SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Débora Seabra e Sadef são premiadas na Câmara dos Deputados, em Brasília


Divulgação / Assessoria

Professora Débora Seabra e a Sociedade Amigos do Deficiente Físico foram as premiadas

O Rio Grande do Norte emplacou dois dos dez vencedores do Prêmio Brasil Mais Inclusão 2018, entregue nesta quarta-feira, 5, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A professora Débora Seabra e a Sociedade Amigos do Deficiente Físico foram as premiadas, por indicação dos deputados federais Rafael Motta (PSB) e Zenaide Maia (PHS).

O Prêmio Brasil Mais Inclusão é destinado a empresas, entes, entidades e personalidades que tenham realizado ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência ou seja, elas próprias, exemplos de superação. Os vencedores foram escolhidos por um conselho deliberativo, composto por integrantes da Mesa Diretora e da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Rafael Motta destacou a conquista da professora potiguar. “É uma conquista muito importante para ela e para todo o RN, reforçando nosso protagonismo na luta pela inclusão social”, afirmou. Débora Seabra já havia conquistado o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, em 2015, considerada a maior honraria da área da Câmara dos Deputados e também por indicação do parlamentar.

“Aproveito este momento não só para agradecer, mas também para pedir aos deputados desta Casa que mantenham a defesa da educação inclusiva, que está sendo ameaçada. As regras do Ministério da Educação para a educação inclusiva devem continuar como estão. Não podem ser mudadas para pior. Elas são garantidas pela Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e pela Lei Brasileira de Inclusão”, discursou a professora premiada.

Débora ficou conhecida nacionalmente por ser a primeira professora com Síndrome de Down do Brasil, tornando-se um dos maiores nomes do país na luta pela inclusão social. A Sociedade Amigos do Deficiente Físico é uma entidade civil sem fins econômicos com atuação em todo o Estado. O prêmio foi entregue ao seu presidente, Tércio Barreto Ramos Tinoco, que declarou na tribuna: “Este prêmio é muito importante para a nossa instituição e para o Estado do Rio Grande do Norte, que tem 27,46% de pessoas com deficiência, o maior índice no Brasil”.

Além da professora e da instituição potiguar, foram premiadas associações e personalidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Piauí, Mato Grosso do Sul, Amapá, Tocantins e Rondônia. A solenidade de entrega aconteceu do Plenário Ulysses Guimarães e contou com a presença da governadora eleita e senadora da República Fátima Bezerra (PT).

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.