!!!

Publicidade

Rebaixamento no volume de água da lagoa de Extremoz: Zona Norte terá rodízio no abastecimento a partir desta quarta-feira

Em virtude do rebaixamento no volume de água da lagoa de Extremoz, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) começa na manhã desta quarta-feira (08), a adotar o rodízio no abastecimento para alguns bairros da Zona Norte de Natal, em caráter preventivo. A lagoa que abastece 70% da Zona Norte está com 40% da sua capacidade, o que já poderá a curto prazo comprometer o atual ponto de captação. Os outros 30% do abastecimento são oriundos de poços tubulares.

De acordo com a equipe técnica da Caern, a primeira semana de rodízio será experimental para avaliação do abastecimento em diversos trechos dos bairros, com atenção maior para as partes mais altas onde o fornecimento de água normalmente é reduzido pela falta de pressão na rede. Quanto maior o consumo nas partes baixas, menor é a pressão da água nas canalizações que levam o produto aos pontos de topografia mais elevadas.

A Caern além de procedimentos técnicos que já vem sendo providenciado, como rebaixamento do atual sistema de bombeamento, também já estuda outras ações do plano de contingências, como instalação de um novo ponto de captação através de sistema flutuante, ativações de poços para reforçar o abastecimento dos reservatórios, bem como atendimento através de carros pipas, com prioridade para escolas, hospitais, delegacias e outros prédios que caracterizem prioridade especiais.

“Estamos trabalhando para minimizar os efeitos da estiagem também na capital, o rodízio será feito de forma a prevenir o esvaziamento da lagoa nesse momento em que as chuvas ainda não chegaram”, explica o Diretor Presidente da Caern, Eng. Marcelo Toscano.

ALTERNADOS

Reservatório 08 Durante todo o dia desta quarta-feira (8), serão abastecidas as seguintes localidades: Alto da Torre, Niterói, Garis, Raio do Sol, Jardim das Flores, Residencial Redinha e Correios.

Durante a noite será a vez dos conjuntos Potengi, Panorama, Santarém I, II e III, Soledade II e loteamento José Sarney. O registro será fechado nos dois dias seguintes – quinta (09) e sexta (10) e aberto novamente sábado (11) e assim sucessivamente.

Durante o dia desta quinta-feira (09), a água será direcionada para os conjuntos habitacionais Santa Catarina, Soledade I, Panatis I, II, III e parte do Salinas. À noite, o fornecimento de água será para os moradores do Alto Igapó, Baixo Igapó, Beira Rio e outra parte do Salinas. O abastecimento será suspenso nos dois dias subsequentes – sexta (10) e sábado (11) e retomado domingo (12), seguindo os mesmos intervalos.

Na sexta-feira (10), durante o dia, o fornecimento de água será dirigido aos consumidores da Redinha Velha e parte da comunidade África. À noite do mesmo dia (10) o abastecimento será para os moradores da Redinha Nova e outra parte da comunidade África.

Reservatório 14

O bairro Vale Dourado, conjuntos Alvorada III e Alvorada IV, serão abastecidos durante o dia e a noite desta quarta-feira (08), por 24 h. Em seguida o registro será fechado nas 48h seguintes, quinta e sexta-feira e abrirá para atender as localidades de Nova Zelândia, Golandim, Amarante, e Parque dos Coqueiros (quinta) e sexta para Amarante, Paraíso, Cidade do Sol, Jardim Lola I e II, Alto e Baixo Igapó.

Reservatório 15

Nesta quarta-feira e sexta-feira, durante 24h, o abastecimento será dirigido ao bairro Jardim Progresso no trecho da Av. Industrial à Av. Três Irmãos;  na quinta-feira (09), o mesmo bairro será atendido em outro trecho, da Av. Industrial à Av. Couto Magalhães.

enviar comentário
Publicidade

Blog do BG associado

Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz4Y3Hvwc00

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.